Assembleia Legislativa faz sessão no domingo para posse de novos deputados

A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizará a sessão solene de posse dos novos deputados estaduais na manhã de domingo, 1º de fevereiro. A data é definida pela Constituição Estadual e pelo Regimento Interno da Casa, não sendo permitido fazer alterações. Como a data estabelecida será num domingo, toda a estrutura do Legislativo será acionada para a solenidade.

O mesmo acontecerá em Brasília na posse da Câmara e do Senado. A sessão ainda será aberta pelo atual presidente, Élson Santiago (PEN), que dará posse aos eleitos. Logo após o juramento de cumprimento aos preceitos legais e constitucionais, os parlamentares farão a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2005-2016.

Conforme definido em acordo entre base e oposição, Ney Amorim (PT) será o candidato único ao cargo de presidente. Ele assume o comando do Legislativo em seu terceiro mandato, e após comandar a primeira-secretária na legislatura que se encerra. Nesta função, a segunda mais importante, ele será substituído por Manoel Moraes (PSB).

A segunda-secretaria ficará com Maria Antônia (Pros). Éber Machado (PSDC) assume a primeira vice-presidência. A oposição terá como membro efetivo na Mesa o peemedebista Chagas Romão.

A perspectiva é que o governador Tião Viana não compareça à abertura dos trabalhos na Aleac. A leitura da mensagem governamental será realizada por sua vice, Nazaré Araújo. Ao longo do primeiro mandato Viana só fez a leitura em seu primeiro ano de governo.

Fabio Pontes
Da Agência ContilNet

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem