ACRE: Lideranças indígenas entregam carta aos representantes do Estado

Lideranças indígenas de 13 povos participaram do planejamento da gestão 2015-18. (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Lideranças de 13 povos e 24 associações indígenas compareceram ao planejamento da gestão estadual voltada para os povos da floresta. Na ocasião, foi entregue ao secretariado de governo uma carta de todos os povos indígenas do Acre.

Francisca Arara, coordenadora da Organização dos Professores Indígenas do Acre (Opiac), leu a carta aos representantes do governo e apresentou as reivindicações para a gestão. Dentre as principais, estão: criação de um programa de formação continuada de professores, além de um conselho estadual indígena, que tenha poder de decisão.

A chefe da Casa Civil, Márcia Regina Pereira, representou o governador na reunião. Ela agradeceu às lideranças e disse que a ansiedade de realizar é tão presente nos povos indígenas quanto no Estado.

“Precisamos fortalecer dentro de nós os avanços, a história que construímos juntos. Hoje, podemos dialogar sobre uma carreira de magistério, podendo falar da melhoria nos avanços agroflorestais em terras indígenas, isso é graças ao esforço conjunto de respeito e valorização que o governo do Acre se empenhou nos últimos anos”, disse Márcia Regina.

Respostas do governo aos povos indígenas

Francisca Arara, coordenadora da Opiac entrega carta dos indígenas aos representantes do governo.
 (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Hoje, mais de 10 secretarias estaduais trabalham em parceria com a Assessoria de Assuntos Indígenas, para garantir a inclusão dos povos acreanos nas políticas públicas. Entre elas estão: Secretaria Estadual de Educação e Esportes (SEE) e Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof).

Marco Brandão, afirmou que a SEE vai buscar outras formas de construir escolas indígenas e também para certificar professores, além de construir uma carreira do magistério indígena. “O nosso compromisso é abrir o diálogo para a curto e médio prazo implementar mudanças que eles sintam ser significativas”, disse Brandão, secretário de Educação.

Já o secretário de Produção, Glenilson Figueiredo, ouviu as lideranças e se comprometeu em visitar todos os 15 povos indígenas da Acre. “O primeiro compromisso foi escuta-los. Vamos tentar visitar todos e fazer um planejamento nas aldeias. Esse é um compromisso que eu quero fazer”, garantiu Figueiredo.

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem