CONTATO: gomesaccioly@gmail.com - 68 99775176

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

TARAUACÁ: FELIZ 2015


Em 2014, fomos bons.

Em 2015, podemos ser melhores.

E assim...

Vamos nos juntando em favor de nossa cidade e do nosso povo.

Com amor, serenidade, luta e glórias de Deus

Vereadora Janaina Furtado

TARAUACÁ: BARCO ROUBADO EM TARAUACÁ


Um barco tipo "bote voadeira", de propriedade do Vereador Ezi Aragão, foi roubado ontem aqui no município de Tarauacá. 

Pedimos se alguém tiver alguma informação sobre o paradeiro do mesmo, favor ligar para a PM pelo 190, Delegacia de Polícia pelo 3462 1240 ou ao proprietário 99775009.

Será gratificado

TARAUACÁ: PREFEITURA CANCELA FESTA DA VIRADA EM DECORRÊNCIA DA CHEIA DO RIO TARAUACÁ


2015 ESTÁ CHEGANDO E NÓS VAMOS ESTAR JUNTOS NOVAMENTE PELO NOSSO BLOG


Desejo a vocês que passem um bom reveillon e que a gente possa construir um ano de 2015 melhor e mais feliz que 2014.

TARAUACÁ: AGENDA DE FESTAS HOJE, 31 DE DEZEMBRO DE 2014.


TARAUACÁ: PRESIDENTE DO SINTEAC, PROFESSOR EURICO PAZ, DEIXA O PCdoB.

Professor Eurico Paz - Presidente do Sinteac
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre - Sinteac de Tarauacá, anunciou pela rede Social Facebook, o seu desligamento do Partido Comunista do Brasil - PCdoB, pelo qual militou por mais de dez anos.

De acordo com a nota, Eurico afirma que vinha sendo pressionado por dirigentes do partido para "aliviar contra a prefeitura" nos embates em defesa da categoria. 

O PCdoB participa da administração municipal com o Vice Prefeito, 3 secretários, várias coordenações e cargos de segundo e terceiro escalões. 

"Fazer um sindicalismo pelego atrelado ao poder ou exercer o que eu havia aprendido nas lutas e embates do partido, que é a resistência dos trabalhadores", disse o presidente.

Ainda segundo a nota, Eurico diz que está saindo para não atrapalhar a participação do partido no governo e os planos de alguns dirigentes que querem ser candidatos futuramente. 

"Devido esses últimos acontecimentos, minha situação no partido ficou insustentável. Saio com a consciência do dever de um militante comunista cumprido. Mas, não quero atrapalhar o projeto do partido e de seus membros dentro dessa administração. Agora ninguém da turma do prefeito vai mais pressionar os comunistas da prefeitura por conta da “postura do Eurico”, completou.

O problema se agravou na última segunda feira, quando o prefeito enviou para a câmara algumas leis, para votação em caráter de urgência urgentíssima, numa sessão extraordinária, sem discutir com o sindicato. Uma criava o estatudo dos servidores públicos e a outra um regime próprio de previdência. 

Sabendo que o prefeito tem apoio de maioria dos vereadores no parlamento, o sindicato mobilizou os trabalhadores, que foram para a câmara pressionar para que os nobres não votassem as leis. Numa reunião, ficou pactuado por maioria dos vereadores presentes e também a diretoria da entidade, a retirada das duas leis da pauta de ação.

LEIA A NOTA NA ÍNTEGRA

Quero aqui tornar público meu pedido de desligamento do Partido Comunista do Brasil – PCdoB, diretório de Tarauacá.

Estive no partido por mais de uma década como militante do movimento da educação. Tentei cumprir seu estatuto e suas decisões coletivas. Acho que dei minha contribuição para o crescimento do partido e a eleição de vários camaradas em diversos cargos públicos. 

Desde o início dessa atual administração em que o partido faz parte, eu já vinha percebendo umas movimentações estranhas e muita inquietação de alguns dirigentes em relação a minha pessoa e ao meu posicionamento em defesa da minha categoria. Não foram poucas as reuniões em que dirigentes do partido queriam “me enquadrar” por conta disso. Dirigentes importantes querendo “dar carão” no presidente do Sinteac. Eu nunca aceitei esse tipo de coisa. 

Foi no PCdoB que aprendi a lutar em defesa dos direitos das pessoas mais humildes. Mas, os olhares e as prioridades do partido e dos camaradas eram somente para administração municipal e o restante teria que “compreender” isso por bem ou por mal. Tentei resistir e fazer com que os principais dirigentes entendessem que a luta dos trabalhadores em suas organizações populares deveria ser livre e independente do poder. Foi assim que aprendi. 

Tudo em vão. As pressões só aumentaram e passei muitas noites em claro refletindo sobre que decisão deveria tomar. 

Fazer um sindicalismo pelego atrelado ao poder ou exercer o que eu havia aprendido nas lutas e embates do partido, que é a resistência dos trabalhadores. 

Hoje, decidi seguir meu caminho e exercer minha função de Presidente da maior entidade sindical de Tarauacá que é o SINTEAC. Os trabalhadores me elegeram para fazer a sua defesa e não confabular com os poderosos e vender a honra de uma categoria tão sofrida.

Essa decisão não está sendo fácil. 

Esse último episódio envolvendo o sindicato e a prefeitura, por conta de não aceitarmos que o prefeito pudesse impor uma lei sem debater o seu conteúdo com os representantes dos trabalhadores, só revelou uma realidade que já se desenhava há muito tempo. Eu estava sozinho nessa luta. 

Mesmo depois de vários ataques que sofri da turma da prefeitura, nenhum dirigente do PCdoB se manifestou em minha defesa. Aliás, me telefonaram somente para me “esculhambar” por conta de minha postura em mobilizar os trabalhadores para resistirem contra esse “golpe” do prefeito. Ainda bem que alguns vereadores barraram a lei na câmara. 

Tenho informações que vão tentar aprovar de qualquer jeito. Só deixo um aviso. Não brinquem com os trabalhadores em educação. Temos histórias de lutas e resistências nesse município. Não somos massa de manobra. Se forem votar a lei nós vamos nos mobilizar e parar essa cidade. Insistam com essa imoralidade e verão.
Devido esses últimos acontecimentos, minha situação no partido ficou insustentável. Saio com a consciência do dever de um militante comunista cumprido. Mas, não quero atrapalhar o projeto do partido e de seus membros dentro dessa administração. Agora ninguém da turma do prefeito vai mais pressionar os comunistas da prefeitura por conta da “postura do Eurico”.

Por fim, vou continuar a frente do SINTEAC, me preparar para as perseguições e retaliações à minha pessoa, minha família e “tocar o barco”.

Deixo muitos amigos e amigas no partido, mas é hora de me despedir.

Tarauacá-Acre, 30 de dezembro de 2014.

José Eurico de Lima Paz.

TARAUACÁ: DEPOIS DO ESTADUAL, VERONA É CAMPEÃO MUNICIPAL 2014.

Verona Campeão Municipal 2014.
Um bom jogo na noite desta terça feira em Tarauacá, marcou a final do Campeonato Municipal de Futsal, edição 2014, organizado pela Secretaria Municipal de Esportes com apoio do governo Estadual. 

A disputa entre Verona e Chelsea, trouxe um bom público para o ginásio Ruinet Lima de Matos. Como já era esperado o Verona com sua força máxima, sagrou-se campeão.

VENDO CAIXA DE SOM

99429134 - Francisca

Hoje é aniversário Wellignton Nascimento


Muitas felicidades... Muitos anos de vida... Espero que este dia se repita muitas e muitas vezes. Que cada ano que passa você não fique mais velho, fique mais experiente, mais vivido. Espero que Deus te ilumine e faça que você siga os melhores caminhos sempre.

um abraço do tio e amigo Valquimar Nascimento!!!

Tribunal de Justiça informa que será ponto facultativo nesta quarta-feira (31)

A Presidência do Tribunal de Justiça do Acre informa a magistrados, servidores, colaboradores e demais operadores do Direito que nesta quarta-feira (31) será ponto facultativo em todo o Judiciário Acreano.

Dessa forma, unidades administrativas e judiciárias tanto da Comarca da Capital quanto das comarcas do interior do Estado ficam dispensadas do ponto, e, consequentemente, da regular prestação de serviços.

A medida se dá em virtude de a instituição seguir o Calendário Oficial do Governo do Estado, segundo o qual fica definido como ponto facultativo o dia 31 de dezembro de 2014 (véspera de Ano Novo) o dia todo, nas repartições públicas de sua alçada administrativa.

AGÊNCIA TJAC
GERÊNCIA DE COMUNICAÇÃO - GECOM

TARAUACÁ: Polícia Civil Mantendo Integração com a Comunidade

Ação solidária dos policiais civis de Tarauacá
São várias as funções institucionais da Polícia Civil. Além de garantir a segurança dos cidadãos; rastrear e descobrir os crimes que não puderam ser prevenidos, colhendo e transmitindo às autoridades competentes os indícios e provas, indagando quais sejam os seus autores e cúmplices, e concorrendo eficazmente para que sejam levados aos tribunais, têm ainda a missão de contribuir para a harmonia das relações sociais e o exercício pleno da cidadania. O artigo 4º, XV, da Lei Complementar nº 249 de 1 de agosto de 2012, descreve dentre as várias funções institucionais básicas da Polícia Civil "manter integração com a comunidade".

O início do ano de 2014, ficou marcado como um ano de dificuldades para que a PC cumprisse com qualidade suas atribuições, visto que contava com um precário quadro de servidores efetivos. Após a realização do concurso e posse dos novos agentes de polícia civil, em meados do ano corrente, muitos trabalhos foram realizados e com a tão sonhada qualidade que sempre desejou trabalhar o Delegado de Tarauacá Samuel Mendes, que sempre trabalhou com muita responsabilidade, conhecimento, segurança em suas investigações, mas acima de tudo com muita humildade e simplicidade, nunca deixando de lado a preocupação com o ser humano e a garantia de seus direitos.


Corroboram com essas afirmações, o fato de neste ano de 2014, ser o ÚNICO Delegado do Estado do Acre, a ser homenageado pela Assembleia Legislativa (Aleac) recebendo “Moção de Aplauso”, comenda de maior honraria do Poder Legislativo do Estado concedida a pessoas, entidades e empresas que contribuem para com o fortalecimento e o crescimento do Acre. 


Após, a grande enchente que causou grandes danos e prejuízos à população tarauacaense, muitas pessoas, órgãos e instituições, se solidarizaram com a situação emergencial de nosso povo e distribuíram alimentos, roupas, calçados, e até eletrodomésticos básicos.


Os policiais civis de nossa cidade, sob o comando do Delegado Samuel, também não ficaram de braços cruzados, desde o período da enchente começaram arrecadar alimentos, roupas, calçados, que seriam posteriormente entregues às famílias mais carentes e prejudicadas pela enchente.


Na semana natalina, numa ação de solidariedade e mantendo a integração com a comunidades, agentes de polícia civil, acompanhados pelo Delegado Samuel, distribuíram dezenas de sacolões em vários bairros da cidade, buscando proporcionar para algumas famílias um natal sem fome e com mais alegria.


Dentre as famílias beneficiadas, foi marcante para toda equipe o depoimento de uma senhora que ao receber o sacalão agradeceu dizendo "meu esposo faleceu há três dias, estou sozinha com meus três filhos, não tinha o que comer e não sabia o que fazer para dar comida aos meus filhos". 


A sensação de poder estar fazendo o bem e tirando crianças da triste e cruel realidade de passar fome, foi o maior prêmio recebidos pelos agentes que solidarizaram com a situação precária que vive algumas famílias de nossa família.

Parabéns a toda equipe da Delegacia Geral de Polícia, por tão bonita ação e solidariedade.

(assessoria)

Campeão estadual em 2013, Radames retorna ao Potiguar de Mossoró

Radames foi campeão estadual em 2013 pelo Potiguar de Mossoró (Foto: Reprodução/Facebook)
O meia Radames, que foi campeão estadual pelo Potiguar de Mossoró, em 2013, está de volta o "Time Macho". O jogador, de 22 anos, foi um dis destaques da equipe daquele ano, marcando o gol do título do segundo turno do estadual. William Radames da Silva Rodrigues é natural de Tarauacá, no Acre e começou a carreira no Juventus/AC. Depois, passou pelo Rio Branco/AC, Remo, Baraúnas, Rio Branco de Americana/SP e Mirassol/SP.

Radames se mostrou satisfeito com o retorno ao Potiguar e agradeceu a confiança da diretoria e do técnico Wassil Mendes, que pediu sua contratação. O meia acredita que o "Time Macho" entra forte para conquistar o tricampeonato estadual.

- Resolvi retornar ao Potiguar por que em 2013 fui muito feliz, feliz mesmo. Foi o clube onde até hoje eu fui mais feliz no futebol, conquistei títulos, marquei gols importantes é um clube que oferece uma boa estrutura para o profissional realizar um bom trabalho e também pelo carinho que a diretoria sempre teve comigo. Sei que agora chego no clube com uma grande responsabilidade, bem diferente quando cheguei aqui em 2013. Agora vou ser mais cobrado pela diretoria e também pela torcida, então venho pronto para o desafio. Espero junto com meus companheiros levar o Potiguar a conquistar os objetivos dentro da competição - disse Radames.

Por GloboEsporte.com
Natal

TARAUACÁ: PROCESSO SELETIVO DO IFAC PARA ESTUDANTES QUE DESEJAM CURSAR ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL


O IFAC comunica que encontram-se abertas até o dia 04 de janeiro as inscrições para o processo seletivo para ingresso de novos alunos para o Ensino Médio integrado à educação profissional. Nestes cursos os jovens entre 13 e 17 anos fazem seu Ensino Médio e já saem diplomados numa profissão reconhecida de Técnico florestal ou técnico em Agricultura. Os cursos são gratuitos e estão previstas 160 vagas dividas em 4 turmas (duas matutinas e duas vespertinas)

Para concorrer o candidato deve possuir CPF próprio e inscrever-se pelo site www.ifac.edu.br ou comparecendo pessoalmente na sede do IFAC na rua João Pessoa número 821, Bairro Senador Pompeu.

CRONOGRAMA
Datas  
Atividades
12/12/2014  
Publicação do Edital
12/12/2014 a 04/01/2015
Inscrições no site do IFAC
05/01/2015 
Publicação da lista preliminar de inscritos no site do IFAC
06/01/2015 
Interposição de recurso para correção da lista de inscritos no site do IFAC
07/01/2015 
Publicação da lista final de inscritos no site do IFAC 
08 e 09/01/2015
Sorteio Público
13/01/2015
Divulgação do Resultado preliminar do Sorteio Público 
14/01/2015
Interposição de Recursos contra Sorteio Público no site do IFAC
16/01/2015
Resultado Final do Sorteio Público 
19 a 23/01/2015
Matrículas
  

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

TARAUACÁ: REVELLION É NO SWING CLUBE E NA MAMUT HALLS


TARAUACÁ: PROCURA-SE O DONO DESTE ANIMADO CÃOZINHO


Caro Accioly... 

Estou entrando em contato com você para lhe pedir que poste em seu blog. a foto desse animado companheiro que acabou perdendo seu dono.

O mesmo esta comigo.

Telefone para contato 9986-6995

Falar com o Ciço.


Feliz Aniversario Nataniel


Todos os dias, desde que entrou na minha vida, agradeço a Deus por ter você como meu filho, que graças a Ele, consegui transferir o melhor que havia em mim. Ver você crescendo faz com tornou a nossa família muito mais abençoada, invadiu a minha vida de muito amor e muita felicidade.

Espero que o Senhor ilumine diariamente os seus caminhos, que saúde nunca lhe falte e receba para sempre o melhor de Deus em sua vida. Você é um filho muito amado e tenho certeza que as mãos de Deus estão constantemente ao seu lado.

Que neste dia tão especial você se sinta muito mais abençoado, e lembre-se que com o Senhor tudo pode ser alcançado, é quem nos dá a vitória, e sem Ele não somos nada. Que muitas outras graças ainda sejam derramadas na sua vida e que no dia de hoje seja repleto de momentos de felicidade.

Amo você, meu filho! Jamais esqueça o Senhor o ama também! Tenha um feliz aniversário e que Deus o permita comemorar ainda muitos anos de vida!

De Sua Mãe: Aparecida Braga

TARAUACÁ: CENAS DO COTIDIANO



TARAUACÁ: CÂMARA DE VEREADORES REALIZA 3 SESSÕES EXTRAORDINÁRIAS NUM SÓ DIA PARA VOTAR PROJETOS DA PREFEITURA

Três sessões extraordinárias num só dia
A Câmara de Vereadores de Tarauacá realizou nesta segunda feira, 29 de dezembro, nada menos de que 3 sessões extraordinárias para votação de projetos de interesse da prefeitura. Estiveram presentes nas sessões os vereadores Manoel Monteiro, Ezi Aragão, Lulu Neri, João Moreira, José Sidenir, Narço Kaxinawá, Roberto Freire e Janaina Furtado.

Reunião com a diretoria do Sinteac
Ante do inicio das sessões, os vereadores receberam, na sala da presidência, uma comissão composta por membros da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre - Sinteac, onde os mesmos reivindicavam a retirada da pauta de votação, dois projetos polêmicos. Um institui o Estatuto dos Servidores Municipais e o outro Cria o Regime Próprio de Previdência. Os sindicalistas pediram mais tempo para que os projetos fossem debatidos, pela câmara, prefeitura e servidores.
A maioria dos vereadores presentes foi de acordo e os projetos foram retirados da pauta. 

Nas sessões extraordinárias de ontem foram aprovados os seguintes projetos:

1. Plano Diretor do Município;
2. Nota Fiscal Eletrônica;
3. Cria o Plano de Cargos Carreira e Salários dos Servidores Públicos Municipais;
3. Libera crédito adicional para Secretaria Municipal de Assistência Social;


Nível dos rios Acre, Tarauacá e Juruá deverá voltar a subir nos próximos dias, diz pesquisador

De acordo com o pesquisador Davi Friale, o nivel dos rios Acre, Tarauacá e Juruá, que banham as cidades de Rio Branco, Tarauacá e Cruzeiro do Sul, respectivamente, deverá subir nos próximo dias devido a grande quantidade de chuvas que caiu no Acre.

A informação foi publicada no blog do pesquisado, O Tempo Aqui, e diz, ainda, nos dias 27 e 28 de dezembro houve fortes chuvas no Vale do Rio Acre, Xapuri, Muru, Tarauacá e Juruá. Com isso, o volume precipitado na bacia desses rios ultrapassou 150mm.


"O nível dos rios aumentará bastante nos próixmos dias, principalmente em Rio Branco, Tarauacá e Cruzeiro do Sul", disse o pesquisador.

O pesquisador conta, ainda, que a situação de Tarauacá e Cruzeiro do Sul é mais crítica fo que Rio Branco.

"No caso de Rio Branco, ainda, não é motivo para maiores preocupações, porém, o mesmo não se pode afirmar com relação a Cruzeiro do Sul e Tarauacá, onde as chuvas foram mais intensas e poderão elevar consideravelmente o nível dos rios daquelas cidades do centro e do oeste do estado", disse.

Da Agência Contil Net

TARAUACÁ: SECRETARIA DE ESPORTE REALIZA FINAL DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTSAL


TARAUACÁ: TRABALHADORES ATINGIDOS PELA ENCHENTE PODERÃO SACAR FGTS A PARTIR DE 5 DE JANEIRO DE 2015.

Gibran Vicente - Gerente da Caixa Econômica

Em entrevista à Rádio Comunitária Nova Era FM, nesta segunda feira, 20 de dezembro, o Gerente da Agência da Caixa Econômica de Tarauacá, Gibran Vicente Pelegrini, fez esclarecimentos sobre o saque o Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço - FGTS, das pessoas que foram atingidas pela grande enchente ocorrida recentemente no município.  

Isso só será possível em decorrência do pedido da prefeitura e o reconhecimento pelo governo federal, do estado de calamidade pública no município.

Todos os trabalhadores residentes na áreas atingidas pela grande enchente, que trabalham de carteira assinada, seja no serviço público ou iniciativa privada, que têm conta vinculada na caixa econômica e foram previamente cadastrados pela prefeitura, precisam apresentar a documentação exigida para solicitação de saque, a partir do dia 5 de janeiro. O período de solicitação do saque vai até o dia 04 de março. São cerca de 41 dias úteis.

A documentação exigida é a seguinte: 

1. SSFGTS - fornecido pela caixa econômica.
2. Carteira de Trabalho - Xérox das paginas (qualificação civil, contrato e outras anotações);
3. Comprovante originais de residência - Talão de luz, água, telefones ou semelhante, referente a um dos períodos de agosto a outubro de 2014;
4. Documento de identidade com foto - RG ou CNH que não esteja vencida;
5. PIS/PASEP - Cartão ou pelo menos o número;

Cada trabalhador ou trabalhadora poderá sacar até R$ 6.220,00 (seis mil, duzentos se vinte reais) de suas contas, desde que tenham saldo.

Estima-se que cerca de 500 pessoas foram cadastradas pela prefeitura e terão direito ao saque do FGTS.

Maiores informações procurar atendimento na Agencia Local da Caixa Econômica Federal.

Ancine lança edital de produção de conteúdos para TVs Públicas

A Agência Nacional de Cinema (Ancine) lança o processo seletivo, em regime de concurso público, para projetos de produção independente de obras audiovisuais brasileiras, com destinação inicial ao campo público de televisão (segmentos comunitário, universitário, educativo e cultural). 

Os produtores independentes poderão concorrer a R$ 60 milhões, oriundos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), para produções destinadas pela Agência Nacional de Cinema (Ancine) às emissoras públicas de televisão. O valor será repartido entre as regiões e cada uma delas receberá cerca de R$ 12 milhões. As inscrições se iniciam no dia 5 de janeiro de 2015 e a data limite é no dia 26 de fevereiro. 

O presidente da Ancine, Manoel Rangel, ressalta que a ação é uma forma também de atender as pequenas produtoras.

“No Norte, Nordeste e no Centro-Oeste, não existem grandes produtoras. Com essa ação as condições estão postas”, disse. 

Entre os critérios de participação no edital, as produtoras necessitam ter o registro regular e serem classificadas como empresa produtora brasileira independente na Agência Nacional de Cinema (Ancine), e, além disso, devem comprovar sede na região dentro da qual irão concorrer pelo período mínimo de dois anos completos a contar retrospectivamente da data de inscrição na chamada pública.

Acesse o edital http://bit.ly/1zFbmgp e em caso de dúvidas o e-mail utnorte01@gmail.com ou telefone: (92) 3215-4762.

Por Rose Farias

Campanha de Negociação com desconto da Eletrobras encerra nessa quarta-feira

A Eletrobras Distribuição Acre encerra nessa quarta-feira, 31, a campanha de negociação de faturas atrasadas com condições especiais. A iniciativa, lançada no dia 03 de novembro deste ano, beneficia os consumidores inadimplentes das classes privadas: residencial, industrial, comercial e rural.

Até o último dia 26, foram negociados R$ 3,7 milhões, o que representa 8,5% do total de débitos do setor privado no estado do Acre, cerca de R$ 43 milhões. O Assistente da Diretoria Comercial, Nonato Silva, enfatizou que ainda há a possibilidade da meta de 10%, ser atingida. "Nossa intenção é realizar a maior quantidade de parcelamentos possível para reduzir a inadimplência e aumentar os investimentos na melhoria dos serviços de atendimento e da distribuição de energia", destacou

O cliente que optar pelo pagamento à vista conta com a dispensa total de juros e multas. Já para os que preferirem fazer o parcelamento do débito, o desconto oferecido é de 50% nos juros e multas, valor que pode ser dividido pelo número de parcelas negociadas no financiamento. Para parcelar, o valor da entrada mínima foi reduzido de 30% para 10% do valor principal do débito.

Os consumidores interessados podem optar por se dirigir diretamente à OCA – Centro de Atendimento ao Cidadão ou a um dos Postos de Atendimento ao Cliente nos 22 municípios acreanos, abertos ao público no horário comercial, das 8h às 17h. Para maiores informações, o número disponível, com atendimento 24h, é o 0800 647 71 96.

O expediente na Eletrobras Distribuição Acre e OCA será normal nesta terça-feira. Já do dia 31, o atendimento será somente nos Postos de Atendimento ao Cliente, das 07h às 11h, nos 22 municípios acreanos.

Em virtude do feriado de final de ano, os interessados devem ficar atentos ao horário bancário para a realização do pagamento da entrada do parcelamento ou do valor a vista, sendo que no dia 31 tal transação só será possível via Casas Lotéricas, que funcionarão das 07h às 13h, e terminais bancários de auto-atendimento (caixas eletrônicos).

(ASSESSORIA)

TARAUACÁ: RESERVATÓRIO DE ÁGUA DO DEPASA INSTALADO NO BAIRRO DE COPACABANA TEM CAPACIDADE PARA ARMAZENAR 87.000 LITROS

Reservatório do Depasa com capacidade para 87.000 litros de água
O reservatório de água tão prometido pelo governo estadual, na região mais alta do Bairro de Copacabana, já está instalado e tem capacidade para armazenar quase 90.000 (noventa mil litros de água. Um projeto de Saneamento Integrado do Governo Estadual que está levando asfalto e água para os moradores da região.

Há muito tempo, a população da Copacabana reclama do problema da distribuição de água, especialmente, nas regiões mais altas do bairro. Agora com a perfuração de um poço artesiano, a instalação de rede de distribuição e um reservatório, o governo garante o abastecimento de água para a comunidade. 

Problemas de abastecimento do bairro está resolvido
Segundo o gerente do Depasa Tadeu Moreira, ainda falta alguns problema a serem resolvidos, como por exemplo a parte de energia elétrica para que o novo sistema de distribuição de água comece a funcionar. 

"Com a nova estrutura moradores que residem até a ladeira próxima ao condomínio, serão beneficiados com o abastecimento", disse Tadeu.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

TARAUACÁ: DIRETORIA DO SINTEAC DIZ EM NOTA QUE NÃO É MARIONETE DO PREFEITO E NEM DO VICE.

Presidente José Eurico e Vice lauro Benigno
O Prefeito de Tarauacá Doutor Rodrigo Damasceno, do Partido dos Trabalhadores, em apenas dois anos de mandato já deve tá se achando o intocável, inquestionável, o soberano, o “rei da cocada”, que manda e todos obedecem.

Um jovem que nos parecia ser a grande novidade na política tarauacaense ao se apresentar como algo novo na campanha eleitoral, se propondo a governar o município, não passou de um engodo. Rodrigo é um político “jovem velho”. Rapidamente se tornou um jovem político com jeito e conteúdo velho e conservador de governar. O mais preocupante disso tudo é que o mesmo não admite nenhum tipo de contestação de suas ações.

Tratou logo de “conquistar” o apoio da maioria dos vereadores na base do oferecimento de vantagens ou, mais precisamente, em troca de cargos. É a política do “me apoia que eu te ajudo”. 

Seus aliados são tratados na base da esmola e subserviência política. Nenhum tem coragem de se contrapor aos caprichos do prefeito. Nem mesmo o vice-prefeito. Esse que era o mais valente dos revolucionários do município, atualmente vive caladinho e satisfeito com os cargos o seu partido acumula.

Nosso glorioso sindicato da educação em seus 30 anos de luta aqui em Tarauacá não se surpreende com esse tipo de político. Somos calejados na luta e já enfrentamos todas as adversidades possíveis. Da porrada da polícia, passando pelos processos na justiça, salários atrasados, perseguições e demissões. Nada nos impressiona partindo de governantes insensíveis.

Tarauacá não tem dono. A prefeitura não tem dono. O dinheiro público é da população. Que isso fique bem claro. O fato de um prefeito se eleger através de voto popular não lhe dar o direito de querer impor sua vontade pessoal, caprichos de família ou incoerência partidária ao povo de uma cidade.

Desde os primeiros dias de governo de Rodrigo Damasceno que o mesmo se incomoda com toda e qualquer tipo de contestação de suas decisões. Ele tratou logo de querer eliminar todas as resistências. O mais valente dos vereadores, por exemplo, acaba de ser “contratado” para lhe apoiar em troca de empregos para a família. Isso toda a cidade sabe. Mas, como foi o “doutor Rodrigo que comprou”, ninguém pode contestar.

Percebemos que o Sinteac sempre foi um “calo no pé” dessa administração. Uma entidade respeitada, construída com muita luta e independente. 

Ele já tentou calar a voz da entidade pressionando aliados via partido do presidente José Eurico. Deram com os “burros na água”. Eurico resistiu e continuou sua luta na defesa dos servidores em educação, mesmo sofrendo represálias, recebendo telefonemas mal educados do vice-prefeito e pressão dos seus companheiros de partido. 

O novo capítulo dessa historia foi escrito nos últimos 4 dias. 

Na sexta feira, o prefeito Rodrigo mandou seus assessores enviarem para a câmara de vereadores um calhamaço de projetos para serem apreciados, votados e aprovados em caráter de urgência urgentíssima, numa sessão extraordinária realizada nesta segunda feira. 

Os servidores da educação, que esperavam ansiosos pelo projeto de reformulação do Plano de Cargo Carreira e Salários da categoria, com a redução da jornada de trabalho de 40 para 30 horas, foram surpreendidos com uma outra proposta diferente do que havia sido negociado entre sindicato e prefeitura.

Mais grave ainda. Dois desses projetos, um que cria o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais e outro que cria um Regime Próprio de Previdência, que mexem diretamente com a vida dos funcionários e ainda retira direitos trabalhistas constitucionais, foram encaminhados para a câmara sem o devido debate com as categorias de servidores da administração pública municipal.

Há vários anos, desde o governo Jasone Silva, o sindicato vem tentando debater esses projetos com a prefeitura para saber a viabilidade de sua implantação. O que é bom e o que não é bom para os trabalhadores. 

Durante o mandato de Rodrigo Damasceno, já é a segunda vez, que o prefeito tenta aprovar esse projeto sem debater com os servidores municipais. Somente pensando em economizar o dinheiro do FGTS. Isso nós não aceitamos e consideramos golpe. Nem os vereadores debateram profundamente o conteúdo dos projetos.

Aí, achando que tem maioria na câmara, o prefeito atropela qualquer possibilidade de debate aprofundado das leis e joga “no colo” dos vereadores, achando que ele é o sabe tudo, a câmara é uma “cozinha da prefeitura” e os vereadores são seus "serviçais". Só pode.

O problema é que o sindicato da educação não é marionete da prefeitura e nem tão pouco de partido político. Sem debate não permitiremos que as leis sejam aprovadas.

Mobilizamos nossa categoria contra o “golpe”. Fomos para a câmara pedir aos vereadores que não votassem os projetos. A maioria deles entendeu, sugeriu e o presidente retirou da pauta, entendendo que precisamos de maior tempo para esse debate. Teve vereador que ficou “bufando” até agora, chamando o presidente de fraco por causa da retirada dos projetos da pauta.

O golpe: Aprovar leis, segundo sua vontade e usar a máquina administrativa para isso, sem debater com a população que será beneficiada ou prejudicada...é GOLPE. 

Quando um governante quer aprovar uma lei usando apenas o poder que exerce sobre os parlamentares de sua base, sem debater com os servidores, é por que essa lei não é boa para os trabalhadores. Isso é GOLPE.

O prefeito Rodrigo logo pela manhã quando viu a convocação do Sinteac contra o“golpe”, ficou nervoso, inquieto, mandou seus enviados para a câmara para pressionar o presidente, foi para as rádios, escreveu na internet e mandou sua turma do “baixo clero” compartilhar postagens com conteúdo ofensivo ao presidente do Sinteac professor Eurico Paz no sentido de querer desmoralizá-lo.

O PCdoB, partido do qual o presidente do Sinteac Professor Eurico á filiado e dirigente, partido fundador do sindicato, além de não se manifestar em defesa de seu dirigente, saiu na defesa do prefeito e contra os trabalhadores. O presidente Eurico ainda recebeu telefonemas de dirigentes importantes do partido querendo tomar satisfação, sobre sua atitude, em nome do “governo de um novo tempo”.

Esclarecemos, ainda, que vamos continuar firmes, independentes e vigilantes no resguardo dos direitos dos Trabalhadores em Educação de Tarauacá, contra todos aqueles que ousarem se servir do poder para prejudicar os “guerreiros da educação”.

Nosso apoio e nossa gratidão ao presidente Professor Eurico Paz pela sua coragem e resistência não deixando se curvar a esse governo incoerente.

Agradecemos também ao grupo de vereadores (não foram todos) que não aceitaram de "goela abaixo" a aprovação desse projeto sem discutir com as categorias. 

Por fim, nada contra a pessoa do prefeito Rodrigo Damasceno. Mas, seu jeito de governar centralizando todas as ações, querendo menosprezar aliados e não admitindo críticas ao seu governo, está o tornando um político compulsivo e intolerante. Já vimos esse filme em Tarauacá.

DIRETORIA DO SINTEAC DE TARAUACÁ.

JORDÃO: Empresário distribui presentes de natal para crianças carentes do município


O jovem empresário João Araújo, popularmente conhecido como “João da Farmácia”, proprietário da Drogaria Estrela, realizou uma solidária de natal, durante a última quinta-feira (25).

Ao lado da esposa, João distribuiu centenas de presentes para crianças carentes do município. Era grande a aglomeração dos pequeninos na rua Carlos Gonçalves de Farias, em frente a Drogaria Estrela.

A ação foi desenvolvida com o objetivo de presentear uma quantidade expressiva de famílias carentes. Foram atendidas 450 crianças da zona urbana e rural da cidade. A essência e o sucesso do projeto chamaram a atenção de outros empresários, que ofereceram apoio para a próxima edição do evento.

“São presentes simples, mas que transmitem o verdadeiro sentimento natalino. Embora pequeno, nosso simples projeto ofereceu muitas alegrias àquelas crianças que muitas vezes não têm a mesma oportunidade que as demais, como receber um presente no natal”, concluiu João.

A agricultora Aldenira Maciel de Souza, 41 anos, teve que fazer uma longa caminhada de aproximadamente 15 km para conseguir trazer os três filhos até o evento. Aldenira reside na comunidade Rio de Janeiro, ligada à sede do município por meio de um ramal, que fica quase intrafegável neste período do ano, em decorrências das fortes chuvas do inverno amazônico.

“Com a ajuda de Deus este jovem fez uma boa ação para as crianças. Só tenho a agradecer a ele por tudo e pedir ao nosso Senhor que abençoe ainda mais a vida e o trabalho dele”, agradeceu dona Aldenira.

Kezio Araújo
falajordao@gmail.com

TARAUACÁ: GOVERNO MUNICIPAL ESCLARECE NOTA EMITIDA PELO PRESIDENTE DO SINTEAC

Por meio deste, vimos esclarecer declarações do Presidente do Sinteac de Tarauacá, veiculada nas mídias locais e nas redes sociais e pagina do Sindicato, intitulada: CONVOCAÇÃO AOS SERVIDORES CONTRA TENTATIVA DE GOLPE DA PREFEITURA.

Cumpre esclarecer, que ao encaminhar Projeto de Lei à Câmara Municipal, tratando da mudança de regime de celetista para estatutário, o Governo Municipal visou atender requerimento do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre – SINTEAC,através do Oficio n° 010/2013, enviado no dia 06 de março de 2013, conforme imagem acima. Estranhamente, não entendemos que este mesmo que pleiteou a mudança de regime, vem agora acusar o Prefeito de Tarauacá de golpista, uma vez que o Prefeito trabalhou para atender a reivindicação.

Informamos também, que os Projetos de Leis ora apresentados visa conjuntamente atender solicitação do Tribunal do Trabalho e Ministério Público, encostados nos autos da Ação Civil Pública autos nº 0010079-36.2014.5.14.0421, que tange sobre organização do quadro funcional do Município de Tarauacá para posterior realização de concurso público, adequando desta forma os limites de gastos com pessoal. 

Hoje 80% (oitenta por cento) dos municípios brasileiros possuem regime de contratação de forma estatutária, inclusive o Município de Rio Branco e o Estado do Acre, que de forma nenhuma aplicaram golpes aos servidores. 

Por fim, consideramos que o Estado Democrático de Direito garante qualquer cidadão emitir sua opinião perante a sociedade, porém devemos ter mais prudência com que falamos e escrevemos para não entrarmos em contradição. 

Assecom Tarauacá

TARAUACÁ: SINTEAC CONVOCA SERVIDORES PARA OCUPAREM A CÂMARA DE VEREADORES, HOJE, CONTRA O QUE ELES CHAMAM DE TENTATIVA DE GOLPE CONTRAS OS FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA


Através de uma nota, a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre - Sinteac, está convocando os servidores da educação municipal para compareceram hoje pela manhã ao prédio da câmara de vereadores, com o objetivo de se manifestarem contra dois projetos enviados ao parlamento pela administração municipal em caráter de "urgência urgentíssima", para serem apreciados e votados em sessão extraordinária que será realizada as 9 horas desta segunda feira, 29 de dezembro.

Projeto pões fim ao FGTS dos servidores
O primeiro trata da implantação do "Estatuto dos Servidores Públicos Municipais" e o segundo Institui o "Regime Próprio de Previdência dos Servidores".

Projeto mexe na aposentadoria dos servidores
O Sinteac considera um verdadeiro "GOLPE" contra os trabalhadores de todas as secretarias municipais, especialmente os da área da educação, que têm seu próprio Plano de Cargos Carreiras e Salários - PCCR e são regidos pela CLT - Consolidação das Leis do Trabalho. Com a instituição do Estatuto dos Servidores Municipais, a prefeitura deixa de pagar o FGTS, um direito sagrado do trabalhador.

FGTS - O PATRIMÔNIO DO TRABALHADOR MELHORA A VIDA DE TODOSTodo trabalhador brasileiro com contrato de trabalho formal, regido pela CLT e, também, trabalhadores rurais, temporários, avulsos, safreiros e atletas profissionais têm direito ao FGTS. O diretor não-empregado e o empregado doméstico podem ser incluídos no sistema FGTS, a critério do empregador.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS foi criado em 1967 pelo Governo Federal para proteger o trabalhador demitido sem justa causa. O FGTS é constituído de contas vinculadas, abertas em nome de cada trabalhador, quando o empregador efetua o primeiro depósito. O saldo da conta vinculada é formado pelos depósitos mensais efetivados pelo empregador, equivalentes a 8,0% do salário pago ao empregado, acrescido de atualização monetária e juros.

Com o FGTS, o trabalhador tem a oportunidade de formar um patrimônio, que pode ser sacado em momentos especiais, como o da aquisição da casa própria ou da aposentadoria e em situações de dificuldades, que podem ocorrer com a demissão sem justa causa ou em caso de algumas doenças graves.

O trabalhador pode utilizar os recursos do FGTS para a moradia nos casos de aquisição de imóvel novo ou usado, construção, liquidação ou amortização de dívida vinculada a contrato de financiamento habitacional.

Assim, o FGTS tornou-se uma das mais importantes fontes de financiamento habitacional, beneficiando o cidadão brasileiro, principalmente o de menor renda.

A importância dos recursos do Fundo para o desenvolvimento do país ultrapassa os benefícios da moradia digna, pois financiam, também, obras de saneamento e infra-estrutura, gerando melhorias na qualidade de vida, ao proporcionar água de qualidade, coleta e tratamento do esgoto sanitário.

O FGTS tem sido a maior fonte de recursos para a Habitação Popular e o Saneamento Básico.

A partir de 2008, o Fundo de Investimento FGTS - FI-FGTS, amplia a atuação do Fundo, ao direcionar recursos para outros segmentos da infra-estrutura, como a construção, a reforma, a ampliação ou a implantação de empreendimentos de infra-estrutura em rodovias, portos, hidrovias, ferrovias, obras de energia e de saneamento.

Eurico Paz - Presidente do Sinteac
O presidente do Sinteac, Professor José Eurico Paz diz que a entidade está convocando os servidores para ocuparem as dependências da câmara e tentar sensibilizar os vereadores, especialmente, os da base do prefeito, que são maioria, para que não aprovem os projetos. 

"O FGTS é uma obrigação patronal e o prefeito está querendo cortar esse direito para economizar dinheiro, às custas dos trabalhadores. Se for preciso vamos radicalizar. Por isso, estamos chamando nossa categoria para ocupar o prédio da câmara e olhar nos olhos de cada vereador para saber se eles terão coragem de votar a favor desse golpe do prefeito e contra os trabalhadores. O prefeito pensa que é um rei, que manda e todo mundo obedece? Ele está enganado. Estamos atentos e esses projetos não serão aprovados 'na base do toma lá dá cá'. Não vamos permitir essa imoralidade", disse o presidente Eurico.

O outro projeto que institui o "Regime Próprio de Previdência dos Servidores" mexe na previdência e na aposentadoria dos trabalhadores. 

"Não vamos aceitar mudanças na aposentadoria dos nossos servidores sem o devido debate com a nossa classe", finalizou o presidente.

O grande receio dos trabalhadores é que o prefeito de Tarauacá Rodrigo Damasceno tem maioria absoluta na câmara. Na eleição para a mesa diretora ele contou com apoio de 8 dos 10 vereadores, presentes. 

Os trabalhadores estão sendo convocados, pelo sindicato da categoria, para comparecerem a partir da 8 horas, desta segunda feira, no prédio da câmara.