CONTATO: gomesaccioly@gmail.com - 68 99775176

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Dia do Trabalho: Servidor tem papel decisivo na Gestão Pública

Servir à sociedade é o maior compromisso do servidor público. A partir desse papel decisivo, e pensando em promover um olhar diferenciado sobre o trabalho desenvolvido nos órgãos públicos, a Secretaria Adjunta de Humanização realiza trabalhos voltados à arte e qualidade de vida.

Esse trabalho foi um desafio lançado pelo governo do Estado em 2011, visando estimular e fortalecer parcerias entre diversos órgãos e instituições por meio da Rede Estadual de Humanização.

“A Humanização nasceu com o intuito de proporcionar uma melhor valorização do trabalho do servidor público, para que ele possa melhor desempenhar seu trabalho”, destaca a secretária adjunta de Humanização, Francis Mary.

A secretaria Adjunta de Humanização, por intermédio da Rede Estadual de Humanização da Gestão Pública, é formada por representantes de mais de 70 instituições, das quais mais de 30 já possuem projetos de humanização detalhados no Sistema de Acompanhamento de Ações de Humanização.

Bem-estar do Servidor

As ações de Humanização potencializam e unem o trabalho de cada um e, em caráter preventivo, realizam intervenções, dando uma atenção especial a todos os servidores públicos.

A servidora pública Lucimar de Oliveira já frequenta a dança de salão há dois anos. “Melhorou minha disposição física e já não sinto dores musculares que sentia antes. Bom seria se a aula fosse todo dia”, afirma.



As atividades físicas ganham destaque na gestão humanizada, como estratégias de promoção de qualidade de vida – do ponto de vista físico, mental, emocional, espiritual e relacional, como a yoga, a ginástica laboral e a dança de salão -, potencializando a compreensão da importância da atividade física.

Por Stael Maia

Justiça acata pedido do MPE e suspende compra de bicicletas elétricas de ex-secretário

A juíza de Direito Mirla Regina Cutrim deferiu nesta terça-feira (29) pedido de liminar suspendendo o procedimento de compras de bicicletas elétricas da empresa Engeplan, de propriedade do ex-secretário Cassiano Marques.

A magistrada acatou a ação cautelar proposta pelo Ministério Público do Acre (MPE) em desfavor de Aruza de Abru Sarkis, Engeplan Importação e Exportação Ltda, Estado do Acre, Márcio Bezerra Rebouças e Suanny Brandão de Melo Rebouças, todos envolvidos na tentativa da compra de 5 mil bicicletas elétricas para estudantes da zona rural.

A liminar suspende o procedimento licitatório da compra avaliada em de R$ 13,5 milhões.

A juíza acatou os argumentos do MPE de que o edital foi direcionado para que apenas a empresa Engeplan se enquadra-se nos quesitos.

“Assevera o autor que o Edital de regência do certame, ao trazer em seu bojo a exigência de 'montagem no território acreano' traduz evidente direcionamento do resultado, na medida em que no Estado somente uma empresa atende tal exigência, no caso, a Engeplan, que, por sua vez, possui como sócio-proprietário o Sr. Cassiano Marques, ex-Secretário de Estado do mesmo grupo político que atualmente governa o Estado”, consta no teor do documento.

O MPE argumentou juridicamente que o edital restringiu a participação de outras empresas e reduziu a competitividade, impossibilitando a seleção da proposta mais vantajosa à Administração Pública, tornando o certame ilegal.

ContilNet

Bandidos armados invadem casa de juiz, rendem família e levam dinheiro e cartões de créditos

A residência do juíz Romário Divino, da 2ª Vara da Infância e da Juventude de Rio Branco, que fica localizada na rua Saturno, no bairro Morada do Sol, foi invadida na manhã desta terça-feira, 29, por três homens armados,

De acordo com informações colhidas pela policia, os homens invadiram a casa por volta das 7h30 e renderam a empregada da casa, que foi amarrada e logo em seguida o bando rendeu Romário Divino. No momento do invasão, a esposa do Juiz havia saído de casa para ir deixar os filhos na escola. Ao retornar, ela também foi rendida e amarrada.

A reportagem do ac24horas conseguiu falar com o Romário Divino no momento em que ele ia na Delegacia Antiassalto da Policia Civil registrar o Boletim de Ocorrência. Visivelmente abalado, Divino revelou que nenhum dos três homens o reconheceram.

O magistrado relatou que o bando levou uma pequena quantia em dinheiro e os cartões de créditos que estavam em sua carteira. Divino ainda disse que um dos bandidos chegou a perguntar se ele era policial.

“Eram três homens armados, anunciaram o assalto e apontaram a arma na minha cabeça”, revela Romário.

Outra informação apurada pela reportagem e colhida em uma dos depoimentos a polícia é que o bando aparentava está sob efeito de drogas, devido o nervosismo esboçado na ação criminosa.

As imagens do circuito interno de segurança da casa já foram solicitadas pela policia e o grupo invasor deverá ser identificado nas próximas horas.

AC24HORAS

CENTRAL DOS TRABALHADORES DO BRASIL INTERMEDIA CONFLITO AGRÁRIO NO ACRE

Presidente José Chaves CTB
A CTB - Central dos Trabalhadores do Brasil coordenou o movimento que aconteceu na última terça feira, na Fazenda Campo Alegre, Km 30 da BR 317 após o município de Capixaba sentido Brasiléia. Cerca de 70 famílias haviam ocupado uma área de terra, reivindicando a desapropriação para Reforma Agrária e um agrande aparato com forças policiais do Bope, Força Nacional, Polícia ambiental, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e outras foi até o local para remover as famílias e destruir suas casas. 

Membros da CTB intermediaram as negociações
Revoltados os moradores decidiram bloquear a rodovia. O presidente da CTB José Chaves, acompanhado de outros membros da entidade, intermediaram a negociação entre os órgãos governamentais e os ocupantes da área para evitar um conflito. Depois de várias conversas houve um recuo das forças de segurança e uma comissão composta por representantes do Governo do Estado, INCRA, Justiça Federal e CTB, vai tratar de encontrar uma solução para o problema.

Ocupantes fecharam a BR 317
Hoje às 10 horas todos vão até a assembléia Legislativa para pedir apoio aos deputados estaduais do Acre. A situação no local é tão delicada que chegou a sensibilizar os membros da justiça.

Assessoria CTB

TARAUACÁ: SINTEAC E PREFEITURA SE REÚNEM PARA DEBATER DATA-BASE 2014.

Reunião entre Sinteac e Prefeitura (foto: Jardy Lopes/Assecom)
Aconteceu nesta terça feira, 29 de maio, uma reunião entre dirigentes do sindicato dos Trabalhadores Em Educação do Acre - Sinteac, prefeito em exercício Chagas Batista, Secretário de Educação Francisco Souza e equipe técnica e jurídica da prefeitura.

Os dirigentes da entidade foram apresentar ao prefeito, as principais propostas da categoria para ser debatida e implementada em 2014. 


Reunião
O presidente Eurico Paz, disse na reunião que em 2014, espera um melhor tratamento por parte da administração municipal com os Trabalhadores em Educação e que o sindicato não vai mais tolerar que a categoria seja enganada e desrespeitada como no ano passado. Eurico fez uma apresentação de todas os pontos da proposta.:

1. Reformulação do Plano de Cargos Carreira e Salários - PCCR;
2. Reformulação da Lei de Gestão;
3. Elevação de 25 para 30 o percentual dos recursos aplicados na educação municipal;
4. Os débitos do ano de 2013 com a categoria;
5. A suspensão da Licença Prêmio;
6. Redução de Carga Horária sem redução de salários dos servidores de apoio;
7. Manutenção das gratificações dos professores e servidores de apoio nos períodos de férias;
8. Emissão de contra-cheques através dos terminais da Caixa Econômica Federal;
9. Reposição das perdas salariais do último período;
10. Municipalização do ensino.

Chagas Batista e Francisco Souza
O prefeito em Exercício Chagas Batista, depois de ouvir os sindicalistas, disse que a prefeitura quer debater exaustivamente para que não aconteça o que aconteceu em governos passados e nem tão pouco os "atrapalhos" da SEME em 2013. Batista marcou uma nova rodada de debates para a próxima semana.

O Sinteac vai convocar os servidores da educação municipal para uma grande assembléia na próxima semana onde serão apresentados os principais pontos da data-base 2014 e os resultados das primeiras negociações.

(ASSESSORIA SINTEAC)

NIVER DA VIVIANE FERRAZ MARTINS


Obrigado por mostrar a cada dia que a vida pode ser melhor e todo obstáculo pode ser facilmente superado desde que você esteja comigo. 

Feliz aniversário para você, minha companheira, mulher e amiga! 

Que Deus lhe conceda muitos anos de vida, com saúde, paz, e que eu possa estar sempre contigo.

DERLÂNDIO MARTINS

TARAUACÁ: COLUNA POLÍTICA DO LEANDRO MATTHAUS


Paulo Ximenes poderá surpreender a cúpula petista de Tarauacá 

Paulo Ximenes poderá surpreender a cúpula petista de Tarauacá Assessores do prefeito Rodrigo Damasceno não acreditam que o pré-candidato a deputado estadual Paulo Ximenes (DEM), terá uma boa votação em Tarauacá. Paulo Ximenes que na eleição de 2012 foi um dos principais colaboradores da eleição do petista, hoje é persona non grata na gestão. No entanto, Ximenes poderá surpreender toda cúpula do governo tendo uma boa votação na terra do abacaxi e conquistando uma vaga na Aleac.

Chamada atenção

Segundo fontes ouvidas pela coluna algumas pessoas que compõe a gestão que outrora declaram apoio a Paulo já foram chamadas atenção.

Janilson Leite

O médico Janilson Leite pré-candidato a deputado estadual pelo PCdoB, o candidato comunista que terá apoio do partido nos municípios de Tarauacá e Jordão, após ter sido apresentado como o pré-candidato do partido sua honra tem sido atacada covardemente. Janilson é mais um filho de pobres que teve a oportunidade de estudar e se formar. Uma coisa é o cidadão discordar do seu partido, do seu tio, o vice-prefeito Chagas Batista, outra é atacar a honra de um homem que decidiu ser candidato. Não sou defensor, tampouco advogado do médico, mas não posso concordar com difamação pelo simples fato que ele vai ser candidato pelo partido comunista. O cidadão deve debater ideias e não a vida daqueles que souberam aproveitar a oportunidade e se tornar vencedor.

Cadmiel Bonfim

Sargento da polícia militar e evangélico da maior denominação evangélica do Acre, Igreja Assembleia de Deus, é pré-candidato a deputado estadual. Bonfim é natural de Feijó e membro de uma das famílias mais tradicionais da política feijoense. Tudo indica que ele se filiará ao PR, do ex-deputado federal Iderlei Cordeiro.

Cadmiel Bonfim II

O militar é conhecido em todo o estado por trabalhar com empréstimos consignados.

Ação global

Ação global realizada em Tarauacá em alusão aos 101 anos de emancipação política da cidade foi um verdadeiro sucesso. O grande destaque foi na área de saúde.

Dr. Júnior Feitosa

Com menos de um ano de posse de sua OAB o advogado Júnior Feitosa tem cliente em todo o estado. Feitosa já era conhecido pela sua oratória e conhecimento jurídico quando professor na sua cidade natal, Tarauacá.

Marcia Bittar

A esposa do deputado federal e pré-candidato ao governo Marcio Bittar (PSDB) desistiu de ser candidata à deputada atendendo uma reivindicação do PP que irá lançar o cirurgião dentista Alisson Bestene.

Memoria eleitoral

O nome do Bocalom (DEM) está gravado na mente do eleitor por ter disputado as duas eleições majoritária, por esse fato, hoje é nome mais bem cotado das oposições segunda pesquisa de consumo interno.

Abraço para o Robério Saraiva, Dj Sebastian Gomes, Evilázio Bombeiro, Willian Douglas, Marcio André, Mariluce Vitorino, Leandro Simões, Dico, Emerson Hespanhol, Manoel Muniz, Carlos Santos, Carlos Coelho, Raimundo Accioly, Katricia Melo.


Por Leandro Matthaus/ RRCTV

TARAUACÁ: PREFEITURA PROMOVE CORRIDA DO TRABALHADOR, EM HOMENAGEM A SÃO JOSÉ


No feriado de 1º de Maio, a Prefeitura de Tarauacá, por meio da Secretaria Municipal do Esporte, Cultura e Turismo, promove a Corrida de Rua do Trabalhador, em comemoração ao Dia do Trabalho e homenagem a São José, padroeiro da cidade de Tarauacá. Podem participar atletas e desportistas dos sexos masculino e feminino, as inscrições são gratuitas e estão sendo realizadas no teatro municipal José Potiguara.

O ponto de largada para os atletas, de Tarauacá será em frente a paróquia São José, na praça Valério Caldas de Magalhães, às 09:00h. Este ano o percurso geral da prova é de 10km.

As regras da competição seguem o regulamento geral de provas de corridas rústicas da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT). Em toda a prova haverá o acompanhamento de viaturas da Polícia Militar e a assistência de ambulâncias em caso de emergência, bem como a distribuição de água aos participantes, em vários pontos do percurso.

Assecom Tarauacá
Blog do Accioly

TARAUACÁ: EM PARCERIA COM UNDIME/ACRE, SEME FORMA PROFESSORES DO QUADRO EFETIVO PARA TRABALHAREM NO PROINFO URBANO

Está acontecendo na Escola Municipal José Augusto de Araújo, município de Tarauacá, a formação de tutores do PROINFO integrado. 

O ProInfo é um programa educacional criado pela Portaria nº 522/MEC, de 9 de abril de 1997 e regulamentado pelo Decreto 6.300, de 12 de dezembro de 2007, para promover o uso pedagógico de Tecnologias de Informática e Comunicações (TICs) na rede pública de ensino fundamental e médio. Este que é um programa financiado pelo governo federal e gerenciado pelos estados e municípios através das Secretarias de Educação (SEE e SEME), tem o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica, levando às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. 

Em contrapartida, estados, Distrito Federal e municípios devem garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os educadores para uso das máquinas e tecnologias. Assim, a formação está sendo ministrada pela professora Izaunira da UNDIME/AC nos dias 29 e 30 de abril, com a missão de preparar os professores bolsistas para tutorear os professores cursistas nos cursos fornecidos na plataforma e-Proinfo que se iniciará no mês de maio em Tarauacá. 

Por Aderlândio França
Blog do Aderlândio

TARAUACÁ: Defensoria em Tarauacá requisita informações à Anatel sobre apagões da telefonia no Município

As constantes interrupções na prestação dos serviços de telefonia e internet têm causado transtornos aos moradores de Tarauacá. Virou rotina, a qualquer hora os consumidores podem ser surpreendidos com o celular “sem serviço” e a internet fora do ar. Os apagões podem durar de alguns minutos até várias horas.

Demandada inicialmente pela Associação de Moradores do Bairro Corcovado, diante da má qualidade do serviço de telefonia prestado naquele bairro da cidade, a Defensoria Pública do Estado do Acre em Tarauacá requisitou informações à Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel, bem como recomendou fiscalização mais intensa da Agência em relação às empresas que prestação serviço de telefonia no Município.

Segundo o Defensor Público Eufrásio Moraes, “é inadmissível que a cidade inteira fique por horas sem serviço de telefonia, impedida de fazer qualquer tipo de chamada, inclusive as de emergência. Depois da popularização dos aparelhos móveis, a continuidade do serviço de telefonia tornou-se indispensável na rotina de pessoas de todas as classes sociais. Além disso, diversos serviços públicos são suspensos durante os apagões, já que a falta de internet impede que os sistemas sejam operados”.

A Defensoria aguardará as informações que serão prestadas pela Anatel para então analisar a viabilidade de acionar a Justiça. Moraes ressalta que “é possível a propositura de ação civil pública para pleitear a correta prestação do serviço e o pagamento de dano moral coletivo”. Segundo ele, a “atuação da Defensoria nestes casos é fruto do indiscutível avanço da legislação processual brasileira”.


Fonte: Núcleo da Defensoria Pública 
Tarauacá - Acre
Blog do Accioly

Conselho Político formaliza convite a Antônia Sales para ser vice de Bittar

No início da noite de terça-feira, 29, o Conselho de Partidos, formado pelo PSDB, PP, PMDB, PRTB, PR, PPS, PSD, PSC, PTC, PT do B e Solidariedade, formalizou o convite ã deputada estadual Antônia Sales (PMDB), para ser vice do pré-candidato ao Governo do Estado, deputado federal Marcio Bittar (PSDB).

O convite foi feito pelo presidente do Conselho, Aldemir Lopes, que destacou a união dos 11 partidos em torno do nome de Antônia Sales. “Seu nome foi um consenso deputada, todos os presidentes de partidos aclamaram seu nome por ver em sua pessoa todos os requisitos para formar com Marcio Bittar, a dupla apropriada para entrar nesta disputa que se avizinha”, disse Aldemir.

“Para nós mulheres é uma honra ter como nossa representante uma parlamentar de valor”, ressaltou Raquele Nasserala, presidente do PSDB Mulher.

“Esta não será apenas uma disputa para simplesmente vencer. Nosso ideal maior é mudar o Acre para melhor e seu nome, sua história e seu caráter se alinham com o ideal que temos pela frente”, destacou Major Rocha, líder do PSDB na Assembleia Legislativa.

Antônia Sales agradeceu as palavras proferidas em seu favor e descreveu a emoção do momento como a mesma de quando foi indicada para concorrer a deputada estadual pela primeira vez. “O nervosismo é o mesmo de 12 anos atrás. Agradeço a união de todos em torno do meu nome e ressalto que a emoção que percebo aqui é a mesma que observo nas ruas do nosso Acre. O clamor das ruas me anima, mas ao mesmo tempo peço 10 dias para dar uma resposta oficial”, informou Antônia.

A parlamentar está com viagem confirmada para o Alto Juruá, onde ficará 10 dias fazendo visitas às famílias dos Rios Moa e Azul.

Assessoria

terça-feira, 29 de abril de 2014

Acre deve enfrentar maior frio da história, com temperatura de 6ºC, afirma pesquisador Friale

O pesquisador Davi Friale voltou a fazer suas previsões polêmicas sobre o clima acreano. Desta vez, o pesquisador afirma que o Acre pode enfrentar frios extremos neste ano, com a temperatura caindo para 6ºC.

Friale diz que os frios mais intensos no estado deverão ocorrer nos meses de junho, julho e agosto deste ano.

"Frios mais intensos deverão ocorrer em 2014 e atingirão o Acre, principalmente, nos meses de junho, julho e agosto, quando poderá haver recordes de frio, na capital acreana, com temperaturas próximas de 6ºC, no leste e no sudeste do estado", disse.

Segundo Friale, o frio que atinge o sul e sudeste do Brasil nesta terça-feira (29), que fez com que a temperatura caísse para 3ºC em Minas Gerais, não chegará ao Acre.

"Os estados do Acre, de Rondônia e a maior parte de Mato Grosso não serão atingidos pelo frio devido à barreira proporcionada pelo planalto brasileiro, ou seja, desta vez, a frente fria não se formou sobre as planícies do sul da América do Sul e, por isso, não foi possível seu deslocamento pelas terras baixas, que a levariam até a Amazônia Ocidental". (Da Redação Da Agência ContilNet )

Avaliação do governo Dilma cai 3,5 pontos percentuais entre fevereiro e abril

A avaliação do governo da presidenta Dilma Rousseff caiu entre fevereiro e abril deste ano, segundo pesquisa divulgada hoje (29) pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). Há dois meses, 36,4% da população avaliavam positivamente o governo. Em abril, esse percentual caiu para 32,9%. A avaliação negativa do governo, em contraponto, aumentou, alcançando 30,6%, contra os 24,8% da pesquisa anterior. O desempenho pessoal da presidenta também oscilou para baixo, passando de 55% para 47,9%.

Com relação à corrida eleitoral, a presidenta Dilma Rousseff mantém a liderança nas pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais de 2014, com 20,5% nas intenções de voto espontâneas (quando não são sugeridos nomes de candidatos aos entrevistados), segundo a pesquisa. Na sondagem anterior, em fevereiro, Dilma tinha 21,3% das intenções de voto.

De acordo com o documento, nas intenções de voto espontâneas, a presidenta está à frente do senador Aécio Neves (9,3%), do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (6,5%), da ex-senadora Marina Silva (4,5%) e do ex-governador Eduardo Campos (3,6%). Em fevereiro, Aécio tinha 5,6% das intenções; Lula, 5,6%; Marina, 3,5%; e Eduardo Campos, 1,6%.

Os pesquisadores da CNT entendem que o cenário para as eleições deste ano mostram a "arrancada de Aécio Neves e de Eduardo Campos, no momento em que ambos começam a capitalizar votos que a presidente Dilma vem perdendo" e concluem que, "com isso, aumenta-se a possibilidade de segundo turno".

Para a CNT, a deterioração das expectativas da população em relação a índices sociais e a vinculação do governo ao caso da compra da Refinaria de Pasadena pela Petrobras contribuíram para a queda das intenções de voto e a migração para os candidatos da oposição.

Quando a pesquisa pede que o eleitor vote em um cenário em que Dilma concorre com Aécio Neves e Eduardo Campos em primeiro turno, a presidenta alcança 37% das intenções de voto, contra 21,6% e 11,8% dos concorrentes, respectivamente. Em fevereiro, contra os mesmos candidatos, Dilma estava com 43,7% das intenções.

Em um possível segundo turno contra Aécio, Dilma venceria com 39,2% das intenções, contra 29,3% do oponente. Com relação a Eduardo Campos, a presidenta venceria com 41,3%. Caso Aécio Neves e Eduardo Campos se enfrentassem em um segundo turno, Aécio venceria com 31,3% dos votos contra 20,1%.

A pesquisa da CNT ouviu 2.002 pessoas entre os dias 20 e 25 de abril, nas cinco regiões brasileiras, em 137 municípios de 24 unidades da Federação. A margem de erro é 2,2 pontos percentuais.

Carolina Sarres - Repórter da Agência Brasil
Edição: Davi Oliveira

TARAUACÁ


TARAUACÁ: Município tem 14 projetos aprovados na Lei de Incentivo ao Esporte


Foi divulgada nesta segunda-feira, 28, a relação dos projetos aprovados pela Lei de Incentivo ao Esporte de acordo com o Edital 2014. Dos 587 projetos inscritos por proponentes dos 22 municípios acreanos, 222 foram aprovados pela comissão de avaliação.

A comissão realizou visitas em todas as regionais e avaliou individualmente todos os projetos, por meio dos critérios objetivos e subjetivos (entrevista), no período de 26/02 a 17/04. O governo do Estado vai investir R$ 1,3 milhão nas mais diversas modalidades esportivas, contemplado escolinhas de futebol, ligas amadoras, associações, federações e conselhos escolares.

TARAUACÁ

Os desportistas que tiveram seus projetos aprovados devem ficar atentos a alguns procedimentos importantes. O boletim de notas está disponível no sistema, assim como o anexo da documentação e local de entrega, bem como a solicitação de bônus podem ser acessados no site www.esporte.ac.gov.br

Segundo o gestor da lei, professor Erivaldo Castro, após a publicação do resultado no Diário Oficial, os proponentes terão dois dias úteis para contestar. Também será disponibilizado um prazo de sete dias úteis, a contar da data da publicação, para a entrega da documentação e solicitação de bônus.

Agência Acre

TARAUACÁ: PREFEITURA PROMOVERÁ CORRIDA DO TRABALHADOR NO DIA 1º DE MAIO


NÃO PERCA!!!!

Neste dia 1º de maio, dia de São José, padroeiro de nossa cidade, a CORRIDA PEDESTRE DO TRABALHADOR.

INSCRIÇÕES: Teatro Municipal

MODALIDADE: Feminino e Masculino

REALIZAÇÃO: Prefeitura de Tarauacá 

NÍVER DO PROFESSOR VALTER JUNIOR


NÍVER DA LUANA ALBUQUEREQUE


HOJE É O NIVER DA LUCITA


TARAUACÁ: CURSOS DO SENAC COMEÇAM DIA 5 DE MAIO


Avisamos as pessoas que se inscreveram nos Cursos do SENAC, que os mesmos terão início dia 05/05/2014, nos referentes locais e nos seguintes horários:

Auxiliar Administrativo Período tarde das 14:00 ás 17:30 hs local Igreja São José.

E os demais Cursos serão realizados a noite das 19:00 ás 22:30 hs na Escola Instituto São José.

Auxiliar de Recursos Humanos;
Recepcionista em Serviço de Saúde;
Auxiliar de Serviço Bucal;
Auxiliar Administrativo.

JORDÃO: PORTAL DA PREFEITURA DO MUNICÍPIO


As noticias e as informações sobre a administração do município de Jordão no Estado do Acre você encontra no portal do município. Um site com informações detalhadas dos diversos setores da prefeitura. 

Acesse o portal AQUI

JORDÃO: Prefeito Élson Farias recebe o Governador Tião Viana no aniversário da cidade para anunciar investimentos e realizar entrega de 20 mil alevinos.


O dia 28 de abril de 1992 é uma data histórica para o Acre. Foi neste dia que o então governador Edmundo Pinto assinou dez leis, cada uma criando um município no estado. São eles: Acrelândia, Bujari, Capixaba, Epitaciolândia, Jordão, Marechal Thaumaturgo, Porto Acre, Porto Walter, Rodrigues Alves e Santa Rosa do Purus.

Hoje, cada uma dessas cidades comemora seus 22 anos. Na maioria delas, as comemorações não vão passar em branco, com direito a atividades recreativas, torneios e desfiles cívicos. Parabéns aos moradores de cada uma dessas cidades que ajudam a tornar o Acre um estado tão especial.

Jordão está localizado às margens do Rio que dá origem ao seu nome, nossa pequena cidade é uma das cidades acreanas aonde só é possível chegar de avião ou de barco. E nesta segunda-feira, 28 dia do seu aniversário, o governador Tião Viana realizou uma visita ao município para anunciar um investimento de R$ 20 milhões na construção de oito quilômetros de ruas e sete quilômetros de esgotamento sanitário.

Recebido aos gritos de “Boas-vindas ao Tião, aqui quem tá falando é a juventude do Jordão” por uma multidão, o governador se emocionou: “Nós estamos aqui falando de saneamento básico, que poucos políticos têm coragem de defender, mas que salva vidas. E ainda há a educação, a produção e a fábrica de barcos”. 

Tião Viana aproveitou a solenidade para entregar gratuitamente 20 mil alevinos, cinco barcos tipo bajola para professores e ofertar 299 vagas pelo Instituto Dom Moacyr (IDM), por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

O Prefeito Élson Farias disse que sentimento do povo Jordanense nesse momento é de gratidão pelos investimentos feitos no Municipios através do Depasa e outras secretarias. Nós como políticos que somos fomos a casa de cada cidadão pedindo o voto e agora estar na hora de retribuirmos e é assim como o senhor está fazendo por nós. 

Alem dos 25 milhões de reais em investimentos, estamos hoje, em parceria com a Secretaria de Estado de Indústria e Comércio, entregando 20 mil alevinos aos nossos piscicultores, entregamos sexta-feira, também em parceria com a Secretaria de Estado e Pequenos Negócios, 14 máquinas de costuras, material completos para Horticultores, equipamentos de uma lanchonete e uma padaria que vende pão diariamente na cidade, estamos entregando também 5 bajolas aos professores indígenas para os transportes com mais agilidade dentro das aldeias mais distantes e com menor volume de água nos rios. Isso é investimento, isso é progresso, isso é crescer e viver bem aqui. 

Fonte: Assessoria de Imprensa - João Bráz

Câmara aprova regra permanente de reajuste do salário mínimo


A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados aprovou proposta que torna permanente a atual política de valorização do salário mínimo, válida até 2015. Pela regra em vigor, o reajuste é definido pela inflação do ano anterior mais o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores. Proposta semelhante apresentada por Inácio Arruda (PCdoB-CE) tramita no Senado. 

O texto aprovado na Câmara foi apresentado pelo deputado Roberto Santiago (PSD-SP). O relator na comissão, deputado André Figueiredo (PDT-CE), acrescentou um dispositivo para estender as mesmas regras de reajuste do salário mínimo aos que recebem aposentadorias mais altas.

Hoje, o aposentado com benefício de até um salário mínimo tem reajuste segundo as mesmas regras dos demais trabalhadores. Já as aposentadorias acima de um salário são reajustadas apenas com a correção do ano anterior, provocando perdas em termos reais.

"Só para se ter uma ideia do comparativo, em 2003, o teto das aposentadorias era de R$ 1.508, o que equivalia a 10,45 salários mínimos. Agora, em 2014, o teto é de R$4.159, o que equivale a 6,13 salários mínimos. É um achatamento extremamente injusto com os aposentados no Brasil”, disse André Figueiredo.

O deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), vice-líder do governo, destacou que o governo tem uma política de valorização do salário mínimo que vem de muito tempo.

“É só observar que havia uma campanha nacional, uma luta para que nós tivéssemos um salário mínimo que fosse de 100 dólares. Hoje, são praticamente 300 dólares. Por aí, já se vê a preocupação e o direcionamento que o governo sempre teve no sentido de valorizar o salário mínimo”, disse Serraglio.

Segundo o parlamentar, essa valorização retribui o trabalhador pelo seu esforço e também faz com que a economia tenha uma circulação de valores e de recursos que possibilitam a ampliação da demanda, do consumo e da produção.

O projeto tem caráter conclusivo, já que não precisa ser votado no Plenário da Casa, mas ainda deve ser analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça (CCJ).

Da Redação em Brasília
Com Agência Câmara

ELEIÇÕES 2014: Eleitor tem prazo até o dia 7 de maio para tirar título

O eleitor que pretende tirar o título pela primeira vez ou pedir a transferência do documento para outro estado tem até o dia 7 de maio para fazer os pedidos à Justiça Eleitoral. O prazo também vale para pessoas com deficiência solicitarem transferência para seções adaptadas. O primeiro turno das eleições será no dia 5 de outubro.

Para resolver as pendências, basta procurar o cartório eleitoral mais próximo. Para quem vai tirar o título pela primeira vez, é preciso levar documento oficial com foto, comprovante de residência e certificado de quitação do serviço militar, no caso dos homens maiores de 18 anos.

Para transferir o domicílio eleitoral para outra cidade, o eleitor deve apresentar um documento oficial de identificação com foto, o título de eleitor e um comprovante de residência. Algumas regras também devem ser observadas, como não ter pendências com a Justiça Eleitoral, morar no endereço atual há mais de três meses, ter tirado o primeiro título ou ter feito a última transferência do documento há pelo menos um ano.

No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também é possível fazer o pré-atendimento, até o dia 2 de maio, antes de procurar os cartórios. O eleitor pode acessar a página Título Net, do TSE, ferramenta disponível para agilizar atendimento final, feito nos cartórios eleitorais. Após preencher os campos de identificação, o usuário deve comparecer ao cartório com a documentação exigida para concluir o atendimento e receber o documento.

Da Agência Brasil

CRUZEIRO DO SUL: Mulher é amordaçada e estuprada dentro de casa

Mulher foi estuprada em Cruzeiro do Sul, após ter casa invadida (Foto: Genival Moura/G1)
Uma mulher de 36 anos foi estuprada por três indivíduos, após ter a casa invadida na madrugada de domingo (27), no Bairro 25 de Agosto, em Cruzeiro do Sul (AC), informou a Polícia Civil. A vítima estava em casa com o marido, quando os dois foram amarrados e amordaçados pelos suspeitos que estão presos.

“Quando eles chegaram, a gente estava dormindo, foram logo metendo as mãos nos meus bolsos e no do meu esposo pedindo dinheiro, bateram e ainda furaram o braço dele com o punhal. Em seguida, amarraram os nossos braços, pernas e a boca com um pano, me levaram para outro quarto onde fui abusada sexualmente pelos três”, disse a mulher ao G1, enquanto aguardava para prestar depoimento,ela não quis ser identificada.

O trio fugiu levando mais de R$ 300 que encontraram com o marido dela. Mesmo amarrada e amordaçada, a vítima conseguiu sair da casa e pedir ajuda a um vizinho que chamou a polícia. Segundo a Polícia Militar, os criminosos encapuzados usaram uma escopeta e um punhal para ameaçar as vítimas.

Durante a noite de domingo (27), policiais do serviço de inteligência do 6° Batalhão da Polícia Militar conseguiram identificar e prender os suspeitos ainda em flagrante. O caso foi encaminhado para a Delegacia Especializada de Proteção à Mulher de Cruzeiro do Sul.

A delegada Carla Ivane de Brito disse que, entre os suspeitos do roubo e do estupro, está um menor de 15 anos de idade e os outros dois envolvidos têm 21 e 25.

“Mais cedo, dois deles já tinham furtado uma televisão nessa mesma casa, quando o casal estava ausente, depois ainda voltaram para cometer essa barbárie. Temos outras duas pessoas que também foram presas pela participação no furto, totalizando cinco indivíduos, sendo dois menores de idade. Eles vão responder por furto qualificado, roubo, estupro e no caso dos maiores, pelo crime de corrupção de menores porque eles sabiam da idade desses adolescentes”, concluiu a delegada.

Genival Moura
Do G1 AC

segunda-feira, 28 de abril de 2014

PARLAMENTARES DO ACRE VÃO À PETROBRAS REIVINDICAR REDUÇÃO DO PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS

Liderados pelo presidente em exercício do senado, Jorge Viana, um grupo de parlamentares das três esferas legislativas esteve reunido nesse sábado, 26, na Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul, com sindicatos e cooperativas, em busca de uma solução para o preço dos combustíveis no Juruá.

Do senado, além de Jorge Viana, estava o senador Aníbal Diniz, da Câmara Federal participou a deputada Perpétua Almeida, da Assembleia Legislativa estava o deputado Moisés Diniz e da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul participaram dez vereadores, liderados pelo vereador Valdemir Neto.

A comissão de parlamentares identificou que a mesma gasolina, que chega por balsa em Cruzeiro do Sul, é vendida na cidade por um preço mais caro do que na capital.

“O senador Jorge Viana vai agendar reuniões com a Petrobras, BR Distribuidora e ANP, para receber representantes dos sindicatos, das câmaras municipais e da assembleia legislativa”, informou o deputado Moisés Diniz.

O que mais tem chamado atenção é a condição ampla do movimento, com a presença de vereadores de todos os partidos e o apoio forte de sindicatos e cooperativas de Cruzeiro do Sul. (assessoria)

FEM abre inscrições para o edital de Pequenos Apoios e Intercâmbio

Karla Martins
O governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM) abre as inscrições para o Edital de Pequenos Apoios e Intercâmbio. A ação visa selecionar propostas que terão apoio parcial à produção e realização de iniciativas culturais diversas. Serão contempladas atividades como workshops, seminários, ciclos de oficinas e debates, apresentações artísticas de música, artes cênicas, artes visuais, artes plásticas, cultura popular, audiovisual, patrimônio cultural, humanidades e outros eventos.

O edital é financiado com recursos do Fundo Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (FunCultura) da FEM, e atende as deliberações do Conselho Estadual de Cultura (ConCultura). As propostas seguem um cronograma que vai de junho a novembro.

O apoio às iniciativas artístico-culturais se refere à prestação de serviços de pessoa física ou jurídica, bem como à aquisição de materiais e insumos necessários à realização das atividades, até o valor de R$ 3 mil por proposta, conforme disponibilidade financeira. Os investimentos chegam a R$ 200 mil.

Inscrições de propostas – Para os interessados em apresentar propostas para execução no mês de junho deste ano, as inscrições estão abertas até o dia 12 de maio. Para concorrer, é necessário estar inscrito no Cadastro Estadual de Cultura até a data de entrega do formulário de inscrição. O edital está disponível no www.cultura.ac.gov.br .

“Esses mecanismos suprem uma necessidade cotidiana, pois a política de editais permite o acesso de forma democrática a recursos públicos. Esse edital faz parte do Plano Anual de Investimentos (PAI) de 2013”, disse Karla Martins, presidente da FEM.

Por Rose Farias

TARAUACÁ: INSCRIÇÕES DO FESTIVAL DE MUSICA GOSPEL SE ENCERRAM NA PRÓXIMA QUARTA FEIRA, 30 DE ABRIL.

Inscrições até quarta feira 30/04

Os cantores e cantoras que desejam participar do Festival de Música Gospel em Tarauacá podem efetuarem suas inscrições na Sede do Sinteac e Na Rádio Nova Era FM. O prazo se encerrará na próxima quarta feira e não será prorrogado. Lembrando que o festival é de interpretação e cada pessoa interessada deve observar o regulamento abaixo, antes de se inscrever.

REGULAMENTO

1 - DO FESTIVAL
a) O Festival de Musica Gospel de Tarauacá é um evento exclusivo de arte e destina-se aos artistas cantores e cantoras das diversas igrejas, intérpretes da música cristã e pretende buscar a união de todos em prol do cumprimento da missão da igreja através da arte, criando oportunidades para os talentos da música evangélica local;
b) Busca incentivar a arte da música e promover integração dos artistas e membros de diferentes igrejas;
2 - DOS PARTICIPANTES:
a) Poderão participar do Festival, cantores, cantoras ou grupos de grupos de louvores, desde que inscritos regularmente dentro dos critérios estabelecidos por este regulamento e não haverá limite do numero de participantes;
b) Caso haja um número excessivo de participantes será realizada uma audição eliminatória, ficando apenas 15 (quinze) inscritos para a eliminatória final;
c) Cantores e cantoras menores de 18 anos deverão se apresentar com autorização de seus pais ou responsáveis devidamente fornecidas pelos órgãos de defesa dos direitos das crianças e adolescentes;
d) O festival não é de calouros e, portanto, destina-se aos artistas com certa experiência em apresentações pelo menos em suas igrejas;
3 - DAS INSCRIÇÕES:
a) As inscrições poderão ser realizadas no período de 21 a 30 de abril, das 8 às 17h no espaço do Ponto de Cultura de Tarauacá localizado ao lado da Rádio Comunitária Nova Era FM.
b) Poderão inscrever-se todos os cantores, cantoras ou grupos de louvores interessados em participar do evento preenchendo a ficha de inscrição que deverá ser cedida pela organização ou baixada pela internet.
c) No ato da inscrição o candidato ou candidata interessada deverá disponibilizar para a comissão uma cópia impressa da letra da canção que irá interpretar, bem como a identificação de seus autores e intérpretes e, ainda uma cópia em mídia PEN DRIVE (word) e outra em áudio (mp3);
4 - DOS INSTUMENTISTAS – BANDA BASE
1) A Comissão Organizadora do Festival disponibilizará um grupo de músicos instrumentistas para realizar os ensaios e também fazer uma prévia avaliação dos intérpretes sob sua condição de participação no festival;
2) Os ensaios serão realizados em local e horário a ser definido pela comissão;
3) Os artistas que dispõem de músicos instrumentistas e espaço alternativo para ensaios, poderão fazê-lo separadamente com prévia comunicação à comissão;
5 - DA COMISSÃO JULGADORA:
a) Os jurados serão escolhidos entre pessoas que tenham experiência e conhecimento em musicalidade;
b) As análises das músicas terão caráter técnico e serão avaliados os seguintes critérios com notas de 5 a 10:
A) Afinação
B) Ritmo
C) Interpretação
D) Timbre vocal
E) Dicção 
6 - CONSIDERAÇÕES GERAIS:
a) A Organização do Festival de Música Gospel será responsável pelo equipamento de som e organização do evento, bem como o fornecimento dos instrumentos musicais;
b) Os intérpretes cedem todos os direitos de reprodução e utilização de som e/ou imagens ao Festival como fonte de divulgação e promoção do evento. (o preenchimento da “carta de autorização/cessão de uso” é obrigatório);
c) A efetivação da inscrição pelos concorrentes no festival implicará na aceitação de todas as normas contidas neste regulamento;
d) A mesa de jurados poderá ser alterada, sem prévia comunicação, por profissionais da mesma categoria;
e) A eliminatória final será realizada em local e data a ser definida pela comissão organizadora do evento;
f) A decisão do corpo de jurados, por ocasião do evento, será soberana, não cabendo contestação à mesma;
g) Os casos omissos neste regulamento serão decididos pela Comissão Organizadora do Festival.

Promoção: RÁDIO COMUNITÁRIA NOVA ERA FM E SINTEAC
Apoio: GABINETE DA VEREADORA JANAINA FURTADO, IGREJAS DE TARAUACÁ, SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, GALPÃO DE CULTURA E GOVERNO DO ACRE (SEDENS)

TARAUACÁ: DEPOIS DE 12 ANOS, PREFEITURA REALIZA NOVO CONCURSO PÚBLICO

muitos inscritos no concurso
O concurso é a porta de entrada para o serviço publico de forma justa e legal. Prestar um concurso é sempre um grande desafio que exige dedicação aos estudos, raciocínio lógico, poder de concentração e também muita sorte. 

milhares de pessoas inscritas
Neste domingo, 27 de abril, a Prefeitura de Tarauacá realizou, depois de 12 anos, o tão esperado concurso público para contratação permanente de servidores em diversas áreas, num total de 150. As ruas de Tarauacá ficaram movimentadas com o deslocamento de cerca de três mil pessoas para os diversos locais de realização das provas. 

O prefeito Rodrigo Damasceno visitou alguns locais para desejar sorte aos inscritos e deu a seguinte declaração numa rede social: "Após mais de 12 anos de Espera... logo mais, das 14 às 18h, começam as Provas do Concurso Público Municipal em Tarauacá! Desejo que todos os participantes tenham calma e que consigam fazer o seu melhor! Boa Prova à Todos!!!"

Agora, a nova expectativa é pela divulgação do resultado.

Veja o que diz o edital AQUI

HOJE É O NÍVER DO MUNICÍPIO DE JORDÃO


Querida Jordão,
“Tesouro do Juruá”,
cidade pacata,
te escolhi pra morar.

De praias tão lindas,
peróla do Juruá,
o seu ar é tão puro,
Jordão Kaxinawá.

De verde tão intenso,
de céu azul anil,
sua fauna á tão rica;
pedaço do Brasil.

Seu povo é honesto,
e gosta de ajudar;
Jordão tão querido,
melhor lugar não há.

De verde tão intenso,
de céu azul anil,
sua fauna é tão rica,
pedaço do Brasil.


‘Acre virou rota internacional de imigração ilegal’

Governador Tião Viana
O governador petista do Acre, Tião Viana, afirmou que seu Estado se transformou em “rota internacional de imigração ilegal”. Atraídos pelo tratamento humanitário que o Brasil decidiu dar aos haitianos, chegam ao Acre cidadãos de outras nacionalidades. “Dominicanos vêm em grande quantidade, senegaleses chegam às centenas, atravessam a nossa fronteira também pessoas procedentes da Nigéria, do Marrocos, de Serra Leoa, de Camarões…”, disse Viana.

Em entrevista ao blog, o governador relatou que os imigrantes ilegais chegam pelo Equador, passam pelo Peru, estacionam na cidade acriana de Brasiléia e se deslocam para outros Estados. Os coiotes, como são chamados os agenciadores de imigrantes clandestinos, atuam sem que a Polícia Federal consiga reprimi-los. Alertado, o governo federal demora a reagir.

Viana resumiu o enrosco: “Temos que ser solidários, mas não há nenhum país no mundo que acolhe imigrantes que venham ilegalmente, com ou sem coiote, dá abrigo, alimentação e ainda procura emprego para eles. Isso, obviamente vai ter consequências que podem ser dramáticas para o Brasil. A África toda está olhando para essa rota que se abriu. Quando era o só o Haiti, já era um problema. Agora temos da República Dominicana à África.”

O governador reiterou sua decisão de processar a secretária de Justiça e Defesa da Cidadania de São Paulo, Eloisa de Souza Arruda, que o acusou de agir como um “coiote” ao enviar 400 haitianos para a capital paulista. “Eles estão indo para onde querem”, disse. “Não vou prendê-los. Ontem saíram dois ônibus. Amanhã saem mais ônibus. Segunda-feira saem outros. Isso não para.”

Viana declarou-se decepcionado com o colega tucano Geraldo Alckmin por permitir as “agressões” de sua assessora. E ironizou: “Quando chegam a São Paulo os bacanas de Nova York, os bacanas de Paris, os bacanas de Londres, eles não pedem licença. Por que o imigrante haitiano precisaria pedir?

Leia a entrevista AQUI

Po Josias Souza