CONTATO: gomesaccioly@gmail.com - 68 99775176

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

JORDÃO: Novo Porto não é dos índios

Vista da chegada da comunidade Novo Porto
No dia 7 de setembro de 2013, o Prefeito Élson Farias e o seu Vice Bibiu Aragão juntamente com sua equipe e os deputados Moisés Diniz, Perpétua Almeida, o secretário de Estado Edivaldo Magalhães entre outras autoridades, realizaram a inauguração do Ramal daIntegração que liga o Município de Jordão ao Seringal Novo Porto, no Rio Murú, tirando assim, centenas e centenas de pessoas do isolamento.

O varadouro já existia há cerca de 104 anos antes de quando o senhor Ataliba Ximenes de Aragão chegou ao local em 1910. Ainda com 13 anos de idade juntamente com seus pais para trabalharam na extração do Látex (leite de seringa).

O caminho dava acesso ao seringal São João no rio Tarauacá onde hoje é localizada a cidade de Jordão, e muita gente ia e vinha em busca de rezadeiras e principalmente em busca de um senhor por nome Herculano, conhecido por realizar suas curas através de ervas medicinais.

O ramal da Integração, assim denominado, tem inicio na cidade de Jordão no antigo seringal São João, extremando com o Seringal Seci e em seguida entra no seringal Novo Porto, de propriedade da Família Aragão. Com uma distância de aproximadamente 50 km das áreas de índios isolados, o que faz das informações dadas ao jornalista Altino Machado, mentirosas e prejudicial ao desenvolvimento de uma cidade que sofre justamente pela sua geografia que a deixa isolada.


Ramal da Integração que Jordão ao Seringal Novo Porto

O proprietário do Seringal Novo Porto, tem sido uma das maiores vítimas, mais até que concorda com algumas citações feitas na matéria, como por exemplo, a caçada predatória com cachorro por parte de alguns moradores do local, e disse que sempre procurou ajuda dos órgãos competentes e nunca foi atendido, mas não há hoje, caçada dentro das áreas indígenas e muito menos por pessoas da cidade.

A matéria é tão mentirosa quando diz que a estrada afetaria a reserva extrativista Alto Tarauacá onde o ramal tem inicio atrás da cidade Jordão a margem direita do Rio Tarauacá e a reserva extrativista fica a margem esquerda, da cidade de Jordão rumo a cidade Tarauacá. Além disso, as terras de índios isolados nas cabeceiras dos Xinane e Riozinho afluentes do alto Envira, como citadas, estão localizadas a centenas de quilômetros de distância dessa reserva.

Quanto a posse das terras ás margens do ramal por colonheiros, realmente se faz verdadeira, pois o município é cercado por áreas de proteção nacional como 2 reservas indígenas, uma no alto rio Tarauacá com distancia de no máximo de 8 km da cidade, e outra no Rio Jordão a cerca de 5 km, além da reserva extrativista colada na cidade, no baixo rio Tarauacá onde não há possibilidade para se ter uma agricultura ou pecuária que venha abastecer o consumo interno.

Com isso, faz das terras do ramal o único local mais apropriado para um polo agropecuário que venha abastecer o mercado local e ainda por não está localizado ás margens dos rios. É claro que deve sim ter um estudo para que isso não venha causar impactos ambientais com grandes proporções, pois, nossas terras são irregulares, tornando-se difícil a prática da agricultura sem o devido desmate.

TARAUACÁ: PELO FACEBOOK PROFESSORA MOSTRA SITUAÇÃO DO BAIRRO AVELINO LEAL APÓS A CHUVA.


Pela rede social FACEBOOK, a Professora Maria Antônia mostra como ficou o Bairro Avelino Leal depois da Chuva da última quinta feira em Tarauacá. "Meu Deus até parece que estamos em São Paulo. É força da natureza. Até o muro da construção, caiu", desabafou a professora.


TARAUACÁ: PRESIDENTE DO BAIRRO DA COHAB MOSTRA ALAGAÇÃO NO BAIRRO DEPOIS DA CHUVA DE QUINTA FEIRA

José Gomes - Presidente do Bairro da Cohab
POR JOSÉ GOMES (PRESIDENTE DO BAIRRO DA COHAB) "Hoje passei mais de duas horas visitando residências dos nossos moradores do Bairro da Cohab. Recebi varias reclamações e convite para visitar algumas residências do Bairro para que, eu pudesse vê a situação dos quintais e das casas dos moradores depois da chuva do dia de hoje." 

Residência do Bairro da Cohab
"Fiz registro com fotos e videos. Em breve reportagem completa! Com depoimentos e indignação dos nossos moradores, com o descaso da atual administração ( Ano passado fiz varia revindicações através de oficios e diálogos, mas não foram tomada nenhuma providencia por parte da administração municipal)". "Acho que os primeiros a irem para os abrigos este ano serão os moradores da COHAB", comenta um morador do bairro.

FEIJÓ: MÉDICO DOUTOR BABA RELATA 2 ACIDENTES ENVOLVENDO VEÍCULOS E PROFISSIONAIS DA SAÚDE DO MUNICÍPIO

Acidente na estrada de Sena Madureira
"Me considero um homem de muita sorte. Domingo, 26, esse carro de apoio do Hospital Geral de Feijó, que foi me buscar em Sena Madureira pra me levar pra Feijó, capotou e caiu dentro de uma ribanceira. Esse carro tava programado pra chegar as 6h da manhã em Sena e sem eu saber de nada já era 7h e o carro nada de chegar...

Padre Paulino e Dr. Baba
... Nesse espaço de tempo fui à igreja matriz onde me encontrei com o Padre Paulino. Ele me benzeu e fez uma oração com suas duas mãos sobre minha cabeça. Quado chego no hospital soube do acidente desse carro que foi me buscar. Aí é que eu digo, EU SOU UM HOMEM DE DEUS." (DOUTOR BABA)

Acidente na estrada de Feijó
"Essa BR 364, também já conhecida como a BR assassina, causou mais um acidente envolvendo dois profissionais do SAMU de Feijó, que dedicam suas vidas a salvar vidas das pessoas. Hoje, 31, por volta das 02:30h da madrugada, essa ambulância capota já chegando no município de Feijó. Acontece que essa ambulância foi deixar um paciente no Hospital do Juruá em Cruzeiro do Sul e chegando em Feijó colide com um grande buraco e vem a capotar. Estavam nela o motorista (Brandão) e a Técnica em Enfarmagem a (Elaine Souza). Sorte que nossos queridos e baluartes profissionais só sofreram escoriações leves".(DOUTOR BABA)

TARAUACÁ: PREFEITURA DIVULGA RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DA SECRETARIA DE PROMOÇÃO SOCIAL


COMISSÃO RESPONSÁVEL PARA ANALISE CURRICULAR DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL Nº 001/2014 DA SECRETARIA DE PROMOÇÃO SOCIAL DO MUNICÍPIO DE TARAUACÁ-ACRE, TORNA PUBLICO RESULTADO FINAL.

OS CANDIDATOS CLASSIFICADOS DEVEM COMPARECER À SECRETARIA DE PROMOÇÃO SOCIAL NO DIA 03 DE FEVEREIRO DE 2014, SEGUNDA – FEIRA.

VEJA LISTA DOS CLASSIFICADOS AQUI

OBSERVAÇÕES:

1 - Para o Cargo de Nível Superior para Vaga de Psicólogo do CRAS não houve inscritos, e para os cargos de nível Médio Facilitador Cultural e Musical todos os candidatos foram desclassificados, pois não cumpriram o que estabelecia as normas do Edital.

2 – Os candidatos aos cargos de Digitador e facilitadorMusical estarão sujeito à avaliação Pratica realizada por essa Comissão.


Tarauacá, Acre, 30 de Janeiro de 2014.


Jaqueline Araújo do Nascimento Leão
Presidente da Comissão

TARAUACÁ: Baixe agora o CD Carnaval 2014 do Dj Tiago Albuquerque

HOJE É DIA DO ANIVERSÁRIO DO NOSSO AMIGO "DOTOR"

Familia
Tendo em vista que hoje dia 31 de janeiro, nós não poderíamos deixar esta data passar em branco. 
Viemos através deste fazer uma pequena homenagem o nosso querido e guerreiro pai Raimundo Pinheiro conhecido como "DOTOR" está completando 85 aninhos.

Um soldado da borracha de fibra.

Obrigada,

Benedita Pinheiro e Marlindo Pinheiro

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

TARAUACÁ: RIOS DO MUNICÍPIO TRANSBORDAM E DEFESA CIVIL COMEÇA A REMOVER FAMILIAS.

2 familias já foram removidas
O Rio Tarauacá ultrapassou a cota de transbordamento nesta quinta-feira e desabrigou duas famílias moradoras no Bairro da Praia. 

Mais de 60 famílias já foram atingidas pela cheia do manancial. 

De acordo com a Defesa Civil, o rio Tarauacá está com 9.90m. 

A cota de transbordamento é 9.40m.

Na manhã desta quinta-feira,30 o prefeito, em exercício, Chagas Batista reuniu no gabinete com as autoridades da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e a equipe de Governo para organizar as equipes de apoio às famílias que estão sendo afetadas pela a enchentes do rio Tarauacá e Murú. Na oportunidade o chefe do executivo declarou que a elevação das águas do rio Tarauacá e Murú e as demoradas chuvas que chegam à cidade, causam grande preocupação para a gestão.

As duas famílias desabrigadas foram acomodadas na Creche Municipal da cidade, local preparado para receber os possíveis desabrigados, informou o prefeito Rodrigo Damasceno.

Em Brasileia, o rio Acre atingiu a cota de alerta e está com 10.10m. Na capital, o manancial está com 11.28m. Ou seja, em 24 horas o rio subiu 68 centímetros.


Nivel dos rios:

Rio Branco: 11.28m
Riozinho Rola: 10.32m
Assis Brasil: 7.50m
Brasileia: 10.10m (alerta) 
Xapuri: 10.32m 
Sena madureira: 13.20m;
Tarauaca: 9.90m (transbordamento); 
Cruzeiro Sul: 11.30


Jardy Lopes - Assecom Tarauacá

TARAUACÁ: POLÍCIA MILITAR MONTA "OPERAÇÃO CORUJÃO" E PRENDE ARROMBADORES DE RESIDÊNCIAS E LOJAS

A Policia Militar preocupada em dar uma resposta urgente para a população Tarauacaense, que ultimamente vem sendo vítima de marginais, com inúmeros arrombamentos madrugada a fora, elaborou um planejamento estratégico com intuito de conter esse tipo de crime.

Na primeira noite da "OPERAÇÃO CORUJÃO", já houve êxito. Três criminosos foram presos no momento que arrombavam a loja do senhor Marcelino. Eles estavam forçando a porta da loja “feirão digital e Beatriz modas”.

Por azar dos marginais, a policia se encontrava em lugar estratégico esperando a ação dos mesmos. No momento em que quebraram o cadeado da loja, receberam voz de prisão, foram algemados e conduzidos para a Delegacia. 

Para a Policia Militar não foi nenhuma surpresa, pois se trata de M J DO SANTOS, N Q N e R S, ex presidiários que com várias passagens pela Policia por roubo, furto e porte ilegal de arma. O trio estava em liberdade há quase um mês.

Os mesmos eram investigados como supostos arrombadores de lojas e residências nos últimos dias. O trio é perigoso e destemido. Faz parte de uma quadrilha composta de mais de vinte delinquentes do “Trapichão do Flávio”, Bairro Luiz Madeiro e periferia do Bairro da Praia.

A Polícia Militar garante que as Operações vão continuar durante a madrugada pra dar segurança ao comercio e as residências.

TARAUACÁ: NOVOS PROFESSORES

Bem vindos
Novos professores que agora farão parte do quadro permanente da SEE, retornam a nossa cidade após dias em Rio Branco realizando os exames médicos exigidos pelo concurso.

TARAUACÁ: COMUNIDADE DA COPACABANA RECLAMA FALTA DE ÁGUA

Mulheres caminham 400m para buscar água
BAIRRO DE COPACABANA - O problema de abastecimento de água na comunidade da Copacabana é antigo e parece que agora se agravou.
Moradores que foram removidos de uma área de risco localizada no Bairro de Copacabana, ainda esperam pelas melhorias prometidas pelo poder público municipal.

Moradores sofre com a falta de água  
Apesar de não mais correrem risco de terem suas moradias arrastadas, eles agora vivem outros problemas que causam muitos transtornos para as famílias.

sistema de retenção de água da chuva
Crianças, jovens, homens e mulheres sofrem com a falta de água para consumo diário, sem falar das condições de acesso. A maioria está consumindo água da chuva e as mulheres estão tendo que caminhar até o Igarapé conhecido como “Violão”, distante de suas residências cerca de 400 metros.

Uma ajuda a outra para subir o barranco
“Aqui tomamos banho e daqui carregamos água em baldes pequenos para nosso consumo. É muito cansativo pra nós”, disse uma moradora. “Agradecermos ao prefeito por ter nos removido para esse local, mas, necessitamos que resolvam esse problema da água”, finalizou.