Cruzeiro do Sul tem mais de 17 mil casos de dengue confirmados

Em Cruzeiro do Sul, o número de casos confirmados de dengue já ultrapassam 17 mil. De acordo com o balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, 25.730 pessoas foram notificadas desde fevereiro deste ano, sendo que 17.570 casos foram confirmados. Apesar de o número de casos por semana ainda ser elevado, a secretária Lucila Brunetta identifica uma redução nas últimas duas semanas.
“Diminuímos 500 casos por semana, mas essa redução ainda é pouca para o nível de infestação, que é 4.5, sendo que já chegamos a ter uma infestação de 6.5. O ideal seria que tivéssemos uma infestação de 1.5, com cerca de 50 casos por semana”, afirma.
Em média, são registrados aproximadamente 1.500 casos por semana. Desde agosto, o município sofre com a epidemia de dengue. Para a secretária, é necessário que a população ajude a combater a dengue. “Por mais que a gente faça educação em saúde, com pessoas trabalhando para combater a dengue, enquanto as pessoas não nos ajudarem, cuidando de seus quintais e suas casas, não venceremos”, alerta a gestora.
Área alagada
No bairro Miritizal, segundo distrito da cidade, uma área baixa e com a chegada do período de chuva, águas ficam acumuladas embaixo das residências. Isso vem preocupando os moradores da região, como Margarida Xavier da Silva, 42 anos, que mora em uma casa com mais 10 pessoas.
Com muita água ao redor da casa, ela não sabe como resolver o problema. “Todo dia a gente se esforça para não acumular água, mas ela continua vindo”, diz.
Lucilene Lima Pereira, 32 anos, também é moradora do bairro, tem 7 filhos e está na mesma situação. De acordo com ela, vários vizinhos já pegaram a doença e teme pela saúde dos filhos. “Aqui perto de casa é tudo alagado, então eu já estou com medo”, afirma.
                                                      Ecos da notícia 

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem