TARAUACÁ: MORADORES FECHAM ENTRADAS DE DOIS BAIRRO EM PROTESTO PEDINDO ÁGUA POTÁVEL

Moradores fecham entrada de dois bairros
Na manhã desta segunda feira, 24 de novembro, moradores do Bairro Esperança, fecharam a rua principal que dá acesso ao bairro e também ao bairro Ipepaconha. O protesto era reivindicando água potável para as cerca de 80 famílias que residem no local. 

Manifestantes querem água potável no Bairro Esperança
Primeiramente chamaram a imprensa local para acompanhar o movimento. "Aqui passamos mais de 15 dias sem água. Quando fomos transferidos para este local havia uma promessa de que a rede de água seria instalada em 10 dias e isso nunca aconteceu" disse Dayane   Souza a líder do movimento. Os manifestante também ameaçavam quebrar o tubo da rede que distribui água até a cidade, já que a ETA - Estação de Tratamento de Água do Depasa, localiza-se no Bairro Ipepaconha e o tubo passa a cerca de 700 metros do novo bairro.

Bairro Esperança
O Bairro Esperança foi criado recentemente pela prefeitura para abrigar as famílias que haviam ocupado uma área particular, no final de 2012 e, que o proprietário ganhou na justiça o direito de reintegração de posse. No local está sendo construída uma grande escola, a rua de acesso está sendo pavimentada, já há uma rede elétrica provisória e a água é distribuída em carros pipas de responsabilidade da prefeitura. 

Tadeu Moreira representante do Depasa
Cansados de esperar, rede de água e nada acontecer, moradores se mobilizaram, fecharam a rua com madeira, queimaram pneus, bloqueando a passagem de veículos, visando chamar a atenção das autoridades para o problema da falta de água. 

Polícia foi ao local
Primeiro, chegou a polícia, para dar segurança a todos no local e garantir a passagem do ônibus da escola. Depois, o representante do Depasa Tadeu Moreira. Moreira disse que seria possível sim, em parceria com a prefeitura, a instalação de uma rede provisória como medida paliativa até que a município regularizasse a situação do bairro. Por fim, chegou o senhor Manoel Célio representante da Secretaria Municipal de Obras, que disse para os manifestante que a prefeitura iria garantir a mão de obra e o Depasa o material para construção da rede.

Estado e prefeitura garantiram instalação de rede provisória de distribuição de água
Depois da conversa com os representantes do governo do Estado e Prefeitura, manifestantes suspenderam o movimento, desbloquearam a rua e concederam um prazo de 15 dias para o inicio dos trabalhos, prometendo retornar com mais força os protestos, caso isso não aconteça como prometido.

Rua desbloqueada no final
Todas as fotos AQUI

Por Raimundo Accioly
Blog do Accioly

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem