CONTATO: gomesaccioly@gmail.com - 68 99775176

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

TARAUACÁ CRESCENDO COMO "RABO DE CAVALO" - POVO POBRE CONSTRUINDO MORADIAS EM VERDADEIROS PÂNTANOS.


Foto do final da rua da garagem na tarde desta quinta feira.

Dezenas de moradias sendo construídas diariamente em locais verdadeiramente inóspitos.

Em breve reportagem completa

TARAUACÁ: AMANHÃ TEM BLACK & WHITE NA MAÇONARIA

TARAUACÁ: DEMISSÕES À VISTA NA PREFEITURA DO MUNICÍPIO


Em Tarauacá não se fala noutro assunto, que não seja o possível enxugamento na folha de pagamento da Secretaria Municipal de Educação. A folha de pagamento está estourada e não há dinheiro para pagar o décimo terceiro salário dos servidores. 

O inchaço da folha deve-se ao fato de uma série de empregos que foram "distribuídos" na base do favorecimento político. Prática comum em todas as administrações. Os chamados "SERVIÇOS PRESTADOS" devem ser os primeiros na lista da "DEGOLA", além de contratos provisórios.

Muitos desses trabalhadores que podem ir para o "olho da rua" estão em pânico por conta de dívidas que contraíram em comércio e até bancos. 

Diretores não sabem ainda como será o funcionamento das escolas, já que a grande maioria desses trabalhadores prestam serviços na manutenção dessas unidades escolares.

O prefeito Rodrigo Damasceno está em Brasília. Em conversa com Manoel Monteiro, prefeito em exercício, o mesmo me afirmou que não sabia nada sobre essas demissões. O vice prefeito Chagas Batista deve assumir a prefeitura nesta quinta feira e se manifestar sobre as demissões.

Se isso acontecer de fato, deve haver um grande protesto organizado pelo movimento social de Tarauacá.

Acreanos na 4ª Conferencia Nacional de Meio Ambiente

Delegados do Acre

Representantes Municipais do Estado do Acre marcaram presença na 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, tendo como tema: Resíduos Sólidos sendo desenvolvido em diversos segmentos: Setor empresarial, Público, civil e indígena. 

Silvia Gomes Viana – Tarauacá

Os acreanos atuaram de forma significante e participaram ativamente dos debates referentes à Lei nº 12.305; avanços e oportunidades; Erradicação dos lixões com apoio das três esferas; Desperdiço de alimentos e combate à fome; os desafios da coleta seletiva e suas articulações com a reciclagem; Gerenciamento de resíduos e tratamento térmico de resíduos: Uma alternativa de destinação de resíduos Sólidos. 

Marilene Lima de Castro – Indígena Arara – Porto Walter.

Foram, ainda, desenvolvidos os ciclos de debate com os temas logísticas Reversa e sua implantação; recuperação de energia de resíduos urbanos; políticas nacional de resíduos sólidos e a construção civil; inclusão de catadores na gestão. Resíduos Sólidos em unidade de conservação.

Escrito por Silvia Gomes

TARAUACÁ: PREFEITURA ATENDE PEDIDO DA COMUNIDADE DO BAIRRO COHAB

Presidente da Cohab José Gomes agradece

O Secretário Municipal de Obras Luis Meleiro mandou uma equipe ao Bairro da Cohab construir uma galeria na Rua Manoel Vieira da Cunha, bairro da Cohab, que ficou totalmente alagada com a ultima chuva.

Rua alagada após a chuva

A associação de moradores do bairro, através de seu presidente José Gomes, continua o trabalho de reivindicar as melhorias para a vida da comunidade. José agradece publicamente ao secretário por ter atendido o pedido da entidade.

OS BRABOS DO TARAUACÁ


Os brabos do Tarauacá é um romance de autoria do amazonense João Mendonça de Souza, falecido em 2003. Mendonça de Souza pertencia à Academia Brasileira de Ciências Morais e Políticas, ao Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas e à Academia Amazonense de Letras, da qual foi presidente.

O romance gira em torno da saga dos Soldados da Borracha na região do Envira, Tarauacá, Eirunepé e Cruzeiro do Sul, com ligeira recapitulação de fatos ocorridos ao tempo da então fase áurea da borracha. A história ambienta-se no seringal Felicidade localizado no rio Tarauacá, e desenrola-se ao redor do Coronel Chico e Angélica, Tônio e Isabel, Das Dores e Ribentino, Joaninha e Desidério em suas esperanças, sonhos e frustrações. O tempo histórico é os anos que envolve o período da Segunda Guerra Mundial, quando a borracha ganha um novo impulso econômico, no chamado segundo ciclo da borracha, quando os E.U.A e os ingleses haviam perdido seus seringais asiáticos e, por meio dos Acordos de Washington, firmaram acordo de comprar a produção de borracha brasileira. Centenas de pessoas, sobretudo nordestinas, foram arregimentadas e levadas para a Amazônia como “Soldados da Borracha”, para produzir borracha para vitória dos países aliados contra o nazi-fascismo. “Brabo” era o termo que se usava na Amazônia para se referir aos recém chegados seringueiros, em sua maior parte do Nordeste, para a extração do látex.

O romance revela sobretudo a capacidade intelectual de seu autor, grande conhecedor das coisas amazônicas, o que se revela por meio das várias referências biobibliográficas que encontramos entremeadas na narrativa. Porém, a visão do autor, ufanista, acaba interferindo na própria narrativa do romance, o que acaba prejudicando a fluidez do texto e do enrendo. Além do mais, o autor acaba levando fatos históricos de sua contemporaneidade para o passado.

No mais, não é um romance que inova na temática, por demais abundante. Mas é uma boa introdução, sobretudo para aqueles que pouco ou quase nada conhecem da riquíssima literatura brasileira produzida e/ou inspirada na Amazônia.

SOUZA, João Mendonça de. Os brabos do Tarauacá (a saga dos soldados da Borracha naSegunda Guerra Mundial). Rio de Janeiro: Vozes, (s.d.)

Por

TARAUACÁ: EMPRESÁRIO EXPLICA O REAJUSTE NO PREÇO DO PÃO

 
Raimundo Rocha - Panificadora Acreana

Raimundo Rocha, proprietário da Panificadora Acreana em Tarauacá, concedeu entrevista à Rádio Comunitária Nova Era FM, para falar sobre o reajuste de 30 por cento no preço do pão que já está vigorando desde a última segunda feira. Raimundo disse que o reajuste deve-se ao fato do encarecimento dos produtos utilizados na fabricação do pão, especialmente o trigo. 

Tarauacá tem 21 panificadoras

Em Tarauacá existem 21 panificadoras espalhadas pelos bairros da cidade, sendo que uma numero significativo delas atua ainda na clandestinidade, sem compromisso com a qualidade dos produtos e nem tão pouco com a saúde da população, além de promovem concorrência desonesta. A Panificadora Acreana, por exemplo, produz diariamente cerca de 4.000 pães, consumindo em média de 170 quilos de trigo.

"todas as panificadoras da cidade reajustaram o preço do pão de 100 gramas. As que não mudaram o valor do pãozinho de cinquenta para sessenta e cinco centavos, como fez a Panificadora Acreana, usaram a estratégia comercial de manter em cinquenta centavos, porém diminuir o  peso do produto, para iludir o consumidor", disse Raimundo Rocha.

NOTA DE FALECIMENTO


Faleceu no final da tarde desta quarta feira, 30 de outubro, na cidade de Rio Branco, o Sr. Edson Craveiro. Edson era advogado e vivia em Tarauacá com a professora Maria do Carmo. Ainda não foi divulgada a causa da sua morte. 

O corpo deve chegar hoje a Tarauacá onde será velado no Clube do Sinteac.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

TARAUACÁ: PRESIDENTE DA CÂMARA MANOEL MONTEIRO ASSUME A PREFEITURA DO MUNICÍPIO

Prefeito em exercício Manoel Monteiro - Tarauacá

Com a viagem do Rodrigo Damasceno para Brasília e Chagas Batista para Rio Branco (tratamento de saúde), quem assumiu a prefeitura de Tarauacá nesta quarta feira (30) foi o Presidente da Câmara Manoel Monteiro. Manoel deve permanecer no comando da cidade até a próxima sexta feira. 

TARAUACÁ: HOJE É NIVER DA ROSANGELA MOURA


Desejamos que você tenha um aniversário com muita saúde, paz e amor. Que esta data seja um ponto de partida para grandes descobertas e realizações. Que seu aniversário seja repleto de felicidades, ao lado das pessoas mais queridas. Esperamos que o seu caminho continue sendo aberto com mãos divinas, cheio de grandes vitórias e muitas felicidades, que o senhor Jesus te abençoe e te proteja hoje e sempre, pois você merece tudo que há de mais belo nessa caminhada que se chama vida, e que deve ser vivida da forma mais doce e gratificante possível. 

Que você traga sempre dentro do coração o amor, a bondade e a sinceridade, pois, essas qualidades são as bases da felicidade. FELIZ ANIVERSÁRIO! Que Deus te ajude á conquistar tudo que almeja.

De tua família que te amam muito.

TARAUACÁ: Oferta de empregos - Lojas Marvan


TUDO SOBRE HISTÓRIA DO ACRE NESSE BLOG



Eduardo Carneiro é professor efetivo de História da UFAC. 
Egina Carli é professora de História concursada da rede pública estadual de ensino.

MEGA SENA PAGA HOJE 37 MILHÕES: FAÇA SEU JOGO

A Mega-Sena está acumulada e pode pagar nesta quarta-feira um prêmio de R$ 37 milhões caso um apostador acerte as seis dezenas. O concurso 1.543 será sorteado em estúdio de TV, em Osasco (SP), a partir das 20h25

Ministério da Educação divulga gabarito oficial do Enem 2013

Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem consultar o gabarito na internet. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) acaba de divulgar as repostas dos cadernos de prova. A previsão era que o gabarito fosse divulgado até amanhã (30). O resultado final do exame será divulgado apenas na primeira semana de janeiro. 

Mesmo com o gabarito em mãos os candidatos não conseguirão saber a nota que tiraram, porque o sistema de correção do Enem usa a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), ou seja, o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Assim, um item que teve grande número de acertos será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos e o estudante que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele item.

Nas redes sociais, durante a tarde, a ansiedade era grande: "quarta-feira chega logoo... #gabaritoenem", escreveu uma usuária do Facebook. Muitos recorreram a gabaritos extraoficiais de cursinhos ou veículos de comunicação. Alguns ficaram satisfeitos, outros, nem tanto: "Arrasada! #gabaritoenem", comentou uma usuária do Twitter.

O Enem foi aplicado no último final de semana a mais de 5 milhões de estudantes em 1,1 mil cidades em todo o país. No primeiro dia (26), eles responderam a 90 questões a questões de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia) e de ciências da natureza (química, física e biologia). No segundo dia (27), foram 180 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, além da redação.

Inscrições para concurso da Educação terminam no próximo dia 10


Os interessados em participar do concurso da Secretaria Estadual de Educação devem ficar atentos ao prazo de inscrição, que termina no próximo dia 10. O processo seletivo oferece mais de duas mil vagas no Estado, sendo 2.136 para os cargos de professor e 463 vagas para apoio administrativo.

Para os cargos de apoio, será realizada uma única fase, com prova objetiva e prova de redação. Já para os candidatos a professores, serão realizadas duas fases: na primeira, as provas objetiva e discursiva; e na segunda fase, a prova de títulos de caráter classificatório.

As inscrições (R$ 50 para cargo de nível médio, e R$ 68 para cargo de nível superior) deverão ser realizadas pela internet, no site da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab), no endereço eletrônicowww.funcab.org.

O resultado das solicitações de isenção da taxa, finalizadas no dia 22 de outubro, será divulgado nesta quarta-feira, 30. Os inscritos têm até o dia 11 de novembro para efetuarem o pagamento da taxa.

As provas serão realizadas simultaneamente em Brasileia, Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira e Tarauacá na data prevista de 24 de novembro. O resultado final do concurso tem homologação prevista para 17 de janeiro de 2014.

Da Agência Acre

FEIJÓ: Vereadores terão que devolver recursos da verba indenizatória

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) notificou a Câmara de Vereadores de Feijó, para que devolva recursos gastos indevidamente. As contas do exercício de 2008 foram analisadas pelos conselheiros e consideradas irregulares.

Por essa razão, os parlamentares legislatura passada foram condenados a devolver R$ 40 mil, cada um. Esse dinheiro é referente a verbas indenizatórias, que utilizadas de forma ilegal. Já os vereadores da legislatura atual vão devolver R$17 mil reais, e o presidente da Mesa Diretora, vai devolver R$ 19 mil.

O Tribunal de contas deu 15 dias para que os vereadores e ex-vereadores se manifestem, e provem a legalidade do pagamento da verba indenizatória, que teria sido feito antecipadamente.

Verba indenizatória é uma verba pública mensal a vereadores e deputados para ressarcimento das despesas relacionadas ao exercício do mandato. Chama-se indenizatória porque é liberada após os gastos realizados. A verba indenizatória é usada para ressarcir despesas com locação de imóveis e de veículos, material de expediente, combustível, entre outras.

Com informações da Rádio FM Feijó

TARAUACÁ: Prefeitura realiza “Operação Tapa Buraco” nas ruas do município


Na tarde desta terça-feira, 29, uma equipe da Secretaria Municipal de Obras de Tarauacá-AC, encontrava-se na Rua Justiniano de Serpa, Bairro das Flores, realizando a chamada “Operação Tapa buracos”. A medida, segundo informou o mestre de obras João Lopes, um dos responsáveis pelos serviços de recuperação das vias públicas, visa proporcionar a melhoria da trafegabilidade dos veículos e transeuntes por meio de recuperação de tijolos, areia e cimento, haja vista, que a prefeitura não disponibiliza de recursos e nem estrutura mecânica para realizar o trabalho ideal que seria o recapeamento asfáltico.

TARAUACÁ: CÂMARA DE VEREADORES (SESSÃO DE TERÇA)


O Vereador - Presidente Manoel Monteiro (PC do B), abriu a Sessão Ordinária de hoje (29/10), na Câmara Municipal de Tarauacá seguindo normalmente com os trabalhos até a chegada do Presidente da Comissão Permanente de Licitação (CPL), da Prefeitura de Tarauacá, Senhor Márcio André, que havia sido convidado na última Sessão pelos Vereadores para esclarecer alguns pontos sobre licitações e aluguéis de carros e máquinas pesadas. 

Após passou a palavra para o Vereador Marlindo (PC do B), que fez menção ao festival Yawanawá que ocorreu no Gregório parabenizando aquela comunidade. Tornou a falar da falta de compreensão da população em relação ao trabalho do Vereador, condenando assim o assistencialismo. 

O Vereador João Moreira, (PSB) reclamou da falta de transporte escolar da comunidade do Corcovado para o Ensino Médio. Chamou a atenção pelo Governador não ter se reunido com os Vereadores do município para resolver os problemas. Cobrou a solução para as famílias que vivem em área de risco. 


A Vereadora Janaína Furtado (PSD), visitou na BR 364 várias escolas e uma unidade de saúde, onde presenciou vários problemas, o principal é a falta de material tanto na educação como na saúde. Devido essa verificação in loco a Vereadora vai fazer um relatório e enviar para os gestores responsáveis para dar sua contribuição assim ajudando a achar uma solução para os problemas.

O Vereador Mirabor Leite (PMDB), fez a INDICAÇÃO Nº. 049/2013 pedindo que a Prefeitura ponha em todos os carros e motos alugados para a mesma, um adesivo com o slogan da administração e os dizeres “a serviço da Prefeitura Municipal de Tarauacá”, como também, os prédios e casas locadas pela mesma, sejam pintados com a pintura da atual administração. Falou que os pedidos dos Vereadores são muitos, e os poucos que são atendidos alguns Vereadores não são convidados para participar deixando claro sua insatisfação. O Vereador disse ainda que a insatisfação dos seus colegas da Casa reflete a insatisfação da comunidade, e lembrou que quem tem o poder de chamar à atenção do Poder Executivo é a Câmara Municipal. Finalizando observou que tenha o bônus quem faz e que seja responsabilizado quem não faz. Afirmou que todos os Vereadores estão incomodados com esses aluguéis de carros e máquinas pesadas.

O Vereador Nasso Kaxinawá (PROS), esteve no XI festival Yawanawá com as demais autoridades gostando e admirando o que viu, pois esse tipo de festival só engrandece a cultura do município. Falou da sua mudança de partido, pois gosta de ter organização nas suas coisas, mas que apesar do PROS fazer parte da base do Governo não aceitará nada de errado na administração municipal. Chamou atenção para o escoamento pluvial que está deixando muito a desejar. Finalizou dizendo que apesar dos problemas existirem de administrações passadas ou não tem que ser achada uma solução. 

O outro Vereador do PROS, Lulu Neri fez a INDICAÇÃO Nº. 050/2013 para que a Prefeitura Municipal faça um levantamento de todas as máquinas que se encontram sem uso, para que possa fazer um leilão das sucatas.

Após, foi dado inicio as perguntas ao Presidente da Comissão Permanente de Licitação (CPL), da Prefeitura de Tarauacá o Senhor Márcio André que respondeu prontamente todas as perguntas que estava ao seu alcance e que se referiam a sua pasta.

(Assessoria Câmara Municipal)

TARAUACÁ: DIRETORIA DO SINTEAC PARTICIPA DO SEMINÁRIO SOBRE REGIME DE PREVIDÊNCIA SOCIAL E ESTATUTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS

Seminário

No último sábado(26) foi realizado em Tarauacá, no auditório do Cedup, um seminário para discussão sobre previdência social e implantação do Estatuto dos Servidores Públicos Municipais.

Participaram do seminário os diretores de Escolas da Rede Municipal, Servidores, Instituto de Previdência do Acre, Câmara de Vereadores, Diretoria Executiva do Sinteac e Secretaria Municipal de Educação, promotora do seminário.

Presidente José Eurico

Ao final do Seminário, foi feito o encaminhamento de realizar um seminário ampliado com todos os servidores das diversas secretarias municipais em breve para aprofundamento do debate e a apresentação de uma minuta do estatuto dos servidores públicos do município de Tarauacá.

VEJA MAIS NO BLOG DO SINTEAC

TARAUACÁ: PRESIDENTE DA CPL É SABATINADO NA CÂMARA


O presidente da CPL (Comissão Permanente de Licitação) de Tarauacá, Marcio André Marinho, foi sabatinado na manhã desta terça-feira, 29, pelos vereadores. A convocação de Marinho foi solicitada pelo o vereador Mirabor Leite, através do requerimento nº 51/2013, para que o mesmo prestasse informações acerca do processo licitatório do último pregão, ganhadores e caronas. 

Marcio André respondeu os questionários feitos pelos parlamentares, explicou as formas dos processos licitatórios, com ênfase para o pregão. Na qual, dá maior transparência, lisura, isonomia. 

Os parlamentares, após indagarem e ouvirem as repostas do chefe da licitação elogiaram Marinho por se dispor a ir à casa do povo, as vezes que os legisladores acharem necessários. 

“Nós não fazemos oposição achando que quanto pior melhor. Fazemos oposição por querermos uma Tarauacá melhor. Ainda faltam três anos para o prefeito Rodrigo, que foi eleito legitimamente pelo povo fazer uma administração marcante”, disse o autor do requerimento, vereador Mirabor Leite, disse que.

Por Leandro Matthaus

terça-feira, 29 de outubro de 2013

NÍVER DA PROFESSORA FRANCISCA ARAGÃO

Blog do Accioly manifesta desejos de felicidades

MISSA DE UM MÊS DE FALECIMENTO DE ROCELINE GUIMARÃES


Hoje será celebrada a missa de um mês de falecimento de Roceline Guimarães. 

A missa acontece na Igreja São José, as 19 horas. 

A familia convida parentes e amigos.

VICE- PREFEITO CHAGAS BATISTA AVALIA A REUNIÃO DA AMAC ELOGIA MARCOS ALEXANDRE


O Vice-prefeito-prefeito Chagas Batista participou nesta sexta-feira, a 24ª assembleia geral da instituição em Assis Brasil, onde 22 Chefes de Executivos Municipais debateram uma extensa pauta e participaram de atos como a simbólica, porém significativa assinatura no banner da campanha do Unicef em favor da infância, o Selo Unicef Município Aprovado, cuja adesão foi apresentada pelos representantes da instituição no Brasil

Os prefeitos saíram em caravana desde a sede da Amac ainda na madrugada de sexta-feira. Com paradas em senador Guiomar, Xapuri, Epitaciolandia e Brasileia. Os prefeitos foram recebidos com um almoço no restaurante do quartel do Pelotão Especial de Fronteira oferecido pelo prefeito Doutor Betinho. Dali, seguiram para o fórum da cidade, onde debateram assuntos administrativos, projetos de habitação e saneamento. A assembleia permitiu também a apresentação de informações sobre os precatórios das prefeituras e de programas como o de habitação rural da Caixa Econômica Federal.



TARAUACÁ: Governo se reúne com moradores da Aldeia Mutum,

A Aldeia Mutum fica há quase 7 horas de barco subindo o Rio Gregório, onde vivem cerca de 30 famílias do povo Yawanawá. Na sexta-feira, 25, o governador Tião Viana, a primeira-dama, Marlúcia Cândida, a secretária de Políticas para as Mulheres, Concita Maia e o senador Jorge Viana visitaram a comunidade, onde foi implantada a Casa de Produção e Cultura da Mulher Yawanawa. “A gente sabe que não é sempre que o governador vem para uma aldeia. A gente se sente por merecer”, disse Mariazinha Luiza Yawanawá, 44 anos, que lidera a Aldeia há mais de 15 anos.

Os representantes do governo do Acre foram recepcionados pelas principais lideranças da comunidade e crianças, antes da chegada ao Festival Yawa, que acontece na Aldeia Nova Esperança, comunidade vizinha. Depois da conversa inicial, a primeira-dama, Marlúcia Cândida participou de um encontro para ouvir a comunidade. “É um orgulho estar numa aldeia comanda por mulheres,” finalizou.

Celis Fabrícia
Agência Acre

TARAUACÁ: CHUVA DESTA SEGUNDA FEIRA ESPÕE O VELHO PROBLEMA DO ESGOTAMENTO SANITÁRIO DO MUNICÍPIO.

Rua Manoel Vieira da Cunha

Bastou cerca de meia hora de chuva na tarde desta segunda feira, 28 de outubro, para que a população de Tarauacá voltasse a conviver com o velho problema do esgotamento sanitário do município. 

Rua Antônio Frota

Vários ponto de alagamento se formaram em todos os bairros e também no centro da cidade, anunciando que os transtornos serão os mesmos do passado durante o inverno que se inicia.

Espaço Cultural

No bairro da Cohab o problema é antigo. Basta uma chuva e a água fica represada por não haver canais de esgotamento. 

A prefeitura de Tarauacá anunciou no início do ano que esse é um problema que, em tese, seria amenizado com um grande investimento da administração municipal em parceria com o governo estadual, com a construção de rede de esgotos. O inverno já chegou e nada foi feito.

JORDÃO: Goiás na primeira divisão em 2014

Goiás venceu  Duas Nações por 3x2

A prefeitura de Jordão, através da Diretoria de Esportes realizou na noite do ultimo sábado, 19, a Final do Campeonato Municipal de Futebol – Série B 2013. 

Após noventa minutos de muita garra e demonstração do bom futebol jordanense, o Goiás venceu a equipe Duas Nações por 3x2. Com a vitória, o Goiás garantiu sua vaga na Série A do Campeonato de 2014. Mesmo com o segundo lugar, o Duas Nações também garantiu seu acesso à segunda divisão do Campeonato do ano seguinte. 

Além da emoção da grande final, o jogo marcou a simbólica reinauguração do Estádio Municipal “Jocão”. A nomeação dos gramados é uma homenagem ao ex-servidor e amante do futebol, João da Rocha Melo, conhecido popularmente por “Seu Jóca”.

A Secretaria de Saúde disponibilizou a unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, como forma de zelar pela integridade física dos atletas que participaram das atividades.

Centenas de famílias prestigiaram o evento, que teve uma excelente organização.

Por Kézio Araújo
Do Blog Fala Jordão

TARAUACÁ: POLÍCIA MILITAR APREENDE ARMA DE FOGO

A Polícia Militar de Tarauacá, através do seu Serviço de Inteligência e Grupo de Operações Especiais (COE), vem realizando um trabalho de investigação e repressão ao trafico de droga e ao contrabando de arma de fogo. A polícia investiga cerca de 50 pontos de possível comercialização de drogas e que podem existir armas de fogo, adquiridas pelos traficantes do município. Essas armas que que de regra são contrabandeadas, estariam de posse dos traficantes locais que estão armando suas facções para disputar o comando do tráfico e para possíveis embates com Policiais.

Neste domingo, após se certificar a partir de informações precisas, a polícia “estourou” um desses locais monitorados. Como já suspeitavam, os policiais encontraram 01 revolver calibre 38 com vasta munição, em poder de JOSÉ VIANA, residente num quarteirão localizado na Rua Epaminondas Jácome. Após o flagrante, José Viana, confessou que acabara de vender um revolver calibre 32 para outra pessoa que também está sendo monitorada pela Policia Militar. José Viana foi preso em flagrante e se encontra à disposição do Delegado.

Igreja Mundial pede que fiéis finjam curas e milagres para arrecadar dinheiro; Veja documento


A crise financeira que obrigou a Igreja Mundial do Poder de Deus (IMPD) a perder os horários de exibição de seus programas na Band estaria levando a denominação a buscar reverter a situação através de fingimentos.

Líderes da igreja estariam recrutando pessoas dispostas a viajar para fingir testemunhos de cura e vitória em cultos da denominação, e assim, aumentar a arrecadação da Mundial, que teria perdido o espaço na Band devido a dívidas de R$ 21 milhões com a emissora.

Porém, o objetivo do fingimento seria arrecadar R$ 500 milhões para adquirir a concessão do canal 32 em São Paulo, pertencente ao Grupo Abril e que até outubro abrigava a filial brasileira da MTV.

O site Notícias da TV, do portal Uol, publicou uma imagem de um folheto impresso e distribuído no templo da Igreja Mundial na avenida João Dias, na zona sul de São Paulo. O texto do folheto pede aos fiéis para se “passarem por enfermos curados, ex-drogados e aleijados” e dessa forma, “conseguir convencer mais pessoas a contribuírem financeiramente para a aquisição do canal 32″.

Com um espaço em branco, para que o líder da igreja local escrevesse seu nome, o folheto diz que o fingimento dos milagres é um “pedido feito diretamente pelo apóstolo Valdemiro Santiago a todos os seus fiéis”, e que o material seja destruído após a leitura.

Confira na imagem abaixo:



VENDE-SE UM CARRO EM FEIJÓ


Modelo: Vectra Challenge 2.2
Ano: 2001/2001
KM/rodados: 100.000
Bancos em couro, computador de bordo, rodas aro 16"
OBS: Carro desalienado e documentos DETRAN todos pagos

Contato: 68-3463-2190 / 9977-9805 (Feijó)
Williams Daniel

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

HOJE É NIVER DA ELENILDA MOURA


Queremos nesse dia do seu aniversário, lhe desejar uma infinidade de coisas a começar pelas felicitações que receberes; que todas se transformem em realidades tudo que parentes, amigos e pessoas queridas lhe desejarem, sejam atendidos por Deus e que lhe caem como bênçãos para iluminar sua vida. 

Nossos votos é que tenha muitas vitórias, que a felicidade se faça constante em todos os dias de sua existência, e que o princípio de cada manhã venha encontrar o seu coração com as portas abertas para receber toda energia do amanhecer de mais um dia de sol. 

Que você confie sempre na sabedoria do Senhor, e acredite em você. Porque você também é uma criação divina, a imagem de seu amor. Feliz Aniversário, que Deus continue te abençoando.

De seu esposo Rozildo, de seus filhos Raylla e Ricarthe, seus pais, suas cunhadas e seus irmãos.

Acre recebe mais 30 médicos contratados por Dilma Rousseff



Um grupo de 30 profissionais contratados em outros países pelo programa Mais Médicos do Governo Federal chegou no domingo (27), em Rio Branco. Entre os médicos que atuarão nos 22 municípios está uma acreana formada no exterior.

O deputado estadual Jamyl Asfury (PEN) representou o Poder Legislativo na recepção dos profissionais da área de saúde no aeroporto Plácido de Castro. Um representante do Ministério da Saúde acompanhou os médicos.

Representantes das secretarias municipal e estadual de saúde e membros de conselhos de saúde deram as boas vindas aos médicos, que participarão de palestras para entender o funcionamento do sistema público de saúde do Acre.

O ciclo de palestras para os médicos contratados pelo Mais Médicos terá início na terça-feira (29). Jamyl Asfury destacou o empenho da secretária Estadual de Saúde, Suely Melo, na busca pelo fortalecimento atendimento básico de saúde.

“O atendimento na atenção básica deve alcançar 80% – evitando transtornos aos usuários do sistema de saúde. Vamos evitar o aumento de pacientes nas unidades de média e alta complexidade”, destaca Jamyl Asfury.
Segundo o parlamentar, a Saúde passa oferecer um melhor atendimento na prevenção, em todas as unidades básicas de saúde. “O objetivo do governo do Acre é ampliar a quantidade de médicos em todo o Estado”, diz Asfury.

Ray Melo, da redação de ac24horas
raymelo.ac@gmail.com

TARAUACÁ: AULAS DE HISTÓRIA DO ACRE E REDAÇÃO PARA CONCURSO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO ESTADUAL


Em todos todos os concursos públicos sempre procurei ajudar as pessoas oferecendo meus poucos conhecimentos em algumas áreas, ministrando aulas voluntariamente. É nessas horas,em que as pessoas estão mais precisando para garantirem um emprego de forma honrada através de seus conhecimentos, que a gente tem que ajudar.

Tenho disposição para ministrar aulas de HISTÓRIA DO ACRE e REDAÇÃO.

Primeira aula nesta terça feira, 29/10 de 20 as 22h, no auditório do Sinteac.

Levar caderno e caneta.
Convidem os conhecidos.

Informações:
9974 5846 - Janainna Acioly

TARAUACÁ: PÃO TEM AUMENTO DE 30 POR CENTO NO MUUNICÍPIO

aumento de 30% no preço do pão

Quem foi hoje pela manhã comprar o "pão nosso de cada dia" teve que encarar um aumento de 30% no preço do produto. O pãozinho passou de R$ 0,50 para R$ 0,65. 

TARAUACÁ: DEBATE SOBRE PREVIDÊNCIA SOCIAL E ESTATUTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUUNICIPAIS

Debate sobre previdência

No último sábado foi realizado em Tarauacá,no auditório do Cedup,  um encontro para discussão sobre previdência social e implantação do Estatuto dos Servidores Públicos Municipais. 

Participaram diretores de Escolas, Servidores, Instituto de Previdência do Acre, Sinteac, Câmara de Vereadores e Secretaria Municipal de Educação, promotora do encontro.

Um grande encontro com todos os servidores das diversas secretarias municipais será agendado em breve para aprofundamento do debate e a apresentação de uma minuta do estatuto.

TARAUACÁ: PROERD NAS ESCOLAS

Hálida Valéria

Halida Valéria é policial militar em Tarauacá e uma das professoras do Proerd, presente nas escolas da rede pública estadual no município. 

Proerd

Em sua página do Facebbok, ele escreveu: "Uma das O PROERD é um programa que está sendo de fundamental importância na vida das crianças de Tarauacá. Elas estão tendo conhecimento do mal que a droga é capaz de fazer em nossas vidas. Antes deste programa existir em nossa cidade sabemos que muitos acabaram se envolvendo com as drogas por falta de conhecimento e de uma base familiar pois sabemos que família é a base de tudo, e o programa veio para ajudar muitos que ainda não sabiam. No dia a dia procuro mostrar aos meus alunos que as drogas trazem malefícios e além disso, prejudicam outras pessoas que na maioria das vezes são as que mais amamos."

NÍVER DO VÂNIO BANDEIRA


Hoje é um dia super especial, pois 5 décadas de vida se completa, que hoje seu dia seja mais que especial, repleto de alegria e amor, saiba que todos nós te amamos muito, 50 anos chegou e desejamos a você muita felicidade e que continue sempre com esse jeito cativante e alegre que só você tem. Que Deus te ilumine e te guarde sempre . 

Um forte Abraço de sua familia Rosa, Valéria, J.P e Thoff. 

FEIJÓ: INSTITUDO SÓCIO EDUCATIVO REALIZA SEGUNDO SARAU CULTURAL

III Sarau Cultural do ISE - Feijó-Acre

Tão fundamental quanto os demais direitos assegurados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o direito à cultura deve ser garantido também aos adolescentes privados de liberdade.

II Sarau Cultural

Na última sexta feira (25) em Feijó, a direção do Instituto Socioeducativo (ISE), realizou o II Sarau Cultural para os jovens do Centro Socioeducativo com a promoção de diversas atividades culturais como música, teatro, poesia, dança, capoeira e outras, sendo a maioria protagonizada pelos próprios adolescentes internados no instituto.

Dorotéia Rodrigues - Assistente Social

Para a assistente social responsável pela organização do evento, Dorotéia Rodrigues, o evento em sua segunda edição, tem como objetivo principal a promoção de ações que possam contribuir com a recuperação da garotada, para que possam voltar ao convívio de suas famílias e da sociedade. O Sarau contou com a participação de autoridades de Feijó e Tarauacá.

HOJE É DIA DO SERVIDOR PÚBLICO

No dia 28 de outubro comemora-se o dia do funcionário público. A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937.

Em 1938 foi fundado o Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, onde esse tipo de serviço passou a ser mais utilizado.

As leis que regem os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos estão no decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, motivo pelo qual é o dia da comemoração desse profissional.

Em 11 de dezembro de 1990, foi publicado o novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, a Lei nº8112, alterando várias disposições da antiga lei, porém os direitos e deveres desses servidores estão definidos e estabelecidos na Constituição Federal do Brasil, além dos estatutos das entidades em que trabalham.

Os serviços públicos estão divididos em classes hierárquicas, de acordo com os órgãos dos governos, que podem ser municipais, estaduais ou federais. Os serviços prestados podem ser de várias áreas de atuação, como da justiça, saúde, segurança, etc.

Para ser servidor público é preciso participar de concursos e ser aprovado no mesmo, garantindo assim a vaga enquanto profissional. O bom desse tipo de trabalho é que o servidor tem estabilidade, não pode ser dispensado de suas funções. Somente em casos extremos, em que se comprove a falta de idoneidade de um funcionário público, é que o mesmo é afastado de seu cargo.

Os salários dos funcionários públicos são pagos pelos cofres públicos, dependendo da localidade. Se for municipal, são pagos pelas prefeituras; se estadual, pelos governos estaduais; e se federal, pagos pelos cofres da União.

Os servidores públicos devem ser prestativos e educados, pois trabalham para atender a população civil de uma localidade. É comum vermos pessoas reclamarem dos serviços públicos, da falta de recursos dos mesmos, falta de profissionais para prestar os devidos atendimentos ou até mesmo por estes serem mal educados e ríspidos com a população. É bom enfatizar que esses profissionais lidam com o que é público, ou seja, aquilo que é de todas as pessoas. Portanto, ganham para prestar serviços a toda comunidade.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola