CONTATO: gomesaccioly@gmail.com - 68 99775176

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

TARAUACÁ: ALEXANDRE AQUINO MANIFESTA SOLIDARIEDADE A RODRIGO DAMASCENO


Em sua página do Facebook, o servidor público e empresário Alexandre Aquino manifesta solidariedade a rodrigo damasceno.

Sinto-me à beira da vergonha em ser brasileiro, por tudo que estamos passando a nível federal, diante das escancaradas e falta de pudor dos nossos políticos. A nível estadual não vou entrar no debate agora, mas no plano municipal, preciso esclarecer que fui oposição ao Dr. Rodrigo durante a campanha, ocasião em que votei na Marilete Vitorino. Todavia, passado o pleito eleitoral quero deixar claro e com convicção prestar de coração minha mais sincera solidariedade ao nosso prefeito Dr. Rodrigo, diante dos problemas de ordem política que o mesmo vem passando neste momento.Sempre fui e sempre serei amigo do Dr. Rodrigo e assim, deixo claro que não estou no time daqueles que acham que quanto pior melhor para interesses outros, que não são os meus e nem de toda minha família. Tenha força, fé em Deus DR. Rodrigo por que tudo haverá de correr bem, o senhor nada tem haver com esse golpe que estão tentando dar em seu mandato, eleito que foi para quatro anos de governo, deve por direito exercer os quatro anos para nosso povo o elegeu. Conte sempre com meu apoio e solidariedade, minha eterna amizade e todas as considerações. É de arrepiar a falsidade dessa gente. Sou amante da liberdade e não acredito que a justiça do nosso estado venha cometer erro tão grave de afastá-lo de suas funções, legítimas e democráticas. Para mim nem uma novidade com o bando de traidores que dizem estar do seu lado , quando na verdade rezam e torcem para que o pior aconteça, deixando de lembrar que todos perdemos. Vivemos na dissonante condição em que inocentes são injustiçados e culpados tornados inocentes. Estarei aqui, se precisar de um amigo, conte comigo Dr. Rodrigo.

TARAUACÁ: ÓTIMA SEMANA PRA VOCÊS


Aqui em Tarauacá tem gente que respeita a Lei do Álcool Zero. Transporte certo. Só o motora que não larga o facebook. Infração leve.
Ô terra boa minha gente!

boa semana á vocês

TARAUACÁ: TARAUACAENSES ENTREGUES Á DEPENDÊNCIA DO ÁLCOOL.


Um grupo de pessoas aqui em Tarauacá, está vivendo em total dependência química, especialmente do famoso álcool "tampa azul". A situação é degradante. A foto foi tirada em pleno dia sábado ás 10 horas, no mercado municipal. Homens e mulheres entregues ao vício e ao abandono bem aos olhos das autoridades. já está mais do que na hora de se pensar uma política pública direcionada a essas pessoas, que na verdade,  estão doentes e precisam de tratamento e da ação do poder poder público. 


TARAUACÁ: Jovem Desabafa - "Se não tivesse crítica, significaria que nosso jardim estaria florido"

Fabiana Monteiro

Em sua página do Facebook a jovem empresária e militante do movimento comunitário do Bairro do Triângulo, Fabiana Monteiro, escreve sobre o que pensa da atual administração.

Dia ela:

"Observo através de blogs, redes sociais, muitos comentários, criticas de varias pessoas a respeito da atual administração e vejo que tem pessoas que concordam e outras não. Umas Dizem ate que é perseguição politica, por não esta trabalhando ou coisa parecida. Na minha concepção, discordo da opinião perseguição, pois, estamos de alguma forma cobrando algo da administração, pagamos impostos, temos direitos, temos que cobrar sim, não podemos é ficar de braços cruzados. Cada um ajuda da forma que pode se for através de sugestões, criticas, cobranças ou simplesmente parabéns. Se não tivesse crítica, significaria que nosso jardim estaria florido, nossa cit estaria bela, mas não. Nosso jardim parece estar murchando ao invés de florescer. Alguém se lembra de que em nossa cit já teve concursos, festivais, lazer e muito mais.... Enfim passou-se Julho, agosto e esta acabando setembro e cadê a nossa Cultura?"

Por Fabiana Monteiro

VENDO EM TARAUACÁ

Preço: R$ 250.000
Contanto Leo Silva

fone:  99276932

CONCURSOS PÚBLICOS: IBGE e 16 órgãos abrem prazo para 3,7 mil vagas no começo da semana

Pelo menos 17 órgãos públicos abrem as inscrições na segunda-feira (30) e terça-feira (1º) para o total de 3.680 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade. Só no governo de Minas Gerais são 1.117 vagas. Os salários chegam a R$ 9.275,78 na Prefeitura de Maringá (PR).

Os órgãos que abrem as inscrições são os seguintes: Câmara Municipal de Alto Araguaia (MT), Câmara Municipal de Santa Rita de Minas (MG), governo de Minas Gerais, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT), Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais, Polícia Civil do Distrito Federal, Prefeitura de Araraquara (SP), Prefeitura de Bragança Paulista (SP), Prefeitura de Entre Rios do Oeste (PR), Prefeitura de Goiabeira (MG), Prefeitura de Itabirito (MG), Prefeitura de Maringá (PR), Prefeitura de Nova União (MG), Prefeitura de Pontes e Lacerda (MT), Prefeitura de Santa Rita de Cataguases (MG) e Universidade do Estado do Amazonas.

Do G1, em São Paulo

TARAUACÁ: ATO DE SOLIDARIEDADE A RODRIGO DAMASCENO E CHAGAS BATISTA

Manifestação de apoio a Rodrigo e Batista

Militantes dos partidos da Frente Popular, Secretários Municipais, Assessores, Líderes Comunitários, Lideranças Indígenas e Populares, organizaram uma manifestação de solidariedade ao Prefeito Rodrigo Damasceno e ao Vice Chagas Batista, no último sábado (28), no auditório do CEDUP. 
Com discursos fortes e emocionados os participantes reafirmaram apoio à atual administração, fizeram críticas aos opositores e se disseram esperançosos com a decisão do TRE, prevista para acontecer até o dia 10 de outubro, que poderá afastar o prefeito e o vice.

Chagas Batista e Rodrigo Damsceno

O prefeito rodrigo Damasceno agradeceu à todos e falou se sente orgulhoso por conta do movimento. "Sei que ainda vamos viver a melhor fase de nossa Administração, pois, estamos colocando o interesse público acima de questões partidárias. O Bem mais precioso que temos é a honra e temos que defendê-la. Nosso governo tem compromisso com a melhoria da população tarauacaense e acreditamos que a verdade dos fatos será esclarecida. Sei que todos aqui estão se esforçando ao máximo e vamos continuar juntos”, disse o prefeito Rodrigo Damasceno.

TARAUACÁ: O forró no clube da melhor idade

Forró da boa idade

A idade um pouco avançada não é empecilho para que homens e mulheres possam se divertir e aproveitar a vida de maneira intensa. Atividades físicas, dança são algumas das maneiras encontradas por essas pessoas para não deixar o corpo “enferrujar” como eles mesmos dizem.
Música ao vivo

Ainda são poucos os ambientes que possam oferecer uma pratica de atividades físicas e de descontração as pessoas da terceira idade. Não temos academias ao ar livre, não temos um local adequado para a prática de caminhadas e outros meios recreativos. Com a expectativa de vida aumentando cada vez mais é preciso desenvolver políticas públicas com total atenção as pessoas que estão chegando na terceira idade, com qualidade de vida, mas não só cuidando do corpo, cuidando acima de tudo do espirito.

Por Valdir Neri 

TARAUACÁ: PREFEITURA E CORPO DE BOMBEIROS JÁ DISCUTEM UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA ENCHENTES

Raimunda Alves (Defesa Civil) e Rômulo Barros (Bombeiros)

Foi realizada na manha desta sexta, 27 a reunião de planejamento do plano de contingência de enchentes do município de Tarauacá. O encontro foi realizado pela Coordenadoria municipal de Defesa Civil, com a participação do Corpo de Bombeiros, e demais Secretarias de apoio do município e estado.

O Corpo de Bombeiros ressaltou a importância de se criar uma estrutura operacional para dar a resposta ao desastre, mas também de realizar um trabalho de prevenção junto às áreas de risco do município para evitar a ocupação dessas áreas e remover as famílias que correm risco por essa ocupação desordenada. "É importante uma fiscalização permanente para não haver novas construções em áreas de risco" acrescentou o Tem. Rômulo comandante do 7o. BEPCIF.

Reunião 

Segunda a coordenadora da Defesa Civil no município, Raimunda Alves, "o objetivo desse planejamento é construir uma visão estratégica de longo prazo para Tarauacá, de modo a estabelecer um referencial para os posicionamentos do Município, com a visão de um futuro desejado, que contribui para integrar, articular e reforçar a interação entre os planos e as decisões, além de assegurar o uso mais coerente e eficaz de recursos públicos. O trabalho envolverá ainda a participação da comunidade que poderá articular a construção do planejamento", destacou Raimunda.

(Assecom Tarauacá)

TARAUACÁ: PRESIDENTES DE ASSOCIAÇÕES DE MORADORES SÃO EMPOSSADOS

Posse dos presidentes

Aconteceu na noite do último sábado(28), a solenidade de diplomação e posse dos presidentes das Associações de Moradores eleitos para o biênio 2013/2015, no município de Tarauacá-AC. Evento realizado pela UMAM - União Municipal das Associações de Moradores do Município, na sala das sessões da Câmara Municipal, sob a presidência do professor Sérgio Aragão. Limpeza pública, saneamento básico, saúde, falta de esgotos, falta de água, segurança pública e outros problemas que afetam os moradores do município foram discutidos na ocasião.

com informações do Blog do Gilberdo Coelho

domingo, 29 de setembro de 2013

TARAUACÁ: PREFEITO RODRIGO DAMASCENO PRESTIGIA TERCEIRA NOITE DO NOVENÁRIO DE SÃO FRANCISCO


O prefeito Rodrigo Damasceno ao chegar de viagem, foi até o centro da cidade prestigiar a terceira noite do novenário de são Francisco. Na oportunidade o prefeito conversou com a população e também com o padre, usando como meta de trabalho e efetivando seu carisma ouviu a opinião de todos os presentes na grande festa religiosa de São Francisco, que atrai milhares de pessoas do município e cidades vizinhas, em especial, a zona rural.

ASSECOM/TARAUACÁ

JANAINA FURTADO VEREADORA: Comemoração do Dia do Idoso em Tarauacá


Tive a honra de propor uma sessão especial para que nós vereadores possamos homenagear os queridos idosos de nosso município, pela passagem do seu dia.

Aproveito esse momento e convido todos os idosos e também a sociedade civil organizada para se fazerem presentes na câmara, na próxima terça feira, 1 de outubro, às 9 horas.

TARAUACÁ: DOMINGO COMEÇA ASSIM NA TERRA DO ABACAXI GRANDE


Que todos tenham um ótimo domingo

MANOEL URBANO: Professores paralisam atividades

Há quatro dias, os professores da rede municipal de ensino de Manoel Urbano, interior do Acre, decidiram paralisar suas atividade alegando falta de acordo com a prefeitura em relação ao plano de carreira e salário. Desde quarta-feira (25), cinco escolas estão paradas e os professores ameaçam greve por tempo indeterminado, caso não haja uma negociação.

A presidente do sindicato da categoria, Jaqueline Albuquerque, informou que uma reunião foi marcada para a próxima segunda-feira (30) com a equipe da prefeitura. Entre as principais reivindicações, está a revisão do plano de carreira e aumento de salário.

"Desde maio tentamos todas as maneiras de negociar, mas simplesmente não conseguimos. Já apresentamos um plano, nos pediram 30 dias para ser feita uma análise, depois pediram mais uns dez dias. Logo após, informaram que não tinham como aumentar o salário porque a lei fiscal está acima do permitido", disse Jaqueline.

De acordo com a presidente do sindicato, todos os encontros estão sendo marcados porque os professores procuram o prefeito e em nenhum momento foram procurados pela equipe da administração municipal.

O secretário de administração da prefeitura, Francisco Dias, informou que uma contraproposta está sendo formulada e será apresentada à categoria na próxima semana, mas adiantou que um aumento é improvável neste momento.

"O que está dificultado é o gasto excessivo de pessoal, estamos inviabilizados de atender os direitos dos servidores. Uma equipe técnica do prefeito se reuniu para fazer cortes em alguns setores para que possamos garantir alguns benefícios que eles têm direito", disse.

Tácita MunizDo G1 AC

TARAUACÁ: VERONA VENCE E RIVERA É DERROTADO EM CASA NO ESTADUAL DE FUTSAL

Verona de Tarauacá

Uma rodada dupla do campeonato estadual de futsal foi realizada na noite deste sábado em Tarauacá, com direito a ginásio lotado e transmissão pela rádio Nova Era FM.
O Verona de Tarauacá venceu o Campo Grande de Rio Branco por 8 x 6, com grande atuação do jogador Marcel. No segundo jogo, o bom time do Madureira representantes da cidade de Sena Madureira, venceu o Rivera de Tarauacá por 3 x 1.






















colaboração do fotógrafo Jardy Lopes

TARAUACÁ: Polícia prende ladrão de barracas de camelôs em Tarauacá


(Objetos do furto)

A ação em conjunto da equipe do G.I.R.O. (Grupo de Intervenção Rápida e Ostensiva) da polícia militar e agentes de polícia civil, ocorreu nessa manhã de sábado(28) por volta das 11:00hs, no município de Tarauacá-AC, e culminou na prisão de Erivaldo da Silva Costa(20) conhecido por "Valdir".

(objetos furtados e ferramentas usadas para o crime)

Segundo a polícia, o elemento, foi preso em flagrante portando uma mochila contendo várias peças de roupas. Ao ser abordado pelos agentes o mesmo confessou que as peças eram produtos de furtos e que pretendia vendê-las. Os furtos foram realizados na madrugada de sexta feira(27) em barracas de camelôs que vieram vender seus produtos em virtude do novenário de São Francisco. A polícia encontrou, ainda, uma quantidade maior de roupas supostamente furtadas escondidas no quarto do acusado, e também, 01 micro system da marca Toshiba. Os objetos e o acusado foram conduzidos para a Delegacia de Polícia, e entregues ao delegado titular da regional Bel. Odacy Guedes.

O acusado que já tem várias passagens pela prática de furto (art. 155 do CP), e já cumpriu pena de internação por ter assassinado o padrasto e o próprio irmão quando menor, será encaminhado ao presídio do município, ficando à disposição da justiça. Se condenado, poderá pegar pena de 02 a 08 anos, por furto qualificado.

Parabéns mais uma vez aos nossos policiais no combate à criminalidade em nossa cidade.

JORDÃO: Governo Municipal Sanciona Lei que Estabelece a Execução do Hino Nacional e Acriano nas Escolas Municipais


Abel Ximenes (PCdoB) (Foto: Kézio Araújo/ Blog Fala Jordão)


Foi sancionada pelo o Governo Municipal no dia 18 de setembro, a Lei de Nº 051/2013 que Estabelece a Obrigatoriedade da Execução do Hino Nacional e Acriano nos Estabelecimentos Municipais de ensino, para os alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.

A Hora Cívica nas escolas fica a critério dos dirigentes escolares. Como horário de início ou término das aulas e dia da semana, cuja preferência tem será às sextas-feiras. Cada escola vai estabelecer sua periodicidade, de acordo com seus padrões.

O projeto de lei nº 015/2013 é de autoria do vereador Abel Ximenes (PCdoB), e foi aprovado com unanimidade no dia 16 deste mês.

“A proposta da nova lei é incentivar o civismo nas escolas municipais de Jordão por meio da prática reiterada da execução do Hino Nacional e Acriano”, destaca o vereador.



Por Kézio Araújo
Blog Fala Jordão

sábado, 28 de setembro de 2013

SENA MADUREIRA: AgroPurus - Sucesso de público e de negócios


A segunda edição da AgroPurus, feira agropecuária realizada em Sena Madureira, iniciou na última quinta-feira, 26 , e se estende até domingo, 29. Além das exposições de produtos da indústria e da agricultura acreana, a feira apresenta também a Copa Acreana de Rodeio.

Aliás, o rodeio é a grande atração da feira, durante a abertura da festa, na quinta-feira, 26, o número recorde de visitantes surpreendeu inclusive os organizadores. Milhares de pessoas lotaram as arquibancadas e prestigiaram um verdadeiro espetáculo, com direito a bons peões, touros bravos e helicóptero pousando na arena.

A AgroPurus é uma realização da prefeitura de Sena Madureira em parceria com o governo do Estado, a empresa V5 Agropecuária, Sebrae e Caixa Economia Federal. Juntos organizam a terceira maior feira do Acre.

“Sena Madureira tem hoje o segundo maior rebanho bovino e o maior exportador de bezerro do Acre, registramos crescimento de 70% do rebanho ovino do estado no último ano e temos crescido muito com a piscicultura e a produção de farinha”, destacou Jairo Cassiano, secretário municipal de Produção Rural.

Indústria dobra número de participação

Como o foco do evento é o agronegócio, a indústria participava timidamente da festa, mas este ano com o sucesso do evento no ano passado, mais de 20 indústrias de vários municípios do Acre aproveitaram a participação do grande público para expor seus produtos.

André Santos, industrial das áreas de alimentos e bebidas de Cruzeiro do Sul garante que a feira é uma grande oportunidade para fechar negócios.

“Uma feira como esta é uma verdadeira vitrine, aqui fechamos negócios, trocamos experiência com outros empresários e vendemos também”, disse.

O secretário de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), Edvaldo Magalhães, participou da abertura da Feira e frisou o crescimento da AgroPurus em espaço, em negócios e entretenimento.

“A feira ganhou mais espaço, mais expositores e mais entretenimento e negócios. Ela ganha essa robustez porque mostra o que Sena Madureira e os demais municípios produzem. Essa é uma feira que já se consolida e entra na agenda dos eventos de entretenimento e de negócios do estado do Acre”, comentou Magalhães.

Jaqueline Teles (Assessoria Sedens)

ACIDENTE NA BR-364: Camionete do Governo do Estado do Acre capota em trecho da BR-364

O fato, ocorrido nas proximidades do Igarapé Jurití, trecho entre o purús e a cidade de Feijó, foi com uma camionete da Procuradoria Geral do Estado do Acre que capotou, não se sabe a causa do acidente, felizmente sem vítimas fatais, tendo causado apenas ferimentos leves e escoriações no motorista e nos passageiros, segundo a informação dos peritos criminais, que chegaram no local para realizar a perícia do ocorrido.

A falta de prudência e o grande número de buracos pela estrada, podem ter sido um dos fatores que contribuíram para as causas do acidente.

O número de acidentes com vítimas fatais na BR-364 entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul têm crescido de forma alarmante nos últimos tempos. 

Pude observar alguns trechos em manutenção, mas são notoriamente reparos que duram por pouco tempo, a previsão é que a partir do período de inverno desse ano a coisa fique mais complicada ainda. 

Dirigir pela BR-364 é uma tarefa cada dia mais arriscada.

Gilberto Coelho.

- See more at: http://blogdogilbertocoelho.blogspot.com.br/2013/09/acidente-na-br-364-camionete-do-governo.html#sthash.CHzb3PPS.dpuf

TARAUACÁ: Governo faz entrega de 13 mil mudas de frutas cítricas a produtores do município.


Para agregar mais renda à produção familiar na região de Tarauacá o governo do Estado, por meio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), está fazendo a entrega de 13 mil mudas de frutas tipo citrus (tangerina, limão e laranja) para famílias que vivem na região rural do município.

A iniciativa anima agricultores como Francisco Alves que recebeu na quinta-feira, 26, mais de 30 mudas de citrus. “Ano passado eu recebi também outras mudas de laranja, tangerina e limão. Este ano vou plantar ainda mais porque tem muita área aqui na minha terra pronta para plantar. Isso é muito bom para nós”, diz o agricultor.

O presidente da Associação dos Pequenos Produtores do Mamoré e Maracanã, Lucivan Silva Rodrigues, afirma que o investimento na distribuição de mudas de frutas cítricas permite que a comunidade aumente a fonte de renda com o trabalho na agricultura familiar.

“Hoje a gente faz a entrega para treze famílias. Isso tem uma representação muito boa para nós porque o produtor daqui um ano e meio vai ter a produção de tangerina, laranja e limão para vender. Estamos passando por uma crise de limão aqui em Tarauacá e agora, com essas mudas, a gente sabe que no próximo ano vamos ter uma produção muito boa”, comentou o presidente da associação.

Lucivan Rodrigues acrescenta que ano passado 30 famílias receberam mudas de citrus. “Esses produtores aguardam ansiosos para colher a produção e ter mais um pouco de renda”, completou.

Verão a favor da produção - O gerente da Seaprof em Tarauacá, Narcelio Bayma, explica que a equipe da Secretaria de Produção está aproveitando o período de verão amazônico para intensificar a entrega das mudas e cada produtor está recebendo entre 45 a 50 mudas. “Para atender aos produtores beneficiados, às vezes, precisamos fazer a distribuição em caminhonetes para chegar aos produtores que vivem nos ramais. Esse ano, graças a Deus, as coisas estão acontecendo na hora certa”.

Além disso, o gerente da Seaprof destaca que na área de produção há avanços também na área de destoca, aradagem e plantação de milho.

“Cada produtor beneficiado está sendo contemplado com dois hectares de terra aradada e destocada. Estamos aproveitamos a entrega das mudas para entregar também sementes de milho. Este ano o produtor está de sorriso aberto. Estamos completando, este mês, em Tarauacá, 400 hectares de áreas aradadas e destocadas e distribuindo seis toneladas de milho”, celebra Narcelio Bayma.

Por  Nayanne Santana

TARAUACÁ: Comarca do município realiza Mutirão Previdenciário com mais de 100 sentenças

A Comarca de Tarauacá concluiu nesta sexta-feira (27) um Mutirão Previdenciário, para o qual foram designadas 156 audiências de instrução e julgamento.


Os trabalhos aconteceram durante toda esta semana, sendo que até o último balanço da atividade somente quatro audiências não foram realizadas por ausência dos requerentes. Para a juíza Joelma Nogueira, que coordena o mutirão, o sucesso obtido com o número elevado de audiências se deu em razão da intimação dos autores ter sido efetivada pessoalmente em cartório, após terem sido "chamados" através dos meios de comunicação local. Isso contribuiu para que nenhum mandado judicial fosse expedido, e, ainda, a semana previdenciária ter sido definida com três meses de antecedência.

Nos quatro primeiros dias foram realizados 60 acordos, com a arrecadação de um montante de R$ 307.480,91 mil e prolatadas 54 sentenças de mérito.


A magistrada enalteceu o empenho do procurador federal, Celso de Castro, dos advogados Luiz Henrique e Gersey Santiago e do defensor público Gilberto Campêlo, “pela forma firme, responsável e sisuda com que atuaram durante todo o desenrolar das audiências”.

Por fim, Joelma Nogueira reconheceu o trabalho realizado por todos servidores da Vara Cível da Comarca de Tarauacá, a quem considerou “excelentes”, cuja participação foi decisiva para o êxito desse 2º Mutirão Previdenciário realizado no ano de 2013.

AGÊNCIA TJAC
GERÊNCIA DE COMUNICAÇÃO - GECOM

TARAUACÁ: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, LANÇA PROJETO "UM NOVO OLHAR NA EDUCAÇÃO DO CAMPO"


A identidade da educação do campo definida pelos seus sujeitos sociais deve estar vinculada a uma cultura que se produz por meio de relações mediadas pelo trabalho, entendendo trabalho como produção material e cultural de existência humana. Para isso, a escola precisa investir em uma interpretação da realidade que possibilite a construção de conhecimento potencializadores a partir de estratégias solidarias, que garantam a melhoria a melhoria da qualidade de vida dos que vivem e sobrevivem no e do campo.

A escola tem papel fundamental na mudança de paradigma social que se busca construir um ambiente educativo, que valorize o conhecimento dos diferentes sujeitos da aprendizagem e que este contribua para melhorar a qualidade de vida. 

Com esse olhar, a Secretaria Municipal de Educação, através da Coordenação de Ensino Rural, estar desenvolvendo o projeto “Um Novo Olhar na Educação do Campo”voltando para a qualificação e valorização dos professores, merendeiras e transportadores que juntos fazem a diferença. Na qualidade do ensino e aprendizagem na educação do campo.

Nesta quinta-feira, 26, o coordenador do ensino rural, Francisco das Chagas da Silva Souza “Moço”, se reuniu com toda equipe da secretaria para falar do projeto, das tarefas que cada um exercerá para ter êxito, e do cronograma. 

O projeto “Um Novo Olhar na Educação do Campo” tem por objetivo: Capacitar o profissional do campo valorizando sua área de atuação para que possam atuar na comunidade com mais êxito; Possibilitar a interação dos servidores municipais que fazem educação nas diversas comunidades rurais; Contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços e da aprendizagem dos educandos que constituem o ensino o ensino rural municipal. 

Abrangendo (101) escolas que ficam localizadas na BR, Rios, Igarapés e fazendas; (183) funcionários de apoio: merendeiras, serventes, transportadores, motoristas e cuidadores; (152) professores.

A culminância do projeto será realizado entre os dias 30 de setembro a 04 de outubro.

Assessoria SEME

Jordão: Vereadora Zeina Menezes denúncia gestão do prefeito Élson Farias

foto: reprodução facebook


A vereadora Zeina Menezes (PMDB), de Jordão tem denunciado constantemente a administração do prefeito Élson Farias (PCdoB), na tribuna do parlamento jordanense por discriminar os povos indígenas, atrasar salário dos prestadores de serviço, atrasar o pagamento das férias dos funcionários da educação e o fechamento do Mercado público nos finais de semanas e feriados.

A líder do PMDB na Câmara fez as seguintes denuncias nas ultimas sessões : 1- Existem funcionários prestadores de serviço que não recebe há quatro meses; 2- As escolas indígenas que construíram foram com madeira bruta (sem beneficiar as tábuas), enquanto dos não indígenas são escolas padrões (tabua beneficiada); 3- As férias dos funcionários do quadro da educação deveria ter sido pago em junho, porém, estamos no final de setembro e sequer se houve falar em pagamento; 4- O prefeito mandou fechar o Mercado público nos feriados e finais de semanas, alegando que não tem como pagar hora extra. Zeina contesta a alegação do Comunista, afirmando que, o Mercado dispõe de três magarefes, do quadro permanente, com carga de quarenta horas semanais, o que poderia muito bem ser feito uma escala. Essa medida tem prejudicado os munícipes, pois são obrigados a comprarem carnes, nos açougues com um preço exorbitante. 

Zeina já denunciou ao Ministério público o gestor por omitir informações do legislativo, principalmente quando a solicitação parte de seu gabinete. Não será nenhuma surpresa que, ela venha usar da mesma tática novamente para obter as informações, que se faz necessário para fiscalizar e propor soluções ao governo.

A parlamentar tem dito na tribuna que suas críticas não têm motivos pessoais, no entanto, é dever dela enquanto legisladora fiscalizar o executivo, propor soluções, independente se é oposição ou situação. “É tão verdadeiro minha colocação, que fui a Rio Branco buscar emendas parlamentares para melhorar nossa cidade”. 

O prefeito Élson Farias, tão logo que assumiu a prefeitura, extinguiu o uso da sacola no mercado, alegando que o órgão não arrecadava o suficiente para manter tal prática, também era uma forma de diminuir o lixo. 

Nossa reportagem entrou em contato com assessoria da Prefeitura de Jordão, para ouvirmos a versão, no entanto, não conseguirmos êxito. Contudo, fica o espaço aberto, para os devidos esclarecimentos. 

Por Leandro Matthaus