CONTATO: gomesaccioly@gmail.com - 68 99775176

quarta-feira, 31 de julho de 2013

TARAUACÁ: ASSEMBLEIA DOS SERVIDORES DA REDE MUNICIPAL ACONTECERÁ NESTA QUINTA FEIRA


Amanhã(01.08) acontecerá uma grande assembleia com todos os servidores em educação da rede municipal, pois a Secretaria Municipal de Educação não creditou o aumento conforme acordo firmado com o Sinteac para este mês. 
O Sindicato vai propor não iniciar o segundo semestre que está previsto para próxima segunda feira além da ocupação do gabinete do prefeito e da secretaria de finanças do município.
Esperamos que o secretário possa resolver este problema até a realização da assembleia que está prevista para amanhã as 10h:30min.

blog do Sinteac

TARAUACÁ: VAI COMEÇAR O "COPÃO DA FLORESTA"

Representantes da SEDENS e comunidades

Aconteceu ontem na UGAI do Acuraua, uma importante reunião com representantes de comunidades das florestas públicas localizadas ao longo da BR 364, sentido Cruzeiro do Sul, tendo como pauta principal a realização do Primeiro Campeonato das Florestas Públicas, o "COPÃO DA FLORESTA"

A competição deve envolver cerca de 500 atletas, divididos em 40 equipes, representando as comunidades do Acuráua, Mamoré, Gregório, Tauari, Taquarí, Boto, Tábua, Liberdade e região. O torneio início está previsto para acontecer nos dias 6 e 7 de setembro de 2013. Após o torneio serão realizados campeonatos nas comunidades sedes. Na terceira etapa será realizada a fase final com os campeões de cada chave.

O governo do Estado através da SEDENS - Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, mandou construir 6 (seis) campos de futebol ao londo da BR, que servirão para essa e as demais competições.

Além do esporte haverá também investimentos em atividades culturais. O primeiro investimento é a criação de 3 escolas de música, com aulas de violões, para estudantes das escolas das comunidades divididas entre Acuráua, Gregório e Liberdade. 

Manejo Florestal Comunitário

Todos esses investimentos em atividades de esporte e cultura fazem parte de uma grande campanha de divulgação, educação e conscientização sobre o Manejo Florestal Comunitário.


O Projeto do Manejo Florestal Comunitário desenvolvido no interior das florestas públicas é uma ação do Governo do Estado com objetivo de gerar renda aos moradores que nelas habitam. Com os planos de manejo, cada família terá direito a exploração florestal de 50 hectares.

A SEDENS - Secretária da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis e Desenvolvimento Agroflorestal, promoverá essas atividades de culturais e de esporte e lazer para essas comunidades. 

Essa é uma reivindicação da Associação da Comunidade em que o Secretário Edvaldo Magalhães atendeu prontamente. "Estamos levando atividades de lazer também para essas comunidades que fazem parte do Projeto do Manejo Florestal Comunitário, que trabalham diariamente e merecem diversão nos finais de semana. Estamos também construindo 6 campos de futebol e em breve estaremos entregando para essas comunidades", falou Edvaldo.

HOJE É O NÍVER DO GRANDE CODÓ


Pai, 

Neste dia você completa aniversário, a minha alegria é muito grande por vê-lo com saúde.
Você é uma das maiores razões da minha vida. 
Seus conselhos, suas explicações são de grande importância para mim. 
Papai, você que bem sei que não tem encontrado somente flores em sua caminhada.
Mas, graças a Deus você é cheio de força de vontade, de fé, de esperanças. 
E neste dia, pai, quero desejar com todo o meu carinho e amor, toda felicidade que você merece nesta vida. 
Que seus caminhos se abram para as belezas da vida. 
Pois, acima de tudo, eu te amo muito, papai. 
Parabéns pelo seu aniversário!
Você é meu orgulho.
Homem da minha vida.

Emely Viana e família

HOJE É O NÍVER DO GRANDE DJ TIHAGO ALBUUQUERQUE


TARAUACÁ: Prefeito Rodrigo Damasceno participa de Aula Inaugural do Curso Superior em Matemática.


O prefeito Rodrigo Damasceno participou na última sexta-feira, 26, da Aula Inaugural do Curso de Matemática que a Universidade Federal do Aacre - UFAC, estará oferecendo em Tarauacá e que disponibilizará 50 vagas, através de uma parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE).

O curso é oferecido através do Programa Especial de Formação em Matemática (PROFMAT), distribuído em quatro municípios: Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Brasiléia e Tarauacá. A SEE ofertou para Rio Branco (200) vagas, Cruzeiro do Sul (100), Brasileia (50) e Tarauacá (50), um total de (400) vagas.

Além do prefeito. participaram da solenidade, o Secretário de Estado de Educação e Esporte- Daniel Zen, o Reitor da UFAC- professor Dr. Minoru Kimpara, professor José Alves da Costa - representante da Pró-reitoria de ensino, o presidente do SINTEAC José Eurico de Lima Paz, Francisca Aragão Leite- Coordenadora do Núcleo de Educação do Estado, Leila Oliveira- Coordenadora da UFAC, Fátima Medina representante da Secretaria Municipal de Educação e Raimundo Melo- Coordenador do polo da CEDUP.

Prefeito rodrigo, Secretário Zen e Reitor Minouro


O que eles disseram: 

“Aqui estamos vendo a esperança de Tarauacá, com certeza muitos de vocês irão ajudar outros jovens tarauacaenses a se formarem. Nosso governo estará sempre de portas abertas para novas parcerias, para que possamos trazer mais cursos de nível superior aos munícipes”. O prefeito ressaltou ainda que, a Prefeitura está fornecendo nove funcionários para UFAC e finalizou com a seguinte frase: Nós não podemos comprar sonhos, temos que dar a oportunidade para nossos jovens galgarem sonhos cada vez maiores". (Rodrigo Damasceno)

“No Estado do Acre todas as crianças de 0 a 14 anos de idade estão cursando do (1º ao 9º ) ano, por outro lado, ainda temos bastante jovens fora do Ensino Médio. Estamos construindo quatorze escolas novas, precisamos investir bastante na educação docente. Nosso estado vive uma nova realidade, estamos passando pelo processo de industrialização. Estamos contando nos dedos estes quatros anos. Depois de formados estarão todos com o emprego garantido, pois temos uma grande carência de professores, principalmente matemáticos”. ( Daniel Zen)

“Quero informar que a UFAC está implantando um Hospital com (300) leitos e (8) uteis para atendermos a população acriana, inclusive os tarauacaenses. Em 2014 estaremos sediando o maior evento cientifico do país o SBPC.(Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência). A grandeza da vitória de vocês pode ser medida em número, apenas 20% do ensino superior do Brasil é oferecido pelas universidades públicas e vocês fazem parte desse número. Uma conquista que requer um grande aproveitamento, vocês terão os melhores professores de matemática do Estado. Esse curso só estar acontecendo graças à parceria entre o governo do estado e as prefeituras”. (Minouro Kimpara).

Fonte de informação: Assecom Tarauacá

Acre tem crescimento recorde no IDH

O Acre foi um dos estados brasileiros que mais cresceu no índice de desenvolvimento humano medido pelo PNUD, IPEA e fundação João pinheiro. Em 20 anos, a melhoria foi de 64%, passando de 0,402 em 1991, número que remetia o Acre para uma posição de baixo IDH para 0,663, em 2010, um índice de médio desenvolvimento, quase no limite de alto IDH, que é de 0,700. O crescimento foi quase linear em todos os três critérios, renda, longevidade e educação, mostrando o acerto das políticas públicas.

O período de maior crescimento foi entre 2000 e 2010, quando o IDH saltou de 0,517 para 0,671, um aumento de quase 30%. Isso demonstra as ações e os resultados do trabalho dos governos da Frente Popular, que governou o Acre nesses 10 anos e continua a administrar o Estado. Embora esteja em 21º lugar entre os 27 estados, o Acre está na frente de Bahia, Paraíba, Piauí, Pará, Maranhão e Alagoas e quase empatado com Sergipe (IDH 0,665), Pernambuco (IDH 0,673) e Amazonas (IDH 0,674). No critério Renda, que mostra a geração de empregos, o Acre está virtualmente empatado com Pernambuco e Sergipe e ultrapassa o Ceará, 17º colocado. O Acre tem 0,671 neste critério, lembrando que quanto mais perto de 01 (um), maior é a qualidade do indicador.

Governador aponta acertos da política de desenvolvimento

O governador Tião Viana disse ontem que o resultado da pesquisa do PNUD mostra o acerto das políticas de desenvolvimento nesses 14 anos de governo da Frente popular e tem certeza de que, se a pesquisa englobasse até o ano de 2013 (o indicados tem dados até 2010), o Acre teria ultrapassado mais duas ou três posições, pelos investimentos que estão sendo feitos. A credita que na pesquisa de 2020, quando os programas em execução como a piscicultura, fruticultura, microcrédito, os investimentos em saúde e urbanismo estiverem concretizados, a situação será ainda melhor.


Tião Viana disse que só nesses dois anos e meio de governo, 48 mil pessoas deixaram a faixa de pobreza extrema no Acre, reconhecendo que ainda faltam cerca de 60 mil. Para estes, um trabalho de apoio e criação de oportunidades está sendo feito incessantemente pelo governo. A inclusão social, o combate á pobreza e á fome, as melhores condições de vida, para o governador, são a marca da frente popular, que se refletem nos resultados mostrados pelo Índice de desenvolvimento humano.

Rio Branco é destaque em avaliações

Em vinte anos, Rio Branco teve um crescimento de 49% em seu índice de desenvolvimento humano, passando de 0,485 para 0,727, de uma avaliação de baixo desenvolvimento para alto, segundo os padrões da pesquisa PNUD/IPEA. Entre 2000 e 2010, o IDHM passou de 0,591 em 2000 para 0,727 em 2010 - uma taxa de crescimento de 23,01%. O hiato de desenvolvimento humano, ou seja, a distância entre o IDHM do município e o limite máximo do índice, que é 1, foi reduzido em 33,25% entre 2000 e 2010. A mortalidade infantil (mortalidade de crianças com menos de um ano) em Rio Branco reduziu 21%, passando de 25,5 por mil nascidos vivos em 2000 para 20,0 por mil nascidos vivos em 2010. Segundo os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas, a mortalidade infantil para o Brasil deve estar abaixo de 17,9 óbitos por mil em 2015. Em 2010, as taxas de mortalidade infantil do estado e do país eram 23,0 e 16,7 por mil nascidos vivos, respectivamente. A esperança de vida ao nascer é o indicador utilizado para compor a dimensão Longevidade do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). Em Rio Branco, a esperança de vida ao nascer aumentou 6,8 anos nas últimas duas décadas, passando de 66,0 anos em 1991 para 68,4 anos em 2000, e para 72,9 anos em 2010. Em 2010, a esperança de vida ao nascer média para o estado é de 71,6 anos e, para o país, de 73,9 anos.

No período de 2000 a 2010, a proporção de crianças de 5 a 6 anos na escola cresceu 41,04% e no de período 1991 e 2000, 81,68%. A proporção de crianças de 11 a 13 anos frequentando os anos finais do ensino fundamental cresceu 50,19% entre 2000 e 2010 e 73,74% entre 1991 e 2000. 

A proporção de jovens entre 15 e 17 anos com ensino fundamental completo cresceu 89,80% no período de 2000 a 2010 e 104,84% no período de 1991 a 2000. E a proporção de jovens entre 18 e 20 anos com ensino médio completo cresceu 128,62% entre 2000 e 2010 e 134,13% entre 1991 e 2000. A renda per capita média de Rio Branco cresceu 70,36% nas últimas duas décadas, passando de R$437,12 em 1991 para R$527,43 em 2000 e R$744,67 em 2010. A taxa média anual de crescimento foi de 20,66% no primeiro período e 41,19% no segundo. A extrema pobreza (medida pela proporção de pessoas com renda domiciliar per capita inferior a R$ 70,00, em reais de agosto de 2010) passou de 13,01% em 1991 para 10,59% em 2000 e para 4,85% em 2010. 

A desigualdade diminuiu: o Índice de Gini passou de 0,60 em 1991 para 0,61 em 2000 e para 0,59 em 2010.

O prefeito Marcus Alexandre também constatou que o trabalho desenvolvido pelo PT e a Frente popular foi fundamental para o alcance desses números de qualidade e que os esforços continuam sendo feitos, com ainda maior ênfase para promover o desenvolvimento com qualidade de vida e inclusão social.

A Tribuna

FEIJÓ: Festival do Açaí começa na próxima semana - confira a programação.


Tribunal do Acre volta a rejeitar recurso da empresa TelexFree

Brasília – O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) voltou a rejeitar recurso que pretendia a retomada das atividades da empresa TelexFree. O caso foi analisado ontem (29) pela 2ª Câmara Cível, mas a decisão foi divulgada apenas hoje (30). O funcionamento da TelexFree foi suspenso em junho após suspeita de prática de pirâmide financeira, proibida pela legislação brasileira.

No recurso ao TJAC, a empresa alegava que a decisão tomada pela corte no dia 8 de julho precisava ser reformada por violar questões técnicas. O colegiado entendeu, no entanto, que não havia erros a serem corrigidos, e sim inconformismo com o resultado do julgamento.

Os desembargadores seguiram voto do relator, Samoel Evangelista, que alegou ter encontrado motivação suficiente para formar a sua convicção, sem precisar analisar todas as questões levantadas pela empresa. Ele também destacou que o caso foi examinado pelo tribunal em várias oportunidades e que os precedentes citados pela defesa foram superados.

O modelo de pirâmide financeira se mantém por meio do recrutamento progressivo de pessoas, até chegar a níveis que tornam o retorno financeiro insustentável. Após intervenção do judiciário acriano, interessados no desfecho do processo envolvendo a TelexFree chegaram a recorrer ao Superior Tribunal de Justiça e ao Supremo Tribunal Federal, mas todos os recursos foram negados.

Da Agência Brasil

terça-feira, 30 de julho de 2013

Programa de alfabetização Mova/Alfa 100 lança edital para professores

Reduzir o analfabetismo sempre foi um dos principais assuntos para os órgãos diretamente responsáveis pela educação no Brasil. Dentro dessa realidade, o Acre foi o Estado da Região Norte que conseguiu obter mais sucesso na redução da taxa de analfabetismo, indo de 24,5% em 2000 para 16,5% em 2010.

Com mais de 80 mil pessoas alfabetizadas desde seu início, em 2000, o Movimento de Alfabetização do Acre (Mova), realizado em parceria com o Ministério da Educação (MEC), continua o trabalho de expansão para alfabetizar a comunidade acreana e ofertar a oportunidade de contratação de professores para o Programa Alfa 100, implantado no Estado em 2003.

Na última sexta-feira, 26, o Mova/Alfa100 lançou o edital de divulgação de vagas remanescentes para professores. O objetivo é atingir a meta estabelecida pela coordenação do movimento, que espera, com o preenchimento dessas novas vagas, conseguir completar 634 vagas para professores que atendam mais de nove mil alunos em todo o Acre, além de disponibilizar inscrições para novos alunos.

Atualmente, as ações alfabetizadoras contam com três mil alunos e 217 professores, distribuídos em 217 turmas em todo o Estado, todos incluídos como parte do Plano de Alfabetização e Elevação da Escolaridade de Jovens e Adultos (Povo Alfabetizado), lançado em 2012 pela Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE).

Mas para que a medida alcance o número de participantes desejados, com enfatiza a coordenadora do Mova/Alfa 100, Maria Augusta Rosas, é necessária a participação de toda a sociedade, incluindo o apoio das prefeituras locais. “A parceria entre governo Federal e governo Estadual rende muitos resultados, mas o incentivo de amigos e familiares, assim como mobilizações das prefeituras para que as pessoas se alfabetizem, é indispensável”.

O início das aulas está previsto para a segunda quinzena de setembro deste ano. Para mais informações, entre em contato com a coordenação do Mova/Alfa 100, através dos telefones 3226-1376 e 3226-6284.

Astorige Carneiro (Assessoria SEE)

TARAUACÁ: Servidor público adota uma família pobre e chama a atenção para a necessidade de solidariedade pelo nosso povo mais sofrido

essa é a residência que será reformada pelo amigo

Em Tarauacá acontecem uma coisas legais de se vê se contar.

Enquanto uns se encastelam no poder e esquecem o povo, outros montam esquemas de corrupção para roubar nosso dinheiro e outros olham apenas para seus umbigos, um servidor público da área da segurança, que tem também um empreendimento no município, se sensibilizou com a situação de miséria e péssima situação de moradia de uma família carente do Bairro da Praia e resolveu construir uma casa nova e ainda abastecê-la com alimentos

Ele me pediu para não identificá-lo. 

Cara parabéns pela atitude. 

Aos meus amigos empresários, servidores públicos e profissionais liberais de Tarauacá, que tal iniciarmos uma campanha com o título. ADOTE UMA FAMÍLIA POBRE DE  TARAUACÁ. Cada um ajuda de acordo com a sua condição.

Sabe qual é a diferença?

Só queremos ajudar sem a mesquinhez de depois cobra o voto dessas famílias.

Quem tiver alguma ação nesse sentido ou queira adotar uma família me liguem

99775176
gomesaccioly@gmail.com


TARAUACÁ: ACONTECE HOJE A SEGUNDA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DO MUNICÍPIO


A Prefeitura Municipal de Tarauacá, através da Secretaria Municipal de Cultura e desporto convida todos os fazedores de cultura de Tarauacá, artesãos, grupos de danças, músicos, artistas plásticos, grupos de jovens, grupos teatrais, estudantes, associações de moradores, sindicatos e demais entidades para participarem da ll Conferência Municipal de Cultura. Que será realizada no dia 30 de julho de 2013, a partir das 08:00h na Câmara Municipal.

“O Acre está no rumo certo”, afirma Edvaldo Magalhães ao avaliar primeiros dias da Expoacre 2013


O secretário de Desenvolvimento Econômico, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis do Acre, Edvaldo Magalhães esteve na noite de segunda-feira (29), durante a terceira noite da Expoacre visitando os espaços reservados à indústria e aos moveleiros. Durante sua visita, Magalhães conversou com alguns empresários, elogiou a organização feita no local e foi enfático em afirmar que “o Acre está no caminho certo”.

“A Expoacre é uma demonstração clara do crescimento da economia do Acre, a economia que passa pelo pequeno, médio e grande negocio. É a demonstração do Acre que produz, do Acre que dá certo e este é o momento de as pessoas conhecerem o que o Estado produz”, destacou o secretário.

Magalhães falou ainda sobre a capacidade empreendedora do expositores afirmando que o Acre produz e transforma o que produz em bons negócios.

“Este ano temos muitas novidades neste dois estandes, o que demonstra a capacidade empreendedora de nosso empresariado seja no setor da indústria florestal ou no segmento da indústria de alimentos, que faz com que os visitantes possam perceber essa capacidade empreendedora, mas também que o Acre produz e transforma o que produz em mercadoria, em bons negócios que ocupam o mercado e que tem competitividade. O Acre está no rumo certo, a cada ano que passa surgem novidades, então nós podemos dizer que a economia do Acre dá passos significativos para ter sua autonomia”, disse o secretário que encerrou afirmando que durante a Expoacre Juruá surgirão novidades.

A feira de negócios do Juruá acontece entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro.

Gleydison Meireles – da redação de ac24horas
ggreyck@gmail.com

FEIJÓ: MOTO COLIDE COM VEÍCULO NA BR 364 E CAUSA MORTE DE VENDEDOR DE AÇAÍ

Veículo que colidiu com a moto

Faleceu na manhã de ontem,  um dos mais queridos habitantes de Feijó-Acre, por produzir e comercializar o melhor açaí do Acre, Francisco Lourival, morador na Rua 07 de Setembro, Bairro Cidade Nova, estava na BR 364 coletando e comprando açaí das comunidades para preparar no seu pequeno empreendimento, quando sua moto colidiu com um veículo.
 
Lourival foi até o Km 51, para negociar a compra de açaí coletado pela comunidade para abastecer o município que se prepara para realizar mais um festival do açaí. Tinha contrato com a prefeitura do município para fornecimento do produto.


De acordo com informações de testemunhas,  por volta das 11:20h, pilotando uma Moto CG 150, tentou ultrapassar um veículo quando aconteceu  uma colisão com outro veículo. Lourival não resistiu ao impacto e faleceu minutos depois.

Com informações da Rádio FM Feijó.

TARAUACÁ: "O SANTO DE DEUS, OBRA DE MOISÉS DINIZ QUE CONTA O MASSACRE DO SERINGAL LAVRAS NO RIO TAUARI, CONHECIDO COMO "CASO DOS TOTÓS", JÁ PODE SER BAIXADO PELA INTERNET.


Descrição - Em 1998, uma violenta manifestação de fanatismo religioso provocou o assassinato de seis pessoas, inclusive duas crianças, e o espancamento coletivo dos moradores de Lavras, uma típica comunidade do interior da floresta amazônica isolada nos confins do rio Tauari.

O Santo de Deus não é um romance de ficção, mas uma narrativa real, com fatos que intrigam, instigam o leitor a ler mais, a saber mais sobre uma tragédia humana que ganha dimensões inimagináveis. Muitos membros da comunidade de Lavras são dizimados para expiar pecados, à luz de preceitos bíblicos mal interpretados.

Em O Santo de Deus, com escrita forte e profunda cultura bíblica, Moisés Diniz revela os caminhos que levaram ao Massacre de Lavras. O respeito pela proximidade que acabou tendo com os personagens levou o autor a lhes trocar os nomes por apelidos bíblicos. Só isso. O mais é realidade, por mais fantástica que se afirme.

Anos após os tenebrosos acontecimentos de Lavras, eu olho o tempo e vejo que ele sepultou as dores de uns e reabriu as feridas de outros. Descubro que a morte não passa de uma festa adiada, um encontro de amor alterado, uma carícia negada, um sorriso adornado de angústia.

Lavras se ramificou no meu sangue e não deixou que eu escrevesse um livro, mas digitasse a sua dor, anotasse suas lamentações mendicantes e registrasse seus ossos na pedra em que se transformou o coração dos homens urbanos, com a sua insensibilidade, sabedoria nula e cobiça infame.

Finalmente, o livro O SANTO DE DEUS, já pode ser baixado pela internet em arquivo PDF. Segundo seu autor Moisés Diniz, é uma homenagem à visita do Papa Francisco ao Brasil. 

"Que a sua leitura nos aproxime dos seres humanos e nos afaste dos lobos que disputam nossa alma todos os dias, lobos que nós mesmos criamos em cercas de insensibilidade e de egoísmo". disse Mooisés em sua página no Facebook. 


O SANDO DE DEUS

Entre a alma e a carne 

Comecei a ler ‘O Santo de Deus’ um pouco assustada, sem saber como o autor trataria tema tão árido. Mas à medida que os olhos corriam as letras, o interesse cresceu, a leitura ganhou amplo espaço, a beleza se descortinou sob o véu da inteligência, humanidade e perspicácia do autor.

‘O Santo de Deus’ é uma obra fantástica, vazada numa linguagem castiça, que encanta, fascina, pela forma como o escritor desnuda a comunidade de Lavras – aquela do massacre, na década de 90, no rio Tauari - colocando-a no epicentro do cenário selvagem amazônico. Na narrativa, o comportamento humano comunga com o isolamento na floresta, num mundo sem letras, aonde o fanatismo religioso conduz às pessoas a eletrizante drama de vida.

Não é um romance de ficção, mas uma narrativa real, com fatos que intrigam, instigam o leitor a ler mais, a saber mais sobre uma tragédia humana que ganha dimensões inimagináveis. Muitos membros da comunidade de Lavras são dizimados para expiar pecados, à luz de preceitos bíblicos mal interpretados, sob o prisma de um mundo minúsculo, onde o humano social se confunde com o animal irracional. É a selva de animais humanos, ao jugo de suas próprias leis e crenças.

‘O Santo de Deus’ conta a história da irracionalidade humana, do absurdo, da insensatez de pessoas que vivem isoladas, tendo como janela a religião, que ao tempo em que ampara, também conduz a condutas cegas, reprováveis pela sociedade civil, socialmente organizada, instruída, preparada para ler letras, pessoas, fé, religião, política, ambiente e convívio social.

O autor, em “O Santo de Deus”, encanta o leitor não apenas pela erudição que demonstra no correr da obra, pelo conhecimento religioso, conhecimento do mundo, da psicologia humana, da alma humana, senão, também, seduz pelo modo sábio como conduz a narrativa, que envolve o majestoso cenário amazônico e todos os mistérios ali presentes. Compreende, no esplendor da narrativa, como o ser humano é frágil produto do meio físico-social, podendo, a qualquer instante, ser arrebatado por ele, elevando-se ao Céu ou ao mais sombrio recanto da natureza animal.

Desejo ao escritor, que o clamor desta obra, que fala da cegueira humana, não fique nela mesma, vá além do horizonte amazônico. Que essa leitura sobre a alma das pessoas de Lavras -- seus deslizes, dramas, pesadelos, ignorância, fanatismo, rudez – consiga motivar o mundo a tirar tanta gente das trevas da ignorância e da injustiça social.

Esse grito em “O Santo de Deus” é tão bonito, forte, justo e oportuno, que não pode ser dispersado no deserto de uma sociedade sem alma. Pois, ainda hoje, o massacre prossegue, não em Lavras, mas em outras partes da Amazônia, do mundo. A rapina voraz continua, pois somente alguns poucos países são chamados ‘grandes’, ‘ricos’. Muitos são devedores, pequenos, pobres, não desenvolvidos. Caim continua a matar. Abel continua a ser morto. O genocídio prossegue lúgubre, pavoroso, dentro de cada país. Muitos são os poderosos a extorquir, vampirizar, oprimir e anular massas intensas de carentes, mantendo a diabólica injustiça que a corrupção ou mesmo a estrutura social e a dinâmica político-administrativa ‘legitimamente’ facilitam.

Assim, já dentro do terceiro milênio, o tema do presente livro procura resgatar uma caminhada, cujos fundamentos éticos são aplicados à moral da vida, permitindo novas inspirações que o contato com o pensamento humanista possa trazer, na busca de soluções para os problemas sociais e políticos contemporâneos.

Parabenizo o Autor, o escritor Moisés Diniz, pelo presente que oferta à Literatura Regional, à Amazônia, ao Brasil, ao mundo. Sua obra tem um texto comovedor, por adentrar na alma humana e nela possibilitar uma pluralidade de leituras que podem melhorar a vida. Uma leitura que deve contar em todos os corações humanamente inteiros e em todas as antologias de humanismo, política e religião. Entrem no livro, despojadamente, como num banho de água e de sol, para sair com a urgente necessidade de fraternidade universal. 

Luísa Galvão Lessa

TARAUACÁ: Secretária de Saúde atendeu mais de 750 pessoas nesse final de semana, no Seringal União no Rio Tarauacá



O Secretario de Saúde Carlos Tadeu, esteve nesse final de semana participando de duas ações de Saúde que foram realizadas no Seringal Tamandaré e também no Seringal União, onde mais de 750 atendimentos foram realizados entre consultas médicas e extração de dente, aplicação de flúor, exame do PCCU, Vacinas para Adultos e Crianças e atendimento Bolsa Família.


Segundo o secretário Carlos Tadeu, uma das preocupações do Prefeito Rodrigo Damasceno e deu seu Vice Chagas Batista, é levar atendimento as comunidades mais distante da cidade, em que muita das vezes não tem acesso pra se deslocar até a cidade. O secretario ainda agradeceu a todos que estavam presentes, e disse que estava satisfeito pela confiança a qual o Prefeito Rodrigo lhe deu para administrar a Secretaria de Saúda.

Além das ações de Saúde, Carlos Tadeu participou do Torneio de Futebol de Campo, que também aconteceu no Seringal União, onde 8 times de diversas localidades participaram do Evento. (assessoria SEMSA)

segunda-feira, 29 de julho de 2013

ONU divulgou Índice de Desenvolvimento Humano Municipal no Brasil. São Caetano, SP, lidera ranking das cidades mais desenvolvidas.


Consulte o IDHM do seu município

Clique AQUI

TARAUACÁ: CORPO DO RAPAZ QUE TERIA SE AFOGADO NO RIO TARAUACÁ AINDA NÃO FOI ENCONTRADO

Francisco Evilásio da Siva Souza (Jogador)


No último domingo, 28 de julho, por volta das 16 horas, enquanto a população desfrutava das belas praia localizadas na região da Ponte sobre o Rio Tarauacá, um rapaz que passeava de barco nas proximidades da praia, juntamente com um amigo, caiu na água e desapareceu. 

Familiares, membros da comunidade e homens do corpo de bombeiro fizeram buscar até a noite e não encontraram o corpo.

Hoje, pela manhã as buscas continuaram e até a publicação dessa matéria ainda não encontraram o corpo.

Francisco Evilásio da Siva Souza, conhecido popularmente como "jogador", tinha 29 anos, era mecânico de bicicleta membro de uma família de 6 irmãos.

Para o Tenente Rômulo, comandante do Corpo de Bombeiros no município, as buscas vão continuar por mais dois dias, que é o procedimento convencional, e esperam encontrar o corpo.

Através do e-mail abaixo a família pede ajuda à população para ajudar encontras Evilásio.

Caro amigo Accioly, 

é difícil nesse momento de dor não só pra mim, mas como pra todos meus irmãos e principalmente meus pais, estarmos nessa situação.

Estou lhe escrevendo para pedir sua ajuda pra postar as fotos do meu irmão, para quem souber, ver ou ouvir falar do corpo dele (FRANCISCO EVILÁSIO DA SILVA SOUSA) nos avisar imediatamente. Até o momento ainda não foi encontrado.

telefones de contato : 9915 0464 ( Gecina ) Irmã
9906 0377 ( Joel ) Irmão
9991 4988 ( Mãe )

Endereço : Rua Simão Leite Damasceno Nº 360,   Senador Pompeu
Nome : Francisco Evilásio da Silva Sousa 
Altura : mais ou menos 1,70
Cor : Branco 
Idade : 29 anos 
Nome da Mãe : Maria da Conceição de Oliveira da Silva
Nome do Pai : Manoel Martins de Sousa
Rua : Simão Leite Damasceno Nº 360 

Trabalhava No Ciclo Peças Colibri, rua Justiniano de Serpa, Nº 688, Vairro Triângulo.

RIO BRANCO: Educação: Após 36 dias, professores do Acre finalizam greve


Durante toda a manhã desta segunda-feira (29) aconteceu uma assembleia dos servidores da Educação do Estado. Os servidores se reuniram em frente à Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) a fim de se informarem sobre as negociações, bem como decidir sobre a continuação ou não, da paralisação.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Acre (Sinteac), João Sandir, a categoria saiu vitoriosa nas negociações:

“A categoria está de parabéns; foram 36 dias de greve e permanecemos unidos, não ‘arredamos o pé’ em nenhum minuto, e o movimento grevista é isso: há o momento de estabelecer a greve e lutar, mas também há o momento de recuar pra avançar e sair ganhando muito mais”.

Dentre as conquistas da categoria, estão: a ‘puladinha’ extra (10% de aumento para todos os servidores); o reenquadramento salarial previsto para o mês de maio e a isonomia salarial dos profissionais do quadro provisório, o que representa um ganho de 15% para estes, além de beneficiar os funcionários que estavam prestes a se aposentar.

A presidente do Sindicato dos Professores Licenciados do Acre (Sinplac), Aucilene Gurgel, se diz feliz com o resultado do movimento grevista:

“Não há dúvidas de que fomos realmente vitoriosos; o único ponto com que a categoria estava descontente era em relação ao prazo dado pelo governo para atender nossas propostas, mas estamos perto de conseguir o que queremos”.

Aucilene ainda fala dos conflitos e desentendimentos que houve na assembleia, que cercaram a decisão de interromper a paralisação:

“Apenas um grupinho [presente na assembleia] não aceitou a proposta [do governo], mas eles não estavam aqui com a intenção de lutar pelos [nossos] direitos, mas para uma questão de eleição de sindicato apenas. O importante é que entramos em um consenso e saímos vitoriosos”, afirma.

Aucilene ainda finaliza parabenizando os servidores pela paralisação, dita por sindicalistas como histórica, e afirma: “O importante é que sairemos da luta com todos os nossos diretos assegurados”.

Da Redação da Agência ContilNet

TARAUACÁ: NOTA DE ESCLARECIMENTO DA PREFEITURA DE TARAUACÁ

A Assessoria de Comunicação do Município, buscando elucidar matéria divulgada na Coluna Política da Sra Gina Menezes, na semana que passou, versando sobre um possível pedido de impeachment do Prefeito Rodrigo Damasceno, procurou o Vereador Manoel Monteiro, Presidente da Mesa Diretora 

da Câmara Municipal, tendo sido esclarecido que a informação é absolutamente improcedente. Na oportunidade, o Presidente informou que, até a presente data, não foi protocolado qualquer requerimento atinente a este assunto, tendo, inclusive, informado da impossibilidade de tal procedimento, haja vista a Câmara encontrar-se de recesso.

“Não há, na Mesa Diretora desta Casa, qualquer pedido protocolado, tampouco tenho conhecimento, ainda que informal, acerca desse fato”, afirmou.

Informou, ainda, que caso o requerimento venha a ser efetivamente protocolado a Câmara comunicará o Poder Executivo para as devidas providências.


Tamires Soares - Assessoria de Comunicação Prefeitura de Tarauacá

TARAUACÁ: Secretaria Municipal de Saúde já realizou quase 3 mil testes rápidos de HIV, HEPATITES E SÍFILIS.

Edilene Silva: Recepcionista do Posto 24 de Abril - Campanha

O ministério da Saúde em parceria com Estado do Acre e Prefeitura de Tarauacá, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na semana passada a Campanha Fique Sabendo, que leva à população testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B.

Posto 24 de Abril

Em Tarauacá a campanha que começou na semana passada, deve se estender até 02 de agosto com o título: ”As Hepatites B e C podem estar onde você menos espera, inclusive em você".

Profissionais de Saúde na Rádio Comunitária

A mobilização se deu pela Rádio Comunitária Nova Era FM, Unidades de Saúde e uma caminhada pelas principais ruas da cidade, para divulgar a importância da campanha. 

Caminhada pelas ruas do município

A caminhada contou com a participação do prefeito Rodrigo Damasceno, vice, Chagas Batista, Secretário, Carlos Tadeu Tadeuservidores e profissionais de saúde do município. Até agora a campanha foi um sucesso e ja foram atendidas 770 pessoas, num total de 2.930 testes.

Enfermeiro Karife Eleamem

Saiba Mais - A Aids, Sífilis e as Hepatites Virais B e C, são doenças que em muitas fases passam despercebidas na vida das pessoas, até o momento em que, os sinais e sintomas começam a aparecer e a doença se manifesta, em geral tardiamente com graves consequências para a saúde da pessoa. Durante esta fase de invisibilidade as pessoas estão involuntariamente transmitindo a doença a outras pessoas.Estas transmissões acontecem através de relação sexual desprotegida (não uso da camisinha em todas as relações sexuais) com alguém que se encontra infectado.

Testes Rápidos

O compartilhamento de objetos pérfuro-cortantes, piercings, materiais de tatuadores, materiais de manicure e pedicure, materiais de acupuntura, seringas e agulhas contaminadas e por transfusão de sangue contaminado ou, ainda, da mãe infectada para o bebê durante a gestação ou no momento do parto também podem transmitir essas infecções. No caso do HIV, a transmissão pode ocorrer também durante a amamentação.

Governo abre 58 vagas para professores; salário é de R$ 2.500


As Secretarias de Estado da Gestão Administrativa (SGA) e de Educação e Esporte (SEE) do Acre divulgaram o edital nº. 235 SGA/SEE/2013 para realização de processo seletivo. A finalidade é selecionar 58 profissionais de nível superior e/ou médio, aptos para atuarem nas funções de Professor Orientador, Assistente Administrativo/Pedagógico, Educador para Acompanhamento do Acolhimento às Crianças e Monitor de Qualificação Profissional.

Os profissionais irão atender às necessidades temporárias de excepcional interesse Público do Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem Urbano e Projovem Urbano Prisional. O salário é de até R$ 2.500,00 por jornada de trabalho de 20 e 40 horas semanais.
Inscrição

As inscrições serão realizadas gratuitamente no período de 07 a 09 de agosto de 2013, das 8:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00, nos seguintes locais:

RIO BRANCOEscola Heloisa Mourão Marques, situada à Rua Rio Grande do Sul, Nº 1908, Bairro: Volta

Seca, CEP: 69913-420 e na Unidade Penitenciária Dr. Francisco d’Oliveira Conde, situada à Estrada do Barro Vermelho, Km 03 – Distrito Industrial;

SENA MADUREIRA – Núcleo de Educação da SEE, situada na Avenida Avelino Chaves, Nº 690, Centro, CEP 69940-000;

EPITACIOLÂNDIA – Núcleo de Educação da SEE, situada na Avenida Santos Dumont, Nº 1180, Bairro Centro, CEP: 69934-000;

BRASILÉIA – Núcleo de Educação da SEE, situada à Rua Benjamin Constant, Nº 64, Bairro Centro, CEP: 69932-000;

TARAUACÁ – Núcleo de Educação da SEE, situada Rua Justiniano de Cerpa, S/N Centro, CEP: 69970-000.

Para efetivar inscrição o candidato deverá:

Preencher devidamente e entregar o formulário de inscrição, disponível no local da inscrição;

Entregar o Curriculum Vitae, devidamente comprovado, original e cópia autenticada dos documentos pessoais (Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoas Físicas – CPF e Comprovante de Endereço) acondicionados em envelope que deverá conter o nome do candidato, Município e cargo pleiteado;

Entregar declaração, firmada pelo candidato, disponível no local de inscrição, em que conste haver disponibilidade para ingresso no programa e para participar da formação inicial e continuada e planejamento, nos dias e horários estabelecidos pela Coordenação do Programa, inclusive aos sábados;

Entregar declaração de que não está impossibilitado para contratação, inclusive em razão de acumulação indevida de cargo ou emprego público e de demissão por atos e improbidade, comprovados por meio de sindicância e ou inquérito administrativo, na forma da Lei;

Candidatos que trabalhem no serviço público deverão apresentar declaração de seu órgão de lotação, informando que a sua participação em atividades específicas do Programa não ocasionará incompatibilidade de horário com as funções a serem desempenhadas em seu órgão ou entidade pública de lotação, nem se equiparará ao serviço de consultoria ou assistência técnica,

Seleção

O certame será composto de Análise de Curriculum Vitae, Entrevista e Formação Inicial.

A entrevista será realizada pela comissão coordenadora do processo seletivo posteriormente à análise dos currículos, nos mesmos endereços da inscrição em horários a serem divulgados no Diário Oficial do Estado e no endereço eletrônico www.see.ac.gov.br.

A data e o local do curso de formação Inicial serão oportunamente divulgados através de edital aos classificados na entrevista.

Validade

O prazo de validade do processo seletivo será de 20 meses a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

O edital está publicado no Diário Oficial do Estado do Acre, de 26 de julho de 2013, pág. 31 a 39.

TARAUACÁ: Na Rádio Comunitária, Secretário de Educação Daniel Zen diz que VDP dos professores vai ser paga o mais breve possível.


Secretário Estadual de Educação Daniel Zen esteve em Tarauacá na última sexta feira e em entrevista à Rádio Comunitária disse aos professores que não ficassem preocupados, pois todos iriam receber a VDP no mais curto espaço de tempo. 

A Secretaria de Educação publicou uma nota onde explica as razões do não pagamento do BÔNUS. 

Sinteac e Simplac publicaram notas de repúdio, já que o bônus dessa premiação tem de ser pago, em duas parcelas, sendo a primeira em junho e a segunda em dezembro

Vejam tudo abaixo.


NOTA DA SEE - A Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) vem a público informar que o pagamento da primeira parcela do Prêmio Anual de Valorização Profissional (PAVDP) e do Prêmio Anual de Valorização da Gestão (PAVDG), referente ao ano de 2013, prevista para ocorrer no presente mês de julho, foi adiado em virtude das ações administrativas de controle interno e externo que demandam comprovação quanto ao cumprimento das metas estabelecidas nos artigos 2º e seguintes do Decreto nº 5.592, de 16 de agosto de 2010 e artigo 3º e seguintes do Decreto nº 4.924, de 30 de dezembro de 2009.

Em virtude dos fatos expostos, a Secretaria de Estado de Educação e Esporte disponibilizará novo calendário de pagamento de referidas premiações, nos meses seguintes do ano em curso.


SINTEAC - A diretoria do Sinteac vem a público, repudiar, veementemente, o descompromisso do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Educação que mais uma vez descumpriu o compromisso de pagar a VDP e VDG da nossa categoria. Afinal, o bônus dessa premiação tem de ser pago, em duas parcelas, sendo a primeira em junho e a segunda em dezembro, conforme prevê a atual legislação. 

Estamos no final do mês de julho, mas lamentavelmente o secretário nos informa que não há recursos financeiros suficientes para honrar os compromissos. Portanto, estamos tomando todas as providências cabíveis, para que esse problema possa ser solucionado o mais breve possível. 

Afinal, a diretoria deste sindicato sempre estará empenhada em garantir os direitos conquistados dos trabalhadores e trabalhadoras da educação.


SINPLAC - O Sindicato dos Professores Licenciados do Acre (Sinplac) repudia a falta de pagamento do Prêmio de Valorização e Desempenho Profissional (VDP) previsto para ser depositado nas contas dos professores em Julho.

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) registrou o segundo atraso no pagamento dos valores esperados pela categoria, resultando em prejuízos ao professor que espera o dinheiro desde junho.

O Sinplac informa aos professores que a diretoria da entidade adotará medidas administrativas e judiciais para que os direitos dos professores sejam respeitados pelo Governador.

Hoje é o níver da Phenik Marinho


Espero que este dia seja tão maravilhoso
como tem sido estar ao seu lado.

Que você continue sempre sendo
esta pessoa doce, meiga,
sensível e acima de tudo
o meu grande Amor.

Também quero que saiba que
Eu Te Amo Muito.

..Feliz Aniversário… 

De Seu Namorado Pytt BuLL'

domingo, 28 de julho de 2013

TARAUACÁ: Rodrigo e Batista #euaindaacreditoneles#


Hoje revirando uns arquivos da última campanha eleitoral me deu até saudade daquele período em que a população de Tarauacá, reascendeu um brilho nos olhos, renovou esperanças, abraçou o Jovem Médico Rodrigo Damasceno e reviu um antigo companheiro das lutas do povo de nossa cidade, sindicalista e ex-vereador Chagas BatistaUma dupla que poderia se completar. 

O médico estudado demonstrando ser um idealista e um bom companheiro dos movimentos sociais da Terra do Abacaxi.

Uma disputa eleitoral acirrada que dividiu os eleitores da cidade em duas grandes frentes de batalhas através de grandes manifestações públicas como arrastões, comícios e as tradicionais passeatas. 

Do outro lado Marilete Vitorino uma professora e advogada que por circunstâncias do destino teve que assumir a prefeitura por um período curto de mandato, talvez numa das piores fases da história de nossas administrações. Mas teve que a assumir e se tornou candidata da outra metade da população.

Todos sabíamos que não havia favorito naquela eleição. A diferença deveria ser pequena. Rodrigo Venceu por pouca diferença.

Mas, o que importava agora era assumir o comando do município, montar uma equipe de governo e trabalhar para nosso povo com base num slogan que dizia: UNIR, RECONSTRUIR E FAZER MAIS.

Atualmente sabemos que nem os membros do governo conseguiram se unir, imaginem reconstruir e fazer mais. Não é possível se administrar seja o que for se os responsáveis pela função não se unirem.

A pseudo união entre Rodrigo e Batista é um engodo para nosso povo. Isso não existe. Uma verdadeira guerra política se instalou dendro da administração. Uma disputa babaca e idiota por espaço entre os principais partidos que compõem o governo. 

Isso não deveria está acontecendo. Já aconteceu no Governo do outro médico Jasone Silva e Sindicalista e ex-vereador Moisés Diniz. O resultado todos sabem. O cenário é o mesmo, os personagens são outros, mas, o conteúdo não difere em nada.

Muitos membros desse governo não passam de oportunistas, acostumados a esquemas de corrupção e favorecimento próprio e de terceiros.

Não é à toa que quase que diariamente sai na imprensa uma denúncia sobre essas situações no município.

Existe uma verdadeira "banda podre" dentro da administração que acha que vai "legalizar a imoralidade". 

Se Rodrigo Damasceno não fizer a opção pelo povo urgentemente, poderá ficar na história como a maior "desilusão política" do povo de Tarauacá.

Reforma administrativa já. Não adiante insistir com alguns secretário que já disseram para o que vieram.

Rodrigo Damasceno precisa assumir sua condição de chefe do município, líder desse povo e o cara que reascendeu os sonhos do nossa gente para por fim ao grande mal da corrupção e dos escândalos com dinheiro público.

Precisa se unir ao vice Chagas Batista e acabar com esse palhaçada que está acontecendo.

Alguém de vocês que está lendo esse texto agora, por acaso já viu Rodrigo Damasceno e Chagas Batista chegarem a um evento no mesmo automóvel? Nunca. Isso é uma vergonha. Cadê a história dos dois prefeitos?
Eu disse tudo isso a eles quando estava ajudando no mandato. Eu fui assessor de comunicação.

Falando nisso, uma pessoa me contou que um secretário desses bem vagabundos e pilantras que Rodrigo indicou, que vive comendo migalhas nas mansões de empresário daqui, diz nos quatros cantos da cidade que eu sai da administração porque queria alugar a Rádio Comunitária pra prefeitura por cinco mil reais e Rodrigo Não Aceitou.

Próximo artigo vou escrever sobre essa situação da Rádio e os reais motivos da minha saída da prefeitura.

Mas quero me ater hj sobe Rodrigo e Batista. 

Outro dia em Rio Branco encontrei os principais líderes do PT no Acre e os perguntei se eles não iam intervir em Tarauacá para acabar com a briga política e convencer Rodrigo Damasceno a fazer uma reforma administrativa. 
Me disseram que sim. Ontem eles vieram ao município e foi realizada uma plenária do PT. Torço para que essa conversa tenha acontecido.
Falei isso também aos líderes do PCdoB.

Digo isso, porque eu ainda quero continuar acreditando no sucesso de Rodrigo, um cara que passei a admirar assim que o conheci. 

Cativante, sereno, idealista e sonhador. Tanto que o convidei para ajudar a comunidade na própria Rádio Comunitária com o famoso e líder de audiência, "Programa o Médico e a Comunidade". Toda quarta feira, Rodrigo fielmente às 8:30h, chegava na emissora e durante 30 minutos conversava e orientava a população sobre a nossa saúde. Daí então passou a ser convidado quase que diariamente para fazer palestras nas escolas e na comunidade.

Naturalmente, pelo seu jeito carismático, de tratar os assuntos, ele se projetou como um grande personagem do município. 

Interessado em política, logo foi tomando pé dos problemas do povo. O restante dessa história, vocês já sabem. Ele virou prefeito.

Chagas Batista conheço das lutas do povo dessa cidade. Como militante da política e vereador, sempre me orgulhou. Agora mais maduro percebo uma certa tristeza no seu olhar com tudo que tá acontecendo.

Temos bons secretários, assessores e servidores com disposição de ajudar o povo e não pensam no seu umbigo. É só valorizá-los.

Quero reafirmar aqui minha torcida para que os dois se unam, deixem as besteiras para trás, tirem boas lições do que já aconteceu até aqui e construam um novo caminho para nosso povo andar mais despreocupado e menos envergonhado com as notícias do dia a dia da nossa administração.

Aos corruptos de dentro e de fora da prefeitura que querem mamar nas têtas do povo, meu desprezo e a firmeza do Ministério Público.

Rodrigo e Batista
#euaindaacreditoneles#

EU SOU RAIMUNDO ACCIOLY
PROFESSOR, SINDICALISTA, LÍDER COMUNITÁRIO, ATIVISTA CULTURAL E ESPORTIVO, RADIALISTA, BLOGUEIRO E PAI DO GIOVANNI E DA JANAÍNNA.

Bom domingo aos leitores do blog.