Programa de alfabetização Mova/Alfa 100 lança edital para professores

Reduzir o analfabetismo sempre foi um dos principais assuntos para os órgãos diretamente responsáveis pela educação no Brasil. Dentro dessa realidade, o Acre foi o Estado da Região Norte que conseguiu obter mais sucesso na redução da taxa de analfabetismo, indo de 24,5% em 2000 para 16,5% em 2010.

Com mais de 80 mil pessoas alfabetizadas desde seu início, em 2000, o Movimento de Alfabetização do Acre (Mova), realizado em parceria com o Ministério da Educação (MEC), continua o trabalho de expansão para alfabetizar a comunidade acreana e ofertar a oportunidade de contratação de professores para o Programa Alfa 100, implantado no Estado em 2003.

Na última sexta-feira, 26, o Mova/Alfa100 lançou o edital de divulgação de vagas remanescentes para professores. O objetivo é atingir a meta estabelecida pela coordenação do movimento, que espera, com o preenchimento dessas novas vagas, conseguir completar 634 vagas para professores que atendam mais de nove mil alunos em todo o Acre, além de disponibilizar inscrições para novos alunos.

Atualmente, as ações alfabetizadoras contam com três mil alunos e 217 professores, distribuídos em 217 turmas em todo o Estado, todos incluídos como parte do Plano de Alfabetização e Elevação da Escolaridade de Jovens e Adultos (Povo Alfabetizado), lançado em 2012 pela Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE).

Mas para que a medida alcance o número de participantes desejados, com enfatiza a coordenadora do Mova/Alfa 100, Maria Augusta Rosas, é necessária a participação de toda a sociedade, incluindo o apoio das prefeituras locais. “A parceria entre governo Federal e governo Estadual rende muitos resultados, mas o incentivo de amigos e familiares, assim como mobilizações das prefeituras para que as pessoas se alfabetizem, é indispensável”.

O início das aulas está previsto para a segunda quinzena de setembro deste ano. Para mais informações, entre em contato com a coordenação do Mova/Alfa 100, através dos telefones 3226-1376 e 3226-6284.

Astorige Carneiro (Assessoria SEE)

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem