TARAUACÁ: Mesmo em noite chuvosa poeta Chaga Du Vale lança "O Privilegiado"

Amigos foram ao lançamento do livro

Chaga do Vale é um cidadão simples, de origem pobre, filho neto de nordestinos, pai de família, trabalhador, que desde jovem, sempre foi admirador da literatura de cordel, lendo praticamente todos os livrinhos conhecidos popularmente como folhetos. Daí, então, passou a se interessar pelas poesias e histórias rimadas.

Poeta Chaga Du Vale

A literatura de cordel é uma espécie de poesia popular que é impressa e divulgada em folhetos e ganhou este nome, pois, em Portugal, eram expostos ao povo amarrados em cordões, estendidos em pequenas lojas de mercados populares ou até mesmo nas ruas. A literatura de cordel chegou ao Brasil no século XVIII, através dos portugueses. Aos poucos, foi se tornando cada vez mais popular. Nos dias de hoje, podemos encontrar este tipo de literatura, principalmente na região Nordeste do Brasil. Ainda são vendidos em lonas ou malas estendidas em feiras populares.

Ex-Deputado Chico Sombra

O município de Tarauacá, por ter sido ocupado, essencialmente, por nordestinos, ainda encontramos em pequenos comércios os livros com literatura de cordel. A população ainda continua comprando esses livros e naturalmente não deixando essa cultura desaparecer. Nas escolas do município é muito comum se encontrar trabalhos de aula produzidos sobre temas diversos em forma de literatura de cordel.

Com o amigo Raimundo Accioly coordenador do projeto

Chaga do Vale aproveita os momentos livres para escrever poesias em forma de literatura de cordel. Com um acervo vasto resolveu mostrar para alguns amigos as suas poesias e logo despertou interesse de alguns comunicadores e ativistas culturais aqui da cidade de Tarauacá. Esses amigos se organizaram e Chaga do Vale gravou em estúdio local parte de suas poesias em Cd.

Prefeito Rodrigo Damsceno

A partir daí com a divulgação nas emissoras de rádio locais, a população conheceu algumas das produções do cidadão que passou a ser tratado com um verdadeiro artista popular, sendo ele convidado para eventos em escolas, praças públicas e demais espaços da cidade. Mas, o grande sonho de Chaga do Vale era mesmo é vê suas poesias impressas num livro para que as pessoas pudessem fazer a leitura e, consequentemente, divulgar essa cultura popular.

Livro será comercializado ao preço de R$ 10,00

O Projeto “O Privilegiado – Poeta Popular Chaga do Vale”, financiado pelo governo do Acre através do PRECULT, com apoio da Rádio Comunitária Nova Era FM e Associação de Moradores do Bairro Cohab, recebe esse nome por conta de seu personagem principal, entender que teve o privilégio de nascer com esse dom natural de escrever poesias.

Apoio dos fazedores de cultura de Tarauacá


O lançamento do livro aconteceu na noite de ontem (31.05) no Galpão de Cultura de Tarauacá e mostrou como é importante e fundamental se fomentar uma cultura  popular e literária. Apesar da forte chuva muitos amigos compareceram com Destaque para o Ex-Deputado Chico Sombra, O ´residente da Câmara Vereador Manoel Monteiro, radialistas locais e a presença ilustre do Prefeito Rodrigo Damasceno. O livro o "Privilegiado" será comercializado por um preço simbólico de R$ 10, 00 e distribuído em escolas públicas e outras instituições da sociedade civil organizada.




Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem