Em carta, Médico faz "Raio X" de algumas faculdades de medicina da Bolívia.


Bom dia, 

Publiquei a pouco tempo uma reportagem sobre medicina na Bolívia e queria que vocês publicassem com exclusividade. 

É sabido que existem também faculdades muito fracas na Bolívia, eu sou médico traumatologista e ortopedista e preceptor hospital das clínicas do Acre (antiga fundhacre) e tenho visto muita deficiência em algumas faculdades na Bolívia. Mas, eu também me graduei em uma instituição boliviana em Sucre, a minha universidade se chama Universidad San Francisco Xavier de Chuquisaca, na época que me formei eramos 3 brasileiros, não existia esse "modismo" de fazer medicina. 

Como no nosso tão querido Acre, somos muitos formados na Bolívia não quero cuspir no prato que comi um dia, mas acredito eu, que você deve conhecer algumas faculdades, eu tenho uma sobrinha estudante da UNIVALLE, essa minha sobrinha eu tive o prazer de ir visitar ela na cidade de Cochabamba e fiquei lá uma semana, não é por que minha sobrinha estuda, mas a UNIVALLE me pareceu uma faculdade séria e sem "alívio" para estudante brasileiro. 

Eu vi os amigos de minha sobrinha de outras faculdades e até tive o prazer de visitar e assistir aulas, anotei até o nome das faculdades que visitei. 

UNIFRANZ com todo respeito, baixíssimo nível e com péssima fama, pelo que me informaram é uma faculdade que recebeu alunos de uma faculdade que fechou por corrupção. Tive o desprazer de assistir uma aula de parasitologia, matéria que o docente só leu slide e não fez nenhum comentário. E me parece que os alunos são totalmente sem compromisso.

Na UNIFRANZ nem precisei me identificar, acredito eu tamanha falta de compromisso dos alunos e que a assistência não seja obrigatória para assistir as aulas! 

Fui com o namorado de minha sobrinha em uma faculdade chamada UPAL, estrutura física de baixíssimo nível, mas me pareceu uma boa faculdade pela aula que assisti. Pedimos autorização do docente que de cara me reconheceu como uma pessoa estranha. Ele me autorizou a ver a aula e eu me passei como pai desse namorado de minha sobrinha, gostei muito do que vi, esse docente fez perguntas aos alunos sobre antibióticos e a matéria era farmacologia. 

Na UPAL foram apenas dois pontos negativos que tenho que aclarar, a estrutura e um "esquema" de alteração de notas que a faculdade logo descobriu e fez com que esses alunos voltassem a matéria que teriam comprado, isso quem me disse foi o namorado de minha sobrinha, e eu pude ver uma lista com os nomes desses alunos e pior que não eram poucos, mas todos brasileiros. Ponto negativo foi a estrutura e esse "esquema". 

Fui a outra faculdade com o namorado de minha sobrinha chamada UNITEPC, achei uma baderna geral, alunos mau vestidos, gritando nos corredores e fui justo em um dia de prova, e vi coisas jamais vista na minha vida, quase todos os alunos com fotocopias reduzidas "ou seja cola" e tinha brincadeiras nos corredores do tipo, eita em dia de prova a faculdade fica lotada, fui pedir uma informação me passando por aluno e o boliviano que me atendeu disse que estava muito ocupado, pois em época de provas a faculdade fica muito cheia. Resumindo, estrutura regular, mas nível dos alunos me pareceu baixíssimo. 

Fui à UNIVALLE com minha sobrinha, logo de cara achei a estrutura excelente, tive que pegar cartão de visitante para entrar e minha sobrinha me levou a sua sala e falamos com sua docente que não gostou muito da ideia de eu ver sua aula de patologia II, mas assisti e a aula foi excelente, gostei muito de tudo. Um ponto negativo foi que vi algumas provas no mural e a maioria era de questões objetivas e de nível fácil, acredito eu para facilitar a correção, pois são muitos alunos.

Fui também com o namorado de minha sobrinha em uma tal de UDABOL, logo de cara não gostei, não encontrei brasileiros e achei tudo muito sujo e fedido. Fui pedir informação sobre o curso de medicina e me mandaram justamente com a chefe de carreira, chamada Giovana, a qual não me tratou bem e me disse em outras palavras que brasileiros não eram bem vindos. Fui direto embora, não quis mais ficar nenhum minuto naquela porcaria fedida e suja, que pelo atendimento já vi que não é uma faculdade que vai crescer e vai acabar é falindo! 

Na verdade fui a Cochabamba matar minha curiosidade sobre a fama das faculdades e ficar uns dias com minha sobrinha e em geral não gostei muito do que vi, mas também vi muitas pessoas compromissadas em algumas faculdades e para falar a verdade creio eu que um fator muito importante para a pessoa se perder e buscar "facilidades" na Bolívia é a idade dos alunos e a mínima e um 2° guau de baixo nível, pois das pessoas mais velhas vi um compromisso muito maior com os estudos do que os mais novos. 

Minha próxima meta é a cidade de Santa Cruz, mas vamos ver se dá certo.

Por motivos óbvios não quero me identificar. Olhem com bons olhos os estudantes que realmente se interessam em estudar.

17 Comentários

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

  1. é realmente você é um médico descompromissado com a carreira quee está exercendo ! Sabia que voce como qualquer outro estudante aqui independente da faculdade em que estuda, (teve)ou terá que fazer uma prova do CRM pra exercer sua profissão ? Ah isso se voce não trabalha ai no buraco com Acre ilegalmente! Sua critica foi desnecessário, pois não teve diferença alguma ! Ridiculo :@

    ResponderExcluir
  2. ' Meu caro, vc realmente não tem o que fazer né.. Vá trabalhar, vá fazer seu papel de MEDICO no acre, venha pra cá criticar não, tenho certeza que o povo do acre precisa mais dos seus conhecimentos como medico do que a gente aqui na bolivia das suas criticas, a gente que estuda aqui sabe a reponsabilidade que carregamos nas costas, se tem gente que compra materia, que colo e etc.. vai chegar o dia que a casa cai, pq primeiro pra vc receber seu titulo de medico aqui na bolivia vc tem que fazer o exame de grado, que ja é pra testar teus conhecimentos, uma pessoa que n conhece n tem como passar, depois vc chega no brasil é outro exame o CRM isso ai ja é o suficiente pra saber quem aprendeu ou não.. não perca seu tempo se preocupando com isso não, vá fazer seu trabalho que vc ganha mais, deixe que ser ridiculo ok..
    Ta dado meu recado.. aff

    Samara De Mesquita Lopes.

    ResponderExcluir
  3. Bom!! Eu gostaria, caro "Doutor", que você adicionasse ao seu vocabulário e aprendesse duas palavras: "Generalização" e "ética". No caso da primeira, você realmente a desconhece, pois, com exceção da UNIVALLE, você falou de todas as faculdades, então também falou de todos os alunos que estudam nelas, mas, tenha em mente que bons alunos em faculdades ruins, podem SIM serem bons profissionais, o contrário eu já não posso afirmar... pra falar da segunda palavra, vou começar dizendo que, tive minhas dúvidas com respeito a autenticidade do texto, pois mais parece um aluno "fake", querendo puxar o saco da Univalle e queimar as outras... Péssimo conteúdo, não condiz com o nível de um médico formado e especializado, como você se apresentou no início, eu tenho um tio que tem a mesma formação e especialização que você diz ter, sinceramente, caro "doutor", ele jamais teria tempo de vir fazer "raio-x" de universidades em outro país, o órgão "responsável" por isso, chama-se ARCOSUL, caso não saiba, a tão perfeita Univalle, perdeu o título de acreditação do mercosul por 3 avaliações consecutivas, mas deixa quieto, pois não terei a mesma AUDÁCIA, falta de ESCRÚPULO e de ÉTICA que você teve, conheço pessoas da Univalle e sei da capacidades delas, assim como também conheço pessoas das outras universidades citadas com grande conhecimento e predestinadas a um futuro exitoso como médicos... Eu também penso que não há muito que fazer nesse teu emprego, o Acre anda bem tranqüilo, heim?! Onde estão seus pacientes, de férias em Cochabamba, nessa missão ridícula com você???? Ah "doutor", sinceramente, você deveria perder seu tempo com atualizações médicas, mais informações... quem sabe você expande a sua mente e deixa de lado esse seu pensamento tão medíocre... vai malhar, cuidar da tua saúde (mental, de preferência), aqui na Bolívia já tem gente demais pra supervisionar as nossas vidas... Penso também, que você deveria se informar mais sobre as novas tendências políticas e de união da América Latina.
    Aah, mais uma coisa, faltou dinheiro pra você estudar na Univalle, neh??! Como era em Sucre?? Tinha desfile de moda, nos corredores da sua universidade, ou era todo mundo mal vestido, igual os da Unitepc?? Acho que a segunda resposta é a válida. Deixa de ser fútil, o conhecimento a gente guarda na mente, não nas roupas! Espero que você não resolva, posteriormente, refazer esse seu “raixo-x” ridículo (que não teve metodologia cientifica, para analisar os dados expostos por você, da maneira mais inescrupulosa e sensacionalista), teus pacientes precisam de você, se é que você tem! Fico triste, vendo um futuro colega de trabalho, com tanta falta de informação, principalmente por ter estudado onde você estudou, você diz que não cuspiu no prato que comeu, mas você foi sim, descaradamente HIPÓCRITA... e deixa de ser egocêntrico, pois você não foi o único, nem será o último, a ter o sonho de ser médico, lá vem você com sua generalização, dizendo que os que estudam aqui são por “modismo”. Saiba que você não conhece a índole e o desejo de aprender de todos que estão aqui... Aaaah, quer um conselho?? Você poderia ser jornalista da globo... tá bem no seu nível!!

    BMST

    ResponderExcluir
  4. Parece que este médico não te o que fazer,saiu de rio branco para fazer turismo na bolivia.Eu tenho uma filha que faz medicina em santa cruz,vou fala para ela avisar o reitor,que não deixe este falador entrar na faculdade.Eu percebi que a unica faculdade que presta na bolivia é a que ele estudou e a que a sobrinha está estudando.Doutor!vai cuidar dos doentes que estão jogados no chão dos hospitais de Rio Branco,um estado governado por um médico,que tem uma saúde na beira da morte. te manca doutor,não é voce que paga a faculdades dos brasileiro que estudam na Bolivia.Outra coisa,não é modismo,é necessidade,até porque,no Brasil,só ganha bem que é médico ou advogado,professor,ganha salario de fome.POrtanto,deixa os jovens estudantes estudar em paz,não mate os sonhos destes estudantes,vá cuidar da sua vida.

    ResponderExcluir
  5. Este médico parece que não tem que fazer,foi visitar as faculdades bolivianas só para criticar.do jeito que ele colicou,só duas faculdades da Bolivia que presta,é a que ele estudou e aque a sobrinha estuda.Doutor!Eu tenho uma filha que faz medicina em Santa Cruz,mas tenho certeza que ele se´ra uma boa profissional.o Senhor deveria se preocupar com os pacientes que estão jogados nos postos de saúde e hospitais de Rio Branco,que muitos profissionais ignoram a dor de quem necesita de atendimento.um estado que é governado por um médico,que deixa a saúde morrer e vai na tv,falar que o Acre tem uma saúde de primeiro mundo.Onde não tem a saúde de terceiro mundo.O que deixa a entender,é que o senhor quer tirar o ãnimo dos jovens estudantes que sonham com um salario digno assim como o seu,tendo em vista,no nosso estado só médico e advogado ganham bem,o professor ganha um salário de fome.Sou professora,faço bico para ajudar pagar a faculdade da minha filha.POrtanto doutor,vai cuidar de sua vida,não tente destruir os sonhos dos estudantes brasileiros que estão na Bolivia,não é modismo,e a realização de um sonho na busca de uma vida digna assim como a sua.

    ResponderExcluir
  6. alunos mau vestido!!!

    algumas faculdades nao sao boas,alguna alunos tambem nao,alguns medicos nao sabem escrever.
    o fato dos alunos estarem MAL vestidos,nas desacredita a medicina na Bolivia.

    ResponderExcluir
  7. Dr pelo o que li aqui em sua publicaçao eu acho que vc deveria ter feito engenharia ou algum curso de estilista, pq para gostar de estrututa aquitetonica e critica a forma de como as pessoas se vesten, eu acharia q vc seria muito mas feliz. Pq como medico vc e muito mediocre e infeliz.
    Se vc acha q uma universidade para ter bons medicos tem q ter uma estrutura grande em aquitetura, entao ja sabemos q tipo de profissional que vc é, pq conhecemos esta Universidad San Francisco Xavier de Chuquisaca,
    logo q vc tem este preconceito com universidades com estruturas pequenas pq nao foi estudar na USP , mas acredito q pelo o seu nivel de inteligencia nunca iria ingressar nela, dai teve apela para esta em Sucre q justamente é aqui na Bolivia e pelo jeito vc nao tem capacidade de passar nem na federal do Acre rsrsrsrsr
    O senhor que ja foi universitario deveria saber que os universitario se veste de Jens, blusa normal e tenis e sabe pq ? Nos somos universitarios, nao medicos em um congresso de medicina.
    Para vc que ñ sabe a sua linda UNIVALLE perdeu o título de acreditação do mercosul por 3 avaliações consecutivas, se vc nao sabe esta universidade q vc tanto falou mau que e a UNITEPC, ela sim é uma das poucas q conseguiu entrar no Mercosul.
    Fiquei muito feliz com o aniversario de 17 anos da UNITEPC, quando esta convidou ex alunos q se formou aqui, q hoje trabalha no Brasil e todos eles especialistas como: Cardiologista, Pediatra, Neflologista, Cirurgiao todos eles trabalando hoje em grandes centros. Falaram para nos que ainda somos estudantes, nunca desistam. Agora vem vc com estes seus comentarios mediocres O povo do Acre necessita mas dos teus conhecimentos se é que vc tem, pq nos ñ precisamos do seus no s ñ percisamos dos seus comentarios para sermos bons médicos seu babacaaaaaaaaaaaaaa.

    ResponderExcluir
  8. Onassis, assim você nos envergonha, com esse português de quem fez 2° grau em escola de interior.
    Até palavras referente a medicina, você erra parceiro, assim não dá. (Neflologista) o que é isso?
    E outra coisa, a UNITEPC é a pior faculdade de Cochabamba é todos sabem. Você é tão burro ao ponto de pensar que a UNITEPC já está no mercosul, mas não está e sim tentando entrar, coisa que qualquer faculdade pode.
    Vá ao site da unitepc e olhe você mesmo parceiro (RUMBO A LA ACREDITACION DE LA CARRERA DE MEDICINA).
    Ou você quer que eu traduza?
    Outra coisa, quem estuda na UFAC é digno de ser excelência em "termos" de estudos. Pois infelizmente a UFAC não é para nós.
    Acredito eu que quando esse cara referiu aluno mal vestido, deve ser referido a estudantes que usam boné, bermuda, chinelo, coisas que não são comuns em uma faculdade de respeito.
    Parceiro, se você estuda na UNITEPC, você será um médico medíocre, pois 99,9% dos alunos da UNITEPC, são de gente reprovada de outras faculdades, gente malandra que já sabe que os estudos lá é fraco, ou gente do interior.
    Eu estudo na UNIVALLE e estou no 7° semestre e posso sentar com você onde você queira para falar sobre medicina.
    Só tem duas faculdades que nós da UNIVALLE respeitamos, uma é a UMSS que é uma das melhores da Bolívia e a outra é a UPAL, que tem uma estrutura física fraca, mas cobra do aluno e o faz reprovar. A sua faculdade quase não reprova e é a mais fraca de Cochabamba.
    Não me venha falar da UNIVALLE, pois a UNIVALLE é bem melhor que a UNITEPC.
    Quando quiser falar sobre medicina ou português, estarei aqui.
    Abraço e estuda médico de posto de saúde de interior.

    ResponderExcluir
  9. olha ''DOUTOR''por favor se não puder ajudar,não atrapalhe e nem todos que estão na bolivia fizeram um ensino médio fraco,eu estudei em uma das melhores escolas de fortaleza,estou na bolivia porque não quiz perder tempo tenho 19 anos e ja passei em 5 vestibulares concorridos no brasil em faculdades federais uma pena que não passei para medicina,estou na bolivia com muito orgulho e ja aviso nós que viemos para bolivia temos compromisso e não seremos somente medicos mediocres e hipocritas igual a alguns formados aqui mas seremos OS MEDICOS vc vai ver colega,é melhor ir cuidar dos seus pacientes e deixar de fazer tur na bolivia.
    desde ja agradeço e dispenso a sua preucupaçao com os estudantes de medicina na bolivia.(não fale da upal)

    ResponderExcluir
  10. Meu Caro UNE, se assim posso lhe chamar pq vc não foi digno de postar seu nome, axo que vc e tão ignorante como o suposto medico que escreveu a materia, assim como ele vc ta generalizando, e não se pode fazer isso, sou interno da UNITEPC e passo praticas com alguns colegas seus da UNIVALLE e é claro que tem alguns bons alunos assim como tem uns que assim como vc não sabem de merda nenhuma, assim e na UNITEPC, na UPAL, na UDABOL e em todas faculdades da Bolivia e do mundo, existem os que realmente querem e se interessam e os que não querem nada. Então seu idiota para de falar merda pq vc nao e bosta nenhuma pra dizer que respeita faculdade x ou y, tu e u prego que ainda tem um longo caminho pra recorrer, pede a Deus pra conseguir chegar ao final.
    E se vc quizer falar de português ou de Medicina como vc mesmo diz, me procura que converso com vc onde quizere e vou te mostrar que tu não sabe de nada, tu e mais um otario filho de papai que se axa o tal por estudar na UNIVALLE pq e mais caro e a unica que presta. Se liga Babacão aqui na Bolivia todo mundo e a mesma merda. Cada um sabe o profissional que vai se formar e sabe o compromisso que terá pela frente. Não importa de que faculdade vc vai sair, quando vc chegar no Brasil vão saber que vc estudou na Bolivia e nem vão querer saber em que faculdade vc estudou seu BESTA. Tu ja foi pelo menos na UNITEPC pra ta falando essas merdas, dizer que todo mundo aprova la?? deixa de ser idiota cara, vai procurar o que fazer, vai ler, vai procurar melhorar teus conhecimentos e para de gozar com o pau dos outros.

    ResponderExcluir
  11. UNIVALLE é bem melhor que a UNITEPC!

    ResponderExcluir
  12. ESTUDEI 2 ANOS NA UNIVERSIDAD DEL VALE REALMENTE É UMA EXCELENTE UNIVERSIDADE.

    ResponderExcluir
  13. A UNIVALLE REALMENTE É UMA EXCELENTE UNIVERSIDADE , MAS QUERO RESSALTAR QUE NO BRASIL NÃO HÁ DIFERENÇA DE UMA PARA OUTRA O IMPORTANTE É O ALUNO FORMADO NA BOLÍVIA REALMENTE TER OS CONHECIMENTOS PERTINENTE AO CURSO , FAZENDO JUS À CARREIRA DE MÉDICO.

    ResponderExcluir
  14. Esse aí que se diz médico, não tem escrúpulos.E minha conclusão é fato!! Ele tem medo de concorrência e deixa claro isso aqui.
    Fala sério seu tapado,quem faz o profissional não é a faculdade e sim o aluno se entregando totalmente a profissão com amor e respeito ao próximo. VC E UM SER QUE NAO DEVERIA TER FEITO MEDICINA. Me parece que como advogado de criminosos você seria mais útil,pois tenho certeza que não conseguiria a defesa de nenhum e assim eles iriam direto pra cadeia ver o sol nascer quadrado. E cuidado com processo viu, nome confidencial não impede que a justiça lhe encontre. Pronto falei.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem