Aids no Acre: 75% dos municípios acreanos já registraram pelo menos um caso de Aids

Rio Branco concentra 80% dos casos. Total de infectados pelo vírus HIV pode ser muito maior

O número de pessoas que vivem com Aids no Acre chegou, em 2011, a quase 350, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). Somente este ano foram registrados 38 novos casos da doença. A maior parte deles (80%) vive na capital.

Desde 1987, ano em que foi descoberto o primeiro caso de Aids no Estado, já foram mais de 570 infectados. O número inclui o total de óbitos, que chega a quase 230. Nos últimos 11 meses cinco pessoas morreram vítimas de complicações da doença.

USO do preservativo ainda é a forma mais segura de evitar a Aids

O ano de 2010 registrou 56 novos casos e 16 óbitos. Para a gerente da Divisão de Agravos Transmissíveis da Sesacre, Francimary Muniz de Lima, a redução no número de mortos se deu por causa da evolução no tratamento para combater os efeitos da patologia.

“O aporte tecnológico e o conhecimento acumulado sobre a Aids nos últimos anos no Brasil permitiu que tivéssemos um controle maior sobre a doença. Hoje o SUS (Sistema Único de Saúde) oferece todo o tratamento de forma gratuita, inclusive no Acre”.

Lima explicou ainda que Rio Branco concentra a grande maioria dos casos porque a população é maior e os hábitos são diferentes das cidades do interior. Sena Madureira e Manoel Urbano vêm logo em seguida com 22 e 17 soropositivos, respectivamente. 75% dos municípios acreanos já registraram pelo menos um caso de Aids.

A maioria dos soropositivos no Acre, incluindo as vítimas fatais da doença, são homens (336). As mulheres são mais numerosas somente na faixa etária que vai de 15 a 19 anos. Quatro pessoas acima de 65 anos estão infectados no Estado.

Dia Mundial de Luta Contra Aids

Amanhã é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. O Acre entrou na programação do Ministério da Saúde (MS) e vai promover, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), uma série de atividades com o objetivo de conscientizar a população sobre como se prevenir para evitar a infecção pelo HIV.

Neste ano o público alvo da campanha são os jovens gays de 15 a 24 anos devido à “vulnerabilidade dessa população ao HIV, sob o ponto de vista do estigma e do preconceito”, de acordo com material informativo da Sesacre.

A programação tem início amanhã, às 8h, no Senadinho, com a distribuição de preservativos e materiais informativos sobre sexo seguro e doenças sexualmente transmissíveis. Na sala climatizada do Palácio das Secretarias serão realizados, até as 17h, testes rápidos para HIV. Haverá testes também no calçadão do Colégio Acreano, no Mercado Municipal do bairro Sobral e nas unidades básicas de saúde Barral y Barral, Vila Ivonete, Eduardo Asmar e Roney Meireles.

Depois, jovens de escolas do ensino médio do Protagonismo Juvenil e projeto Saúde e Prevenção na Escola (SPE) vão às ruas pedir conscientização sobre a Aids. A concentração será às 17h, em frente ao Colégio Estadual Barão de Rio Branco (CEBRB).

De acordo com a gerente da Divisão de Agravos Transmissíveis da Sesacre, Francimary Muniz de Lima, o uso do preservativo ainda é a melhor forma de prevenção contra o HIV e outras DST’s.

Blog do Accioly com informações do site: Jornal Pagina20

1 Comentários

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem