Primeiro Simpósio do Profissional de Educação Física do Estado do Acre


Qual o papel do educador físico na vida das pessoas? Fortalecer a musculatura? Incentivar a prática de esportes e exercício físicos? Melhorar a postura? O assunto está sendo debatido no primeiro Simpósio do Profissional de Educação Física do Estado do Acre, com o slogan “Atividade Física+SUS=Saúde”.

O evento ocorre no período de 29 de agosto a 1º de setembro e será realizado pelo Governo do Acre, em parceria com a Prefeitura de Rio Branco, a Universidade Federal do Acre (Ufac), a União Educacional do Norte (Uninorte) e o Serviço Social da Indústria e Comércio (Sesi).

A programação inicia na segunda-feira, 29, com a passeata de atividade física. A concentração será na Praça do Novo Mercado Velho, a partir das 8 horas. Após a caminhada ocorre a abertura oficial do evento, na Praça Povos da Floresta, em frente ao Palácio Rio Branco.

Durante a programação várias ações de prevenção e promoção a saúde serão ofertados a população, como distribuição de material informativo, orientações sobre como deixar de fumar e informações sobre os malefícios do tabaco, teste de glicemia, avaliação do grau de dependência do cigarro - teste de Fagerstrom -, verificação da pressão arterial, avaliação física, orientação nutricional, além de outras.

A partir das 14h no auditório da Uninorte, haverá apresentação dos trabalhos científicos realizados pelos profissionais e acadêmicos em educação física. Já nos dias 30 e 31 eles participam também de cursos sobre Nutrição e Exercícios Físicos.

Na quinta-feira, 1º, a partir das 11h, haverá uma sessão solene, na Assembléia Legislativa com os parlamentares e os gestores municipais para homenagear os educadores físicos do Acre.

O encerramento do simpósio será marcado por um workshop, no auditório da Uninorte, das 19h às 21h, onde estarão presentes representantes das Secretárias Estadual e Municipal de Saúde; do Sesi; da Ufac e da Uninorte.

Para palestrar no Woekshop foi convidada a Mestre em Saúde Pública, Danielle Keylla Alencar, que é consultora do Ministério da Saúde, na área de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Dant).

De acordo com a gerente da Divisão de Atenção Primária/ Saúde da Família, Elizete Nascimento, “a palestrante possui experiência na área de gestão de políticas públicas de saúde e educação, além disso, já atuou na coordenação de Esporte, Lazer e Promoção da Saúde, por este motivo irá contribuir muito com este simpósio”.

Elizete informa que essas atividades estão sendo realizadas para comemorar a Semana do Educador Físico. “Iremos mostrar a importância do educador físico nas ações de saúde. Por isso, vamos debater o assunto durante o evento, visando a inserção dessa profissão dentro do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Eventos esportivos serão realizados paralelos a ação. Enquanto ocorre a caminhada, torneios de futebol e de vôlei estarão sendo promovidos no SESC bosque, como explica a representante do Conselho Regional de Educação Física, Shirley Santos.

“Iremos mostrar a população que as atividades físicas previnem possíveis doenças como hipertensão, obesidade e problemas cardiovasculares. Quem quiser participar da ação, calce seu tênis, vista uma roupa leve e participe. Pois com a prática de exercícios é possível obter equilíbrio físico e emocional, além de melhorar a estética”, incentiva Shirley.

Segundo dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), uma pesquisa realizada com 54 mil adultos, de 26 capitais do Distrito Federal, mostra que 16,4% dos adultos são sedentários, ou seja, pessoas que não fazem nenhuma atividade física no tempo livre, e mais de 25% ficam três ou mais horas em frente à TV.

Além disso, apenas 15% dos adultos são ativos no tempo livre, desses 18% são homens e apenas 12% são mulheres. A Organização Mundial de Saúde recomenda a prática de 30 minutos de atividade física, em cinco ou mais dias por semana.

Marcelo Torres, da Assessoria Sesacre

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem