Mais de 470 mil eleitores poderão votar no Acre para Presidente e Referendo do fuso horário



No próximo domingo, 31 de outubro, 470.975 eleitores acreanos vão às urnas escolher o novo Presidente da República e ainda decidir sobre a mudança ou manutenção do fuso horário local. As votações começam a partir das 8h e serão feitas em duas urnas eletrônicas separadas, localizadas na mesma seção. Na primeira, o eleitor deverá escolher entre a candidata Dilma Rousseff, do PT, ou o candidato José Serra, do PSDB. Na segunda urna, a disputa será entre a Frente 55 e a Frente 77, que defendem o “Sim” e o “Não”, respectivamente, em relação a alteração do fuso horário vigente no Acre desde 2008. O eleitor terá que responder a seguinte pergunta: você é a favor da recente alteração do horário legal promovida em seu estado?
Justiça Eleitoral contará com 7285 mesários nas eleições de domingo
A Justiça Eleitoral do Acre contará nas eleições do segundo turno com 7.285 mesários, distribuídos em todos os municípios do Estado. Outras 870 pessoas se inscreveram, voluntariamente, para prestar serviços no dia da votação. O TRE-AC disponibilizou um total de 2914 urnas para as eleições, que serão usadas em 1457 seções eleitorais.
Cada seção é composta de um presidente, um primeiro e um segundo mesários, dois secretários e um suplente. Os mesários que compõem as mesas receptoras de votos são nomeados, de preferência, entre os eleitores da própria seção eleitoral e, entre estes, os diplomados em escola superior, os professores e os serventuários da Justiça. As regras que disciplinam as atividades dos mesários estão na Resolução 23.218 do TSE.
Urnas chegarão a 121 locais de difícil acesso
A realização do pleito incluirá o serviço de três helicópteros e três aviões da Força Aérea Brasileira para o transporte das urnas aos locais de difícil acesso. De acordo com dados da Secretaria de Tecnologia e Informação do Tribunal (STI), existem um total de 121 locais isolados no Estado em que o acesso será feito por via aérea. Ao todo, 73 dessas localidades deverão transmitir os dados das urnas por meio de satélite. Em outras 34 localidades o acesso só é possível por barco ou balsa.
Voto em trânsito no segundo turno terá 516 eleitores no Acre
O segundo turno para a eleição presidencial contará com 516 eleitores que se cadastraram para o voto em trânsito em Rio Branco. Eleitores fora de seu domicílio no dia da eleição que requereram, até 15 de agosto, o direito de votar em alguma capital do Brasil deverão, em Rio Branco, dirigir-se a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, localizada na rua Benjamim Constant, em frente a Caixa Econômica Federal, no centro. No primeiro turno, dos 538 inscritos para o voto em trânsito na capital acreana, 452 compareceram para votar. A abstenção foi de 86 eleitores. Os votos brancos somaram 3 e os nulos 12.
Disque-Eleições recomeça a partir desta sexta (29)
O serviço telefônico do Disque-Eleições (0800-642-2227) recomeça amanhã (29), na antevéspera do segundo turno. O cidadão poderá obter informações sobre locais de votação, justificativa, condutas vedadas no dia da eleição, proibição da “boca de urna”, entre outros assuntos. No 1º turno, foram ao todo 1.198 atendimentos. Só no domingo, 3 de outubro, os telefonemas chegaram a 627. O serviço vai funcionar de sexta a domingo, entre 8h e 19h.
Ausência no 1º turno não impede o eleitor de votar no dia 31
No próximo domingo todos os brasileiros aptos a votar devem comparecer às seções eleitorais independentemente de terem ou não votado no primeiro turno. Aqueles que não compareceram e nem justificaram a ausência poderão votar normalmente, pois o prazo de justificativa é de 60 dias a partir da data de cada turno da eleição.
Fonte: Ascom/TRE

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem