Conferência do PCdoB dá largada para campanha eleitoral de 2010

26/09/2009 - 16:06

A Conferência Estadual do PCdoB, que começou neste sábado no Teatrão, vai referendar os nomes do senador Tião Viana e do ex-governador Jorge Viana como candidatos da Frente Popular do Acre ao Governo do Estado e ao Senado, respectivamente. O anúncio foi feito pelo presidente da Aleac e do partido, deputado Edvaldo Magalhães em seu pronunciamento na abertura do evento.

Edvaldo lembrou que foi Jorge Viana quem abriu o caminho para as vitórias da esquerda. "Foi este companheiro, agora cinqüentão, que agora tem cabelos brancos e tinha cara de menino em 1990 quem nos mostrou o caminho para a esquerda encontrar as vitórias. Até então éramos especialistas em balsa, ele nos mostrou o rumo do barranco", declarou Edvaldo.

Logo em seguida Edvaldo seria lançado como segundo candidato ao Senado na chapa da Frente Popular pelos deputados Nilson Mourão (PT) e Perpétua Almeida (PC do B). Mourão disse que, se o nome de Edvaldo for apresentado oficialmente à FPA terá o seu apoio. "Até agora estamos sabendo pelas colunas dos jornais que o PCdoB quer a vaga no Senado, quando esta proposta for apresentada terá todo o meu apoio", garantiu.

Perpétua declarou que Tião, Jorge e Edvaldo compõem a chapa dos seus sonhos como militante, dirigente do partido e esposa do deputado. "Não combinei com ninguém do partido como é regra do PCdoB, mas na hora certa vamos pedir licença aos partidos para apresentar as duas figuras que mais representam a construção do novo Acre, Jorge Viana e Edvaldo Magalhães para o Senado", disse a deputada.

A Conferência começou às 9h deste sábado e será encerrada no domingo com a eleição da nova diretoria executiva. O presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, participou da abertura dizendo que o partido é um exemplo para o país, assim como a Frente Popular do Acre. "Uma frente de partidos políticos ampla que permanece por 20 anos unida é um exemplo significativo na história do país e muito necessária para que o Brasil possa realizar grandes empreendimentos", comentou Rabelo.

O ex-governador Jorge Viana fez um discurso emocionado e declarou aberta a campanha eleitoral para 2010. Ele lembrou que no próximo dia 3 de outubro, a um ano das eleições nacionais, vai ser aberto o calendário eleitoral sem que a reforma política fosse concretizada. "Lamentavelmente, a temporada vai começar sem reforma política, sem clareza e com a judicialização da política. A responsabilidade da reforma política está sendo transferida para o eleitor e militante. Vamos fazer com o voto o que o Congresso não fez", declarou Jorge. O ex-governador evitou falar sobre candidaturas, dizendo ser apenas candidato a militante, mas declarou ser consenso que o PCdoB terá um papel "muito maior" na próxima campanha eleitoral.

O prefeito Raimundo Angelim (PT), também prestigiando o evento, fez pronunciamento agradecendo o apoio da militância comunista, que superlotou o Teatrão e declarou seu apoio para os passos que o partido almeja.

O governador Binho Marques, que fez o pronunciamento de encerramento da cerimônia de abertura da Conferência, disse que a militância do PCdoB o faz esquecer a que partido pertence. "A Frente Popular me orgulha. Por ser uma frente tão verdadeira e vibrante acabo esquecendo a que partido pertenço", disse. Binho lembrou que foi difícil para ele assumir a incumbência de ser o candidato do Frente para o Governo do Acre, mas se convenceu quando ouviu as palavras de ordem criadas pela União da Juventude Socialista, o braço jovem da militância comunista: "aqui quem fala é o PCdoB", dizia o refrão de incentivo a Binho.

A Conferência contou com a participação de todos os 10 vice-prefeitos e 21 vereadores do PC do B, além dos deputados Junior Betão (PP) e Delorgem Campos (PSB). Delorgem fez pronunciamento lembrando o parentesco do Partido Socialista Brasileiro com os comunistas e que se orgulha de pertencer à Frente Popular, "o maior partido do Acre". No encerramento do evento, na tarde deste domingo, o presidente da Aleac, Edvaldo Magalhães, deverá ser reeleito presidente do Diretório Regional do partido.

João Mauricio
Raimundo Accioly

Cidadão comum da cidade de Tarauacá no Estado do Acre, funcionário público, militante do movimento social, Radio Jornalista, roqueiro e professor. Entre em Contato: accioly_ne@yahoo.com.br acciolygomes@bol.com.br 68-99775176

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem