CONTATO: gomesaccioly@gmail.com - 68 99775176

terça-feira, 30 de junho de 2009

GRIPE SUINA PODE TER CHEGADO A CRUZEIRO DO SUL


Um jogador do Nauás, que esteve semana passada em Pucalpa, no Peru junto com a comitiva Acreana para tratar do intercâmbio comercial Brasil-Peru, está internado no Hospital do Juruá em Cruzeiro do Sul com gripe e dores pelo corpo. Um vereador da cidade que esteve na Bolívia também ficou por algumas horas no isolamento, mas foi liberado sob a condição de cumprir a quarentena em casa.

Um Biomédico e uma técnica em vigilância do Hospital Geral de Clínicas de Rio Branco partiram de Cruzeiro do Sul nesta segunda-feira (29), levando material colhido dos dois pacientes que serão analisados em um laboratório de São Paulo. Segundo Milena Lopes, coordenadora de vigilância epidemiológica municipal, os resultados devem sair até o final de semana. Ela afirma que os pacientes estão bem, mas precisam cumprir o período de observação conforme os procedimentos adotados para casos suspeitos.

O jogador do Nauás de 22 anos deve permanecer no Hospital até a próxima quinta-feira, 2 de julho. O vereador que não teve o nome divulgado foi liberado do Hospital, mas tem que permanecer em casa em um local isolado. O vereador apresenta gripe, dores pelo corpo e coriza (nariz escorrendo). Os profissionais que vieram de Rio Branco aproveitaram para treinar alguns servidores da saúde de Cruzeiro do Sul sobre como proceder em casos suspeitos da nova gripe.

O Amazonas confirmou o primeiro caso de gripe suína. O rapaz, vítima da doença, é atleta da Federação de Judô do Amazonas e não teve o nome divulgado. Ele chegou a Manaus na terça-feira vindo do Chile onde participou do Campeonato sul-americano de Judô junto com outros quatro atletas amazonenses. Ao sentir sintomas da doença, procurou atendimento médico.


Fonte: Tribuna do Juruá

Nenhum comentário: